Questões de Concursos CRBio

Resolva Questões de Concursos CRBio Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 45259.   Português - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRBio - QUADRIX - 2012
  • Assinale a única alternativa em que a pontuação está correta.
  • 2 - Questão 45743.   Português - Nível Médio - Agente Fiscal - CRBio - QUADRIX - 2013
  • Para responder à questão, leia o texto abaixo.
     
    Busca pela vida em águas profundas em Santos
     
        O navio de pesquisa oceanográfica japonês Yokosuka chegou ontem ao Porto de Santos, com o submarino Shinkai 6500 e um grupo de cientistas brasileiros a bordo, marcando assim o fim de uma expedição de duas semanas sobre o Platô de São Paulo, com mergulhos que chegaram a 3.600 metros de profundidade.
        E a grande descoberta da expedição, imagine só, foi não ter descoberto quase nada. Foi a primeira vez que cientistas mergulharam a grandes profundidades nessa região, e a escassez de vida surpreendeu tanto os pesquisadores japoneses quanto os brasileiros. "A expectativa era encontrar grandes concentrações de vida, mas infelizmente nada disso foi localizado", contou ao Estado o cientista chefe da expedição, Katsunori Fujikura, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec). A expectativa baseava-se no fato de que, do ponto de vista geológico, o Platô de São Paulo (onde fica a Bacia de Santos) é muito parecido com o Golfo do México, onde há também muitas reservas de petróleo, gás, e uma grande concentração de ecossistemas quimiossintéticos, que é o que os biólogos esperavam encontrar por aqui também. "Foi uma surpresa para nós. Por que será que há tão pouca vida aqui? Esse será o escopo das pesquisas a partir de agora", completou Fujikura.
        Ecossistemas quimiossintéticos são ambientes de grande profundidade associados a falhas no assoalho oceânico, nos quais a fonte primária de energia para a vida não é a fotossíntese, como realizada pelas plantas na superfície, mas o metabolismo de elementos químicos inorgânicos (como metano e enxofre) realizado por microorganismos especialmente adaptados a condições extremas de temperatura e pressão, que acabam dando suporte à vida de vários organismos maiores, incluindo moluscos, crustáceos e peixes. Há dois tipos principais desses ambientes: as fumarolas de água quente e as exsudações de água fria, que é o que os pesquisadores esperavam encontrar no Platô de São Paulo.
        A viagem de duas semanas, entre Rio e São Paulo, foi a segunda pernada de uma expedição iniciada cerca de um mês atrás, dentro de uma parceria entre a Jamstec, o Instituto Oceanográfico da USP e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), envolvendo pesquisadores de várias instituições brasileiras e japonesas. Na primeira pernada foram realizados sete mergulhos de até 4.200 metros de profundidade nas regiões da Elevação do Rio Grande e da Dorsal de São Paulo. Agora, na segunda pernada, foram nove mergulhos de  até 3.600 metros no Platô de São Paulo (estavam previstos 10 mergulhos, mas o último teve de ser cancelado por questões meteorológicas).
        Nenhum ambiente quimiossintético foi encontrado, e a quantidade de animais maiores observados também foi pequena — diferentemente do que foi observado nos mergulhos da primeira pernada. "Apesar de serem todos da mesma região, os três locais têm biodiversidades distintas", observou Fujikura. "Aqui não vimos animais de grande porte e a quantidade de vida era muito menor."
        O que não significa que a expedição tenha sido um fracasso, nem que não existam ecossistemas quimiossintéticos no Platô de São Paulo, segundo a pesquisadora Vivian Pellizari, do Instituto Oceanográfico da USP. "O que nós vimos foi uma parte muito pequena do platô", destaca ela. "É impossível que numa área enorme como essa, com todo o petróleo que sabemos ter aqui, não haja nenhum escape de gás, nenhuma exsudação fria, como há no Golfo do México. Temos de continuar procurando; é uma agulha no palheiro."
        Mesmo sem ter encontrado nenhum ambiente quimiossintético, os cientistas vão voltar para casa com uma grande quantidade de dados e amostras, suficiente para muitos anos de pesquisa. Dezenas de amostras de água, sedimentos e animais de águas profundas foram coletadas, incluindo caranguejos, camarões, mexilhões, esponjas, pepinos e estrelas do mar. "É bem possível que tenhamos espécies novas nessas amostras", diz o biólogo Angelo Bernardino, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que fez um mergulho com o Shinkai a 2.800 metros de profundidade. "Acho que vão aparecer coisas muito interessantes nas análises."
        Vivian e Bernardino destacam que o Atlântico Sul nunca havia sido prospectado cientificamente dessa maneira, e foi a primeira vez que cientistas brasileiros tiveram oportunidade de descer a essas profundidades na costa brasileira. "Foi uma oportunidade única para a ciência do Brasil", disse Vivian, ressaltando que várias instituições do País, de vários Estados, vão receber amostras coletadas na expedição para pesquisa. "Apesar de a biodiversidade observada ter sido bem menor do que esperávamos, o desafio será maior ainda agora para explicar esses resultados", avaliou a bióloga. "É a primeira vez que coletamos esse tipo de dado no Brasil; então, toda informação que pudermos extrair deles será muito importante."
        As amostras de água e sedimento, por exemplo, serão minuciosamente analisadas quimicamente e geneticamente para entender que elementos e microorganismos estão presentes nesses ambientes.

    (Disponível em www.estadao.com.br)
  • Sobre a forma verbal "esperávamos", em destaque no texto, assinale a afirmação incorreta.
  • 3 - Questão 45762.   Português - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRBio - VUNESP - 2017
  • Leia o texto de Adriana Gomes para responder à questão.
     
    Tentação do imediato
     
    É difícil definir o status de uma época quando ainda se está nela, mas certamente uma das características marcantes do momento atual é o imediatismo. Percebo a tendência de simplificação nos procedimentos e a opção pelas ações que oferecem vantagens imediatas e menores riscos, sem considerar as consequências futuras.
    Esse comportamento pode ser resultante da dificuldade de se lidar com as frustrações geradas, basicamente, por três motivos: demora, contrariedade e conflito. Seus efeitos podem ser agressão, regressão e fuga.
    Um experimento famoso feito na Universidade Stanford (EUA), no final dos anos 1960, testou a capacidade de crianças resistirem à atração da recompensa instantânea – e rendeu informações úteis sobre a força de vontade e a autodisciplina. Aquelas que resistiram tiveram mais sucesso na vida.
    A atitude imediatista praticamente impacta todas as decisões, desde a vida pessoal à rotina das empresas, chegando até à condução do país. O que importa é o hoje e o agora!
    Muitas vezes, o valor da durabilidade e da consistência – o longo prazo – parece uma história fantasiosa. Entretanto, a vida prática confirma que o investimento em educação de qualidade e a dedicação aos estudos, por exemplo, geram bons resultados futuros. Profissionais bem qualificados e competentes em suas áreas de atuação, ou seja, aqueles que se dedicaram, aprofundaram seus conhecimentos e os praticaram, costumam encontrar melhores opções na vida profissional.
    É preciso, todavia, acreditar nessa equação e investir tempo e dinheiro para colher seus frutos.
    Os atalhos são tentadores, mas seus resultados a longo prazo tendem a ser frustrantes.
     (Folha de S.Paulo, 31.01.2016. Adaptado)

    De acordo com as informações do texto, uma pessoa imediatista
  • 4 - Questão 45278.   Administração - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRBio - QUADRIX - 2012
  • A finalidade da departamentalização é agrupar atividades e recursos em unidades da organização, seguindo critérios homogêneos, de acordo com as características e peculiaridades de cada entidade, visando a alcançar eficiência e eficácia. Quando a departamentalização corresponde à divisão das atividades segundo o processo produtivo, gerando uma especialização maior dos recursos alocados, temos:
  • 5 - Questão 45771.   Português - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRBio - VUNESP - 2017
  • Os celulares _________ aplicativos que permitem __________  pessoas agir com independência em algumas situações, __________ uma consequência negativa pode ser o isolamento social, a ausência de contato humano.

    Para que a frase esteja correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:
  • 6 - Questão 45779.   Matemática - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRBio - VUNESP - 2017
  • Uma plantação requer pulverizações semanais de certo defensivo agrícola. Se uma tonelada desse defensivo pulveriza 2 alqueires durante 4 semanas, então o número de toneladas necessárias para pulverizar 3 alqueires durante 10 semanas será igual a
  • 7 - Questão 45273.   Administração - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRBio - QUADRIX - 2012
  • O senso comum indica que o "Líder Nato" é aquele indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo, com a participação espontânea dos seus membros. Dentro de uma organização, a liderança e a motivação contribuem para que o desempenho do grupo seja eficiente e eficaz. Considerando que nem sempre o grupo é dirigido por um "líder nato", espera-se que cada membro do grupo desenvolva a automotivação, que implica que o profissional tenha iniciativas próprias, que não espere que a organização ofereça estímulos diários. Se o indivíduo, como profissional, escolheu uma profissão, deve manter-se atualizado com o que ocorre na sua área. Quem busca aperfeiçoar-se está em constante processo de evolução e diferencia-se dos demais. Escolha qual atitude de liderança melhor contribui para a automotivação.
  • 9 - Questão 45255.   Português - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRBio - QUADRIX - 2012
  • Assinale a alternativa na qual a frase não possui coerência textual.
  • 10 - Questão 45735.   Legislação Federal - Nível Médio - Agente Fiscal - CRBio - QUADRIX - 2013
  • Em relação ao regramento das punições e infrações que os Conselhos de Biologia podem aplicar, assinale a alternativa incorreta.