Questões de Concursos CODEBA

Resolva Questões de Concursos CODEBA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q29420.   Conhecimentos Específicos - Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego - Nível Superior - Engenheiro de Segurança do Trabalho - CODEBA - FGV - 2016
  • A finalidade do Programa de Controle Auditivo – PCA é a proteção da saúde do trabalhador, quando submetido a níveis de ruído perigosamente altos. A respeito dos exames audiológicos, analise as afirmativas a seguir.

    I. Todos os trabalhadores devem ser submetidos aos exames audiométricos de referência e sequenciais.
    II. A calibração acústica do audiômetro é obrigatória a cada 5 anos.
    III. A perda auditiva provocada por níveis de pressão sonora elevados indica inaptidão para o trabalho.

    Assinale:
  • 4 - Q29214.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Apoio Administrativo - CODEBA - FGV - 2016
  • Uma sequência de números inteiros positivos é formada seguindo três regras. A partir de um número inteiro positivo, aplica-se a regra adequada a ele para se obter o segundo termo da sequência. Para cada novo termo obtido, aplica-se a regra adequada a ele para se obter o termo seguinte.

    As três regras são:

    Regra 1: se o inteiro é menor ou igual a 9, multiplique-o por 7;
    Regra 2: se o inteiro é maior do que 9 e par, divida-o por 2;
    Regra 3: se o inteiro é maior do que 9 e ímpar, subtraia 5 dele.

    Na sequência cujo primeiro termo é 16, tem-se que
  • 5 - Q29305.   Direito Marítimo - Nível Superior - Administrador - CODEBA - FGV - 2016
  • A administração do porto é exercida diretamente pela União, pela delegatária ou pela entidade concessionária do porto organizado.

    Sobre as competências da administração do porto organizado, denominada autoridade portuária, analise as afirmativas a seguir.

    I. Ela deve fiscalizar ou executar as obras de construção, reforma, ampliação, melhoramento e conservação das instalações portuárias.
    II. Ela deve autorizar a remoção de mercadorias da área portuária para outros locais, alfandegados ou não, nos casos e na forma prevista na legislação aduaneira.
    III. Ela deve administrar a aplicação de regimes suspensivos, exonerativos ou devolutivos de tributos às mercadorias importadas ou a exportar.

    Assinale:
  • 6 - Q29206.   Português - Nível Médio - Apoio Administrativo - CODEBA - FGV - 2016
  • Texto I
    Atividade humana causa “marcas evidentes” no registro geológico

          A atividade humana alterou os sistemas naturais da Terra a tal ponto e deixou marcas tão evidentes no registro geológico do planeta que, se os especialistas assim decidirem, as gerações futuras não deverão ter problemas em identificar o chamado Antropoceno, a “era dos humanos”. Esta é a conclusão de uma equipe internacional de cientistas após uma revisão de diversos estudos relacionados ao assunto, publicada na edição desta semana da revista “Science”.
          Cunhado pelo biólogo americano Eugene F. Stoermer no início dos anos 1980, o termo Antropoceno faz referência à maneira como os geólogos nomeiam os vários éons, eras, períodos, épocas e idades pelas quais a Terra passou nos seus cerca de 4,6 bilhões de anos de existência. De lá para cá, ele tem sido usado com cada vez mais frequência por pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas para destacar como a Humanidade está mudando nosso planeta.

    (Cesar Baima, O Globo, 08/01/2016) 
  • “...publicada na edição desta semana da revista ‘Science’”.

    A datação implícita na expressão sublinhada tem por parâmetro
  • 8 - Q29336.   Direito Administrativo - Licitações e Lei 8666 de 1993 - Nível Superior - Advogado - CODEBA - FGV - 2016
  • Diretor de determinada sociedade de economia mista, em razão de sua negligência, realiza uma contratação sem licitação quando esta deveria ter sido realizada. Descoberta a dispensa de licitação em hipótese não prevista em lei, o diretor foi intimado para prestar esclarecimentos nos autos de inquérito policial instaurado para apurar eventual crime. Esclareceu que, após os fatos, observou que a licitação deveria ter sido realizada, mas assegurou que não tinha intenção de causar prejuízo ao erário, tendo a dispensa ocorrida por sua negligência, pois acreditava que naquela situação não seria necessário o procedimento.

    Considerando que as informações narradas são verdadeiras, é correto afirmar que a conduta do diretor:
  • 10 - Q29334.   Direito Administrativo - Licitações e Lei 8666 de 1993 - Nível Superior - Advogado - CODEBA - FGV - 2016
  • Atacado por acusações de corrupção e fraude envolvendo o orçamento de empresas estatais, o Governador do Estado XYZ resolve contratar uma auditoria financeira independente, a fim de demonstrar que nunca houve qualquer malversação de verbas públicas, seja do Tesouro estadual, seja das empresas estatais.

    Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.