Questões de Concursos CRO PR

Resolva Questões de Concursos CRO PR Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 31891.   Arquivologia - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • Segundo Martins (1998, p. 05), se o arquivo é o conjunto de documentos recebidos e produzidos por uma entidade, seja ela pública ou privada, no decorrer de suas atividades, claro está que, sem o conhecimento dessa entidade, sua estrutura e alterações, seus objetivos e funcionamento, seria bastante difícil compreender e avaliar o verdadeiro significado de sua documentação. Para poder desempenhar satisfatoriamente as suas funções, o arquivo necessita de uma organização/estrutura básica, conforme segue: 1. Recursos humanos; 2. Instalações; 3. Recursos materiais.

    As instalações dos arquivos requerem análise dos seguintes aspectos:

    I. Localização.
    II. Iluminação.
    III. Arejamento.
    IV. Higienização.
    V. Disposição.
    VI. Segurança.

    Quantos, desses aspectos, estão corretos?
  • 2 - Questão 31896.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • As principais metodologias orientadas para a melhoria da qualidade do produto são as Estatísticas e as Organizacionais. Uma das metodologias organizacionais aplicadas é o Benchmarking.

    “É um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas em relação aos mais fortes concorrentes, ou às empresas reconhecidas como líderes em suas indústrias. Através do Benchmarking se identificam as melhores práticas e também como atingi-las e adaptá-las à realidade da empresa.” (CAMP, 1998)

    Como processo gerencial permanente, o benchmarking “ajuda a encontrar as melhores práticas que irão auxiliar na obtenção das metas”. (ZAIRI & LEONARD, 1995. p.51)

    O benchmarking também é aplicado às atividades logísticas, com o intuito de controlar melhor os processos de compras, estoques, armazenagem, distribuição e transportes, buscando estabelecer relações de parceria ao longo da cadeia de abastecimento. São passos a serem seguidos pelas organizações na utilização do benchmarking na avaliação do desempenho das atividades logísticas: planejamento, análise, integração, ação e maturidade.No passo referente à integração estão inseridos os atos de:
  • 4 - Questão 31892.   Arquivologia - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • A gestão de documentos é de exclusiva atribuição do poder público, sendo vedada sua terceirização, de acordo com a Constituição Federal e a legislação arquivística brasileira, que estabelecem como dever e responsabilidade do poder público, nas esferas federal, estadual e municipal, a gestão integral da documentação governamental e a proteção especial de documentos de arquivo, como instrumentos de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Do conceito de gestão de documentos podemos destacar as suas três fases básicas: produção, utilização e destinação. A 1ª fase – Produção – refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nessa fase:

    I. deve-se otimizar a criação de documentos para que sejam criados apenas aqueles indispensáveis à administração da instituição, evitando-se a produção de documentos não essenciais; diminuindo com isso o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado; e garantindo, assim, o uso adequado dos recursos reprográficos e informáticos.
    II. ocorre o fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como a guarda após cessar seu trâmite. Portanto, estão incluídas as atividades de protocolo e de recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
    III. concentra-se uma das atividades mais complexas da gestão de documentos: um trabalho multidisciplinar que consiste em atribuir valor aos documentos e analisar seu ciclo de vida, visando a estabelecer prazos para sua guarda nas fases corrente e intermediária, e sua destinação final, ou seja, o recolhimento para guarda permanente ou eliminação. 

    Pode-se afirmar que: 
  • 5 - Questão 31885.   Odontologia - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • Considerando as Resoluções CFO nºs 145/14 e 146/14, analise as proposições seguintes.

    I. O Conselho Federal de Odontologia permite o uso do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos, com reconhecida comprovação científica.
    II. O uso da toxina botulínica será permitido para procedimentos odontológicos e vedado, exclusivamente, para fins não odontológicos.
    III. O Conselho Federal de Odontologia proíbe o uso da toxina botulínica, bem como do ácido hialurônico, para fins de uso terapêutico em procedimentos odontológicos e para fins exclusivamente estéticos.

    Está correto o que se afirma em:
  • 6 - Questão 31888.   Atualidades - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou, em 17 de maio, o nome de Ilan Goldfajn para o comando do Banco Central, em substituição ao atual presidente, Alexandre Tombini. Com base em seus conhecimentos atuais sobre o assunto, analise as afirmativas.

    I. O novo nomeado já foi diretor de Política Econômica do próprio BC no mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2000 e 2003.
    II. Goldfajn era economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco. Economista com mestrado e doutorado, ele já atuou em organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e as Nações Unidas.
    III. A posse de Goldfajn no Banco Central, assim como dos diretores que ele indicar, passa também por aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

    Pode-se afirmar que:
  • 7 - Questão 31882.   Odontologia - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • De acordo com a Resolução CFO nº 118/12, Código de Ética Odontológica, constituem deveres fundamentais dos inscritos, exceto:
  • 8 - Questão 31895.   Administração - Administração Geral - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • É um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Constitui um dos tipos mais simples de organização. Baseia-se nos princípios de: unidade de comando; unidade de direção; centralização da autoridade; e cadeia escalar (escalões hierárquicos).

    O texto descreve a organização:
  • 10 - Questão 31871.   Português - Nível Médio - Auxiliar de Departamento - CRO PR - QUADRIX - 2016
  • Federação orienta atletas a escovar dentes com água mineral no Rio

        Um manual distribuído pela Federação Internacional de Remo orienta os atletas a escovarem os dentes com água mineral e a usarem álcool para desinfetar as mãos, conforme mostrou o RJTV. As Olimpíadas do Rio enfrentam a desconfiança das delegações estrangeiras em relação à qualidade da água encanada.
        A Cedae repudiou em nota a informação do manual. Segundo a companhia, “assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira”, e informou que para manter sua qualidade é necessário que seja armazenada adequadamente nos imóveis. A nota da Cedae diz ainda que “a informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro, onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.
        O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse ter recebido garantias de que a qualidade da água nos locais de provas vai ser testada de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde. O dirigente também falou que a OMS não considera o Rio um dos locais de maior incidência do vírus da zika e que a organização respaldou as ações das autoridades brasileiras para garantir a saúde das delegações

    Novas instalações

        Duas novas instalações dos Jogos Olímpicos de 2016, ambas localizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, foram inauguradas: a Arena da Juventude, que receberá partidas de basquete feminino, esgrima do pentatlo moderno e esgrima em cadeira de rodas; e o Estádio de Deodoro, que terá disputas de rúgbi, de três modalidades do pentatlo moderno e dos jogos do futebol de 8. Na próxima semana, as duas instalações receberão a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. 
        Mas a construção do velódromo está atrasada três meses. Com problemas de caixa, a empreiteira contratada não estava dando conta do projeto e a prefeitura anunciou a contratação de uma segunda empreiteira para acelerar as obras. O evento teste da modalidade que aconteceria em março, mas teve que ser adiado para entre 29 de abril e 1º de maio. 
        “Ela fez uma subcontratação de uma empresa maior, com mais capacidade, mais pessoal, e a gente vai conseguir cumprir com o prazo do evento teste”, disse o prefeito Eduardo Paes.
        A prefeitura substituiu as empresas responsáveis pela construção do Centro Olímpico de Tênis e do Centro Olímpico de Hipismo pelo mesmo motivo: atrasos nas obras. A reforma do Estádio de Remo da Lagoa também está atrasada. No fim de fevereiro, o governo do estado anunciou a substituição da construtora responsável. 

    (g1.globo.com.br. Acesso em Junho/2016.) 
  • Com relação ao respeito à Norma Culta padrão escrita, no título do texto, assinale a alternativa correta.