Questões de Concursos CSM com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis CSM com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

A avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes e/ou das próprias condições deste, denomina-se:
Segundo Brunner (2011), o pneumotórax acontece quando a pleura parietal ou visceral é rompida e o espaço pleural é exposto à pressão atmosférica positiva. A respeito do pneumotórax é correto afirmar que:
Segundo Wong, (2006), a fibrose cística(FC) é herdada com um traço autossômico recessivo. A criança afetada herda o gene defeituoso de ambos os pais e a despeito dos consideráveis progressos, permanece uma doença progressiva e incurável. Analise as afirmativas a seguir: 

I - o diabetes relacionado a FC(DRFC) constitui um achado frequente em crianças com fibrose cística.
II - para fins diagnósticos, é realizado o teste quantitativo de cloro no suor.
III- a manifestação mais precoce da FC é o íleo meconial.
IV - as complicações pulmonares constituem a ameaça menos grave da criança com FC devido a fluidez das secreções.

Assinale a opção correta.
As úlceras por pressão são lesões decorrentes de hipóxia celular, que levam à necrose tecidual. No estágio II, essas úlceras caracterizam-se por:
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agravo atinge a todos os grupos etários com maior predominância nos indivíduos economicamente ativos (15 a 54 anos). Analise as afirmativas a seguir.

I - A baciloscopia direta do escarro deverá ser utilizada para acompanhar a evolução bacteriológica do paciente positivo durante o tratamento. O controle bacteriológico deve ser mensal e obrigatoriamente ao término do segundo, quarto e sexto mês de tratamento.
II - Para o diagnóstico recomenda-se a coleta de três amostras de escarro.
III- No tratamento de primeira linha da tuberculose no Brasil para adultos e adolescentes (> 10 anos) se utiliza rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
IV - O esquema básico para o tratamento de adultos e adolescentes (a partir de 10 anos) com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambuto1, não deverá ser usado no primeiro trimestre de gestação.

Assinale opção correta.
O choque hemorrágico é uma das maiores causas de mortalidade materna, principalmente nos países em desenvolvimento. Sendo a hemorragia interna mais difícil de ser avaliada, quais os sinais e sintomas clínicos encontrados na instalação do choque hemorrágico moderado?
Segundo BARROS (2002) , NÃO é uma prática recomendada para uma amamentação bem sucedida:
O distrúrbio amnéstico alcoólico e a encefalopatia alcoólica são consequências tardias do consumo de álcool em grande quantidade e por vários anos. Uma enfermeira diante de um paciente com distúrbio amnéstico alcoólico é correto afirmar que ele possui:
O planejamento e o processo decisório como instrumento do processo de trabalho gerencial na prática do enfermeiro foi composto por quatro etapas pré-definidas, com tarefas precisas e limites cronológicos. Assinale a opção que apresenta essas etapas na sequência correta.
A abordagem multiprofissional é de fundamental importância no tratamento da hipertensão e na prevenção das complicações crônicas . Dentre as ações comuns à equipe multiprofissional, destacam-se as seguintes, EXCETO: