Questões de Concursos CRF SP

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  • 1 - Questão 31623 - Administração de Material - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • O Almoxarifado tem por função o recebimento, a guarda, a conservação e a distribuição dos materiais necessários ao funcionamento de uma entidade. É um intermediário entre compras e os demais departamentos de uma entidade. Como o almoxarifado estoca produtos de valor, ele deve ser objeto de um controle rigoroso quanto à entrada, conservação e saída de materiais. Observe os seguintes elementos. 

    I. Inventário.
    II. Boletim Mensal do Almoxarifado.
    III. Ficha/Registros de Estoque.
    IV. Ficha de Prateleira.
    V. Quadro Estatístico de Rotação de Estoque.
    VI. Registros Contábeis.

    Aponte a alternativa que reúne os elementos necessários para Controle do Almoxarifado.
  • 2 - Questão 31622 - Administração de Material - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • Texto para as questões 45, 46 e 47

    Nas entidades públicas o processo de compras deve obedecer à Lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. O Setor de Compras da entidade, seguindo os parâmetros fixados pela Lei, deve procurar e providenciar a contratação para entrega de materiais adquiridos, locação de equipamentos e serviços, na qualidade desejada e no prazo requerido, a um preço justo, para o funcionamento das atividades da entidade. O Cadastro de Fornecedores é uma ferramenta fundamental no processo de compras. Deve reunir informações essenciais sobre cada fornecedor da entidade, tais como qualidade dos fornecimentos, preços praticados, cumprimento de prazos. Comprar inclui vários passos, dentre os quais podemos citar os seguintes:

    • Determinação de qual material, de quais serviços, de quanto e quando comprar.
    • Análise dos fornecedores para verificação de sua capacidade técnica, relacionando-os para solicitar orçamento ou pesquisar preços.
    • Execução do processo de licitação para a seleção do fornecedor.
    • Assinatura do pedido/contrato de fornecimento.
    • Acompanhamento do atendimento do pedido.
    • Recepção do material ou do serviço. Controle de qualidade.
    • Liberação do pagamento.  

    Observe as seguintes atribuições:

    I. Verificar se efetivamente foi recebido o que foi adquirido.
    II. Trabalhar no desenvolvimento de fornecedores e manter boas relações.
    III. Planejar e manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender à demanda da entidade, evitando excedentes que podem gerar custos, e gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa.
    IV. Administrar os contratos com os fornecedores.
    V. Realizar as negociações de forma justa e honesta, garantindo sempre as melhores condições para a empresa, principalmente no que se refere às condições de pagamento equilibrando preço, prazo e qualidade.

    Aponte a alternativa que apresenta as atribuições de uma boa gestão de compras.
  • 3 - Questão 31621 - Administração de Material - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • Texto para as Questões 40 e 41 

    Nos tempos atuais os profissionais passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em suas casas. Dessa forma, o ambiente de trabalho deve ser agradável, prazeroso. Entretanto, é importante lembrar que o ambiente de trabalho e os equipamentos do escritório não são para uso pessoal: são exclusivos para execução dos serviços da empresa. Devemos, então, aprender a maneira correta de usá-los, uma vez que o trabalho vai implicar a utilização de computadores, envio de faxes, fazer fotocópias etc. Com tratamento adequado, o equipamento do escritório tem maior durabilidade, facilita o trabalho aumentando sua eficiência e eficácia. 

    A fotocopiadora é um equipamento utilizado para reproduzir documentos usando a tecnologia de eletrofotografia ou xerografia, daí a cópia resultante ser conhecida por fotocópia ou xerocópia. Das instruções a seguir, qual é desaconselhável na utilização da fotocopiadora?
  • 4 - Questão 31620 - Administração de Material - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • Texto para as Questões 40 e 41 

    Nos tempos atuais os profissionais passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em suas casas. Dessa forma, o ambiente de trabalho deve ser agradável, prazeroso. Entretanto, é importante lembrar que o ambiente de trabalho e os equipamentos do escritório não são para uso pessoal: são exclusivos para execução dos serviços da empresa. Devemos, então, aprender a maneira correta de usá-los, uma vez que o trabalho vai implicar a utilização de computadores, envio de faxes, fazer fotocópias etc. Com tratamento adequado, o equipamento do escritório tem maior durabilidade, facilita o trabalho aumentando sua eficiência e eficácia. 

    Aponte, entre as afirmações a seguir, qual está incorreta.
  • 5 - Questão 31619 - Arquivologia - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • O termo arquivo tem vários conceitos. Arquivo pode ser definido como a Instituição ou órgão administrativo
    responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Arquivo também representa o conjunto de documentos produzidos e recebidos pela instituição (órgãos públicos, instituições de caráter público ou entidades privadas, ou ainda pessoa física) no curso de sua atividade, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos e que foram preservados para servirem como fonte de informação para a execução de suas atividades.

    Analise as seguintes atividades:

    I. Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na entidade.
    II. Avaliar, selecionar e formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido seu prazo de arquivamento.
    III. Atender ao fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa.
    IV. Arquivar os documentos, visando à recuperação da informação.
    V. Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda.

    Retratam as atividades dos serviços de arquivo:
  • 6 - Questão 31618 - Arquivologia - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • O controle de expedição, recebimento e arquivamento de documentos em geral é feito por meio do protocolo. O termo documento é utilizado para indicar "toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar" (Manual de Procedimentos de Protocolo, Expedição e Arquivo da Advocacia Geral da União - 2010).

    Os documentos cujo assunto não deve ser do conhecimento do público em geral recebem a denominação de:
  • 7 - Questão 31617 - Arquivologia - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • O serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, por meio de empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. A empresa criada especificamente para atender a esses serviços é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). O telegrama é uma mensagem transmitida por sinalização elétrica ou radioelétrica, ou qualquer outra forma equivalente, a ser convertida em comunicação escrita, para entrega ao destinatário.

    Considere as características a seguir.

    I. A assinatura pode ser omitida com permissão regulamentar.
    II. Dizeres injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral, ou ainda contrários à ordem pública e aos interesses do País são de responsabilidade do emitente.
    III. Perpetração de crime ou contravenção ou impedimento de ação da justiça ou da administração.
    IV. Notícia alarmante, mas verdadeira.
    V. Desacordo com disposições legais ou convenções e acordos internacionais ratificados ou aprovados pelo Brasil.

    Das características enumeradas, quais impedem que a EBCT aceite e entregue um telegrama?
  • 8 - Questão 31616 - Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • Nas entidades públicas o processo de compras deve obedecer à Lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. O Setor de Compras da entidade, seguindo os parâmetros fixados pela Lei, deve procurar e providenciar a contratação para entrega de materiais adquiridos, locação de equipamentos e serviços, na qualidade desejada e no prazo requerido, a um preço justo, para o funcionamento das atividades da entidade. O Cadastro de Fornecedores é uma ferramenta fundamental no processo de compras. Deve reunir informações essenciais sobre cada fornecedor da entidade, tais como qualidade dos fornecimentos, preços praticados, cumprimento de prazos.

    Comprar inclui vários passos, dentre os quais podemos citar os seguintes:

    • Determinação de qual material, de quais serviços, de quanto e quando comprar.
    • Análise dos fornecedores para verificação de sua capacidade técnica, relacionando-os para solicitar orçamento ou pesquisar preços.
    • Execução do processo de licitação para a seleção do fornecedor.
    • Assinatura do pedido/contrato de fornecimento.
    • Acompanhamento do atendimento do pedido.
    • Recepção do material ou do serviço. Controle de qualidade.
    • Liberação do pagamento.  

    Os fornecedores, interessados em fornecer para a entidade, devem conhecer com antecedência como os preços por eles ofertados serão julgados. Assim, os critérios de julgamento devem ser definidos no ato de convocação de forma clara: compreende-se o preço, desconto, prazo de entrega, de execução e carência. As propostas apresentadas serão julgadas objetivamente seguindo esses critérios pré- definidos. Essa condição é conhecida como:
  • 9 - Questão 31615 - Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • Nas entidades públicas o processo de compras deve obedecer à Lei nº 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública. O Setor de Compras da entidade, seguindo os parâmetros fixados pela Lei, deve procurar e providenciar a contratação para entrega de materiais adquiridos, locação de equipamentos e serviços, na qualidade desejada e no prazo requerido, a um preço justo, para o funcionamento das atividades da entidade. O Cadastro de Fornecedores é uma ferramenta fundamental no processo de compras. Deve reunir informações essenciais sobre cada fornecedor da entidade, tais como qualidade dos fornecimentos, preços praticados, cumprimento de prazos.

    Comprar inclui vários passos, dentre os quais podemos citar os seguintes:

    • Determinação de qual material, de quais serviços, de quanto e quando comprar.
    • Análise dos fornecedores para verificação de sua capacidade técnica, relacionando-os para solicitar orçamento ou pesquisar preços.
    • Execução do processo de licitação para a seleção do fornecedor.
    • Assinatura do pedido/contrato de fornecimento.
    • Acompanhamento do atendimento do pedido.
    • Recepção do material ou do serviço. Controle de qualidade.
    • Liberação do pagamento.  

    Aponte qual contratação está dispensada do processo de licitação
  • 10 - Questão 31614 - Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Administrativo - CRF SP - QUADRIX - 2013
  • Da leitura da Constituição Federal emergem vários princípios que devem pautar a Administração Pública. Entretanto, por estarem claramente relacionados no art. 37 da CF, vários estudiosos da matéria descrevem cinco regras de observância obrigatória e perene como Princípios Básicos da Administração Pública. Essas regras são conhecidas pela sigla LIMPE. São os princípios da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficiência. Aponte, entre as opções enumeradas, qual princípio estará sendo ferido se um prefeito, utilizando recursos da prefeitura, construir uma estrada interligando a área principal do município a uma propriedade particular de um seu parente, sem atendimento de verdadeira finalidade pública.

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