Questões de Concursos CRMV TO

Resolva Questões de Concursos CRMV TO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 31802 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Considerando os aspectos históricos do Estado do Tocantins, leia as seguintes afirmativas.

    I. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de janeiro de 1989.
    II. O Decreto Governamental nº 791/89, de 15 de maio de 1989, dividiu o Estado em 15 regiões administrativas, sendo que em cada região há uma cidade sede. Palmas, por ser Capital do Estado, não integra quaisquer das Regiões Administrativas.
    III. Os principais redutos indígenas no Tocantins são: Apinagé, Carajá, Xerente, Krahô, Javaés, Avá- Canoeiros, Tapirapés e Guarani.

    Pode-se afirmar que:
  • 2 - Questão 31801 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • As seguintes informações dizem respeito ao Estado do Tocantins.

    I. Sua localização, no centro geográfico do país, possibilita fazer limites com estados do Nordeste (Maranhão, Pernambuco e Bahia), do Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) e da Região Norte (Pará).
    II. A bandeira do Tocantins é composta por uma faixa azul, que representa os rios da região; uma faixa amarela, representando as riquezas do Estado; e um sol sobre uma faixa branca, que significa que o sol nasce para todos os cidadãos do Tocantins.
    III. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins totaliza 1.383.445 habitantes. Apresenta crescimento demográfico de 1,8% ao ano, superior à média nacional. Isso ocorre devido ao intenso fluxo migratório com destino ao Estado.

    Pode-se afirmar que:
  • 3 - Questão 31800 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos aspectos naturais, físicos e geográficos do Estado do Tocantins.

    I. No Tocantins o clima que predomina é o tropical, o qual apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa; a primeira produz temperatura com média anual de 26°C e a segunda, 32°C.
    II. A vegetação predominante no Estado é o cerrado (cobre 60% do território), cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. O restante do território é constituído pela floresta de transição amazônica, ao centro-norte do estado.
    III. O Estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil; dessa forma o território demonstra importantes rios como o Araguaia, o Tocantins, do Sono, das Balsas e Paraná, sendo que no primeiro está localizada a segunda maior ilha fluvial do mundo, denominada de Ilha do Bananal.

    Pode-se afirmar que:
  • 4 - Questão 31799 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Desde sua criação, em 05 de outubro de 1988, o Tocantins não para de crescer no setor do agronegócio. Por onde se anda pelo Estado, é possível ver novas áreas se abrindo para a produção, lavouras em crescimento e, principalmente, mais produtividade. Muitos fatores têm contribuído para o crescimento da produção de grãos, como disponibilidade de água em abundância, energia, logística de escoamento e principalmente o uso de novas tecnologias no campo, indo desde o manejo do solo, escolha correta da semente e até a adubação. Em 1990, o Estado contabilizava apenas 35.140 toneladas de soja produzidas por ano. Na safra 2014/15, esse número saltou para 2,4 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 6.945 %.

    O mesmo aconteceu com: 
  • 5 - Questão 31798 - Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Com apenas 27 anos, o Tocantins é o Estado mais novo do Brasil e se destaca como uma das economias mais promissoras da região Norte. Leia as seguintes afirmativas acerca da indústria no Estado.

    I. O Tocantins possui onze distritos industriais, sendo que quatro são projetos do Estado, com infraestrutura adequada à instalação de empresas, e os demais são projetos dos municípios.
    II. Os distritos estão localizados nas seguintes cidades: Palmas (Capital), Colinas do Tocantins (região centro=norte), Porto Nacional (região central), Gurupi (região sul), Araguaína (região norte) e Paraíso (região central).
    III. O Tocantins tem um dos melhores programas de incentivos fiscais do País. São modalidades que disponibilizam, entre outros benefícios, reduções tributárias e facilidades para instalação e manutenção de empresas. Entre eles está o Propespar: voltado para empresas com projetos de implantação, revitalização ou expansão de unidade industrial, agroindustrial, comercial atacadista e turística.

    Pode-se afirmar que:
  • 7 - Questão 31796 - Veterinária - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • O Código de Processo Ético (Resolução nº 875/2007) estabeleceu normas para apuração de infração ético-disciplinar no âmbito dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. Considerando o disposto pelo aludido ato normativo, assinale a alternativa incorreta.
  • 8 - Questão 31795 - Veterinária - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Nos termos da Resolução nº 867/1993 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, os débitos de qualquer natureza para com os Conselhos Regionais, inscritos ou não em dívida ativa, mesmo em fase de execução fiscal já ajuizada, poderão ser objeto de parcelamento. Relativamente ao tema, assinale a alternativa incorreta.
  • 9 - Questão 31794 - Veterinária - Nível Médio - Assistente Administrativo - CRMV TO - QUADRIX - 2016
  • Para exercício de sua profissão, o Médico Veterinário deve se inscrever no respectivo Conselho Regional, obrigando-se ao pagamento de anuidade. Não obstante as disposições da Lei nº 5.517/1968 a respeito desse pagamento, o Conselho Federal editou Resolução (nº 867/2007) com diretrizes mais específicas. Com relação ao tema, considerando o disposto pelo aludido ato normativo, analise as afirmativas a seguir.

    I. Se o pagamento da anuidade prevista na Lei nº 5.517 de 1968 for efetuado até o dia 31 de janeiro observará desconto de 10%.
    II. Por ocasião da inscrição de pessoa física ou do registro da pessoa jurídica, será cobrado o valor relativo aos duodécimos correspondentes aos meses restantes do exercício, incluindo o mês de requerimento.
    III. Os Conselhos Regionais deverão elaborar e encaminhar ao Conselho Federal, anualmente, relação de pessoas físicas e jurídicas inadimplentes e de inscritas em dívida ativa perante a Autarquia.

    Está correto o que se afirma em: