Questões de Concursos CRF RJ

Resolva Questões de Concursos CRF RJ Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 31751.   Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • A inexecução total ou parcial do contrato administrativo enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. Constitui motivo para rescisão do contrato, exceto:
  • 2 - Questão 31739.   Português - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • Para responder à questão, leia o texto abaixo.

    Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

        Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

        Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]
        No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.     É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.
        A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.
        O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

    (g1.globo.com)
  • A seguir, apresentam-se duas sequências: a primeira (1, 2, 3, 4) com palavras acentuadas retiradas do texto; a segunda (I, II, III, IV) com diferentes regras de acentuação.

    1. Pública.
    2. Saúde.
    3. Ministério.
    4.Lá.

    I. Monossílaba tônica.
    II. Paroxítona terminada em ditongo.
    III. Proparoxítona.
    IV. Hiato com vogal tônica. 

    Qual alternativa contém a correta correspondência, nessa ordem, entre as duas sequências, relacionando cada uma das palavras com a justa explicação para seu acento gráfico?
  • 3 - Questão 31742.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • Em um jogo de tabuleiro são distribuídos três dados comuns e honestos, numerados de 1 a 6, a cada participante. Ganha o jogo o primeiro que obtiver três números consecutivos no lançamento desses dados. A probabilidade de alguém ganhar esse jogo no primeiro lançamento é de:
  • 4 - Questão 31765.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • A Gestão da Qualidade visa à excelência dos serviços. Uma de suas ferramentas é o Diagrama de Pareto, utilizado pelo italiano Vilfredo Pareto. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou em folhas de verificação para detectar o problema. Está baseado no Princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas.

    Para construí-lo, é utilizado o gráfico que:
  • 5 - Questão 31754.   Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • A Lei nº 8.666/93 estabelece definições básicas para o entendimento e acompanhamento do processo licitatório. “O conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT” refere-se à:
  • 6 - Questão 31767.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • Diversos são os serviços oferecidos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Ao receber a tarefa de enviar uma remessa via E-Sedex, o Agente Administrativo deve ter conhecimento de que é um serviço para:
  • 7 - Questão 31761.   Direito do Trabalho - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • Conforme disposto na CLT, não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo:
  • 8 - Questão 31768.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • A Qualidade Total começou a surgir após a Segunda Guerra Mundial no Japão, onde funcionavam os círculos de controle da qualidade, sendo difundida para o ocidente em meados dos anos 70 do século passado. Um de seus programas fundamentais é o Programa de Melhoria Contínua – etapa final da implantação e sínteses de todas as práticas da Qualidade Total. Esse programa tem como ponto principal de suas atividades a análise de processos, a solução de problemas e a padronização de rotinas, utilizando as ferramentas e métodos da Qualidade Total através do Ciclo PDCA Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir para corrigir). 

    No ciclo PDCA, voltado para a gestão da qualidade dos serviços públicos, a educação e o treinamento de pessoal para a implementação daquilo que foi traçado ocorrem em que fase? 
  • 9 - Questão 31749.   Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • O instrumento de contrato administrativo (conforme previsto na Lei nº 8.666/93) é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites dessas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como:

    I. carta-contrato.
    II. nota de empenho de despesa.
    III. autorização de compra ou ordem de execução de serviço. Está correto o que se afirma em:
  • 10 - Questão 31760.   Direito do Trabalho - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF RJ - QUADRIX - 2015
  • Quanto às normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, previstas na CLT, assinale a alternativa incorreta.