Questões de Concursos DATAPREV

Resolva Questões de Concursos DATAPREV Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 30622.   Português - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - DATAPREV - QUADRIX - 2014
  • Para responder à questão, leia o texto abaixo.

    Você ainda vai usar uma moeda virtual

        Quando a Apple lançou sua nova geração de iPhones, há algumas semanas, muita gente ficou desapontada. A empresa que era líder isolada em inovação dessa vez pareceu estar a reboque. A grande novidade em hardware foi o tamanho dos aparelhos, que cresceram.
        Mesmo isso foi "cópia" do que os concorrentes já vinham fazendo. Mas quem olhar com cuidado vai ver que verdadeira novidade estava no software, com o lançamento do Apple Pay, uma entrada de cabeça da empresa no mercado de pagamentos virtuais.
        O Apple Pay foi lido como um passo da empresa para se aproximar dos bancos e das empresas de cartão de crédito para resolver um problema que ambos não foram capazes de resolver sozinhos: massificar os celulares como meio de pagamento, transformando-o no novo "cartão de crédito" do futuro.
        No entanto, a leitura mais interessante não apareceu em muitos lugares. O Apple Pay é também uma porta de entrada para as chamadas "moedas virtuais", especialmente para o Bitcoin.
        Para quem ainda não está familiarizado, o Bitcoin é uma moeda cujo banco central é a própria internet. Ela é gerada por um complexo conjunto de regras definidas por software e está se tornando hoje um ativo cada vez mais importante.
        Apesar de a Apple não declarar nada oficialmente sobre a relação entre Bitcoin e ApplePay, uma série de pistas indica que a empresa está de olho nesse campo. Uma dessas é que a companhia eliminou, em junho último, sua proibição para aplicativos que envolvessem unidades monetárias virtuais, que eram banidos até então.
        Outra é que o Apple Pay vai ser aberto para o desenvolvimento por terceiros. Em outras palavras, aplicativos que estão experimentando com o uso do Bitcoin (como o Stripe e o PayPal) poderão ser integrados ao sistema Apple Pay.
        O elemento mais importante, no entanto, é que, graças ao poder econômico e simbólico da Apple, o lançamento do Apple Pay fará com que a infraestrutura necessária para aceitar pagamentos por meio do celular se espalhe pelo mundo.
        Cada vez mais lojas vão aceitar o "smartphone" como meio de pagamento. Uma vez que isso aconteça, Inês é morta. Não importará se você tem no bolso dólares, reais, bitcoins, ou dirhams marroquinos. Qualquer moeda do planeta pode ser usada para qualquer transação.
        Nesse momento, o rei do pedaço vira o Bitcoin, moeda "nativa" da internet e que se adapta melhor a ela do que qualquer dinheiro emitido em papel.
        [...]
        Isso parece ficção científica, mas anote essas palavras: você ainda vai usar uma moeda virtual.

    (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos)
  • Observe o uso de “cujo" no trecho abaixo, retirado do texto:

    “Para quem ainda não está familiarizado, o Bitcoin é uma moeda cujo banco central é a própria internet."
  • 3 - Questão 30635.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - DATAPREV - QUADRIX - 2014
  • Acerca da ação de improbidade administrativa, assinale a alternativa correta, tendo em vista o que dispõe a Lei nº 8.429/1992.
  • 4 - Questão 30626.   Inglês - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - DATAPREV - QUADRIX - 2014
  • Read the text below to answer question.

    Self-repairing software tackles malware

         University of Utah computer scientists have developed software that not only detects and eradicates never-before-seen viruses and other malware, but also automatically repairs damage caused by them. The software then prevents the invader from ever infecting the computer
    again.
         A3 is a software suite that works with a virtual machine - a virtual computer that emulates the operations of a computer without dedicated hardware. The A3 software is designed to watch over the virtual machines operating system and applications, says Eric Eide, University of Utah research assistant professor of computer science leading the university s A3 team with U computer science associate professor John Regehr. A3 is designed to protect servers or similar business-grade computers that run on the Linux operating system. It also has been demonstrated to protect military applications.
         The new software called A3, or Advanced Adaptive Applications, was co-developed by Massachusetts-based defense contractor, Raytheon BBN. The four-year project was completed in late September.
         There are no plans to adapt A3 for home computers or laptops, but Eide says this could be possible in the future.
         "A3 technologies could find their way into consumer products someday, which would help consumer devices protect themselves against fast-spreading malware or internal corruption of software components. But we havent tried those experiments yet," he says.
         Unlike a normal virus scanner on consumer PCs that compares a catalog of known viruses to something that has infected the computer, A3 can detect new, unknown viruses or malware automatically by sensing that something is occurring in the computer s operation that is not correct. It then can stop the virus, approximate a repair for the damaged software code, and then learn to never let that bug enter the machine gain.
         While the military has an interest in A3 to enhance cybersecurity for its mission-critical systems, A3 also potentially could be used in the consumer space, such as in web services like Amazon. If a virus or attack stops the service, A3 could repair it in minutes without having to take the servers down.

    Source: http://www.sciencedaily.com
  • Read the following statements about the text:

    I. A3 works exactly the same way as a normal virus scanner on consumer PCs.
    II. The A3 software already found their way into consumer products and cloud-computing.
    III. The software is designed to protect military servers that run on the Linux operating system.
    IV. A3 only stops the virus and repairs the damaged software code.

    According to the text:
  • 5 - Questão 30659.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Primeira parcela do 13° de aposentados soma R$ 11 bi

    SANDRA MANFRINI - Agência Estado

    BRASÍLIA - A antecipação do pagamento de metade do valor do 13o salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai representar uma injeção extra na economia de R$ 11,220 bilhões nos meses de agosto e setembro. Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil.

    O decreto autorizando o pagamento antecipado desse benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Nessa primeira parcela do 13o não haverá desconto do Imposto de Renda, o que, pela legislação, só é cobrado em dezembro, quando é feito o pagamento da segunda parcela da gratificação.

    Essa é a sexta vez que a Previdência antecipa o pagamento da parcela do 13o. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas, que estabelecia que a antecipação seria feita até 2010. No entanto, o governo atendeu a uma reivindicação dos aposentados e manteve o pagamento antecipado neste ano, colaborando, segundo a Previdência, para "o aquecimento da economia".

    O Ministério da Previdência explicou que, por lei, não têm direito ao 13o salário e, portanto, não receberão a antecipação, os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário- família.

    (Disponível em www.estadao.com.br)
  • Sobre a palavra "antecipação", que aparece em destaque no texto, analise as afirmações.

    I.É um substantivo.
    II. Possui um equivalente masculino. ,
    III.Possui flexão de número.
    IV. Está no aumentativo.

    É correto o que se afirma em:
  • 6 - Questão 30689.   Enfermagem - Enfermagem e Saúde do Trabalhador - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • A NR7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Com relação ao conteúdo da NR7, analise as afirmativas.

    I. Uma das competências do empregador é apenas garantir a elaboração do PCMSO, sendo a implementação de responsabilidade da equipe multiprofissional.
    II. Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo  avaliação clínica e exames complementares, as
    conclusões  e as medidas aplicadas deverão ser registradas em prontuário clínico individual.
    III.O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

    Pode-se afirmar que:
  • 7 - Questão 30669.   Inglês - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Snacking at the Colosseum? Prepare to Pay a Fine

    Dapper as always in their bleached white shirts and matching caps, members of Rome"s municipal police force were out on the Spanish Steps one warm autumn day, trolling for offenders.

    "Stefano, look! There"s another eater," one officer said to another before sauntering over to a baffled couple who had begun munching on an inoffensive-looking meai while sitting on the steps. The culprits, a couple of foreign tourists, had settled down on the landmark, one of Rome"s most famous. In their hands were the offending items: sandwiches.

    The officers pounced, and after much waving of hands, the couple wrapped up the sandwiches and slouched away, looking sheepish.

    They were in violation unwittingly, in ali probability - of a municipal ordinance that went into force this month. The measure outlaws eating and drinking in areas of "particular historie, artistic, architectonic and cultural value" in Rome"s center, to better protect the city"s monuments, which include landmarks like the Colosseum, the Pantheon and the Spanish Steps. Fines range ali the way up to $650 for culinary recidivists.

    Italian cities, Rome included, have long enacted ordinances and regulations to protect monuments from ill- mannered tourists (and residents). But after a recent stroll through the city center, where he saw several people making themselves at home, literally, Rome"s mayor, Gianni Alemanno, decided the rules needed toughening.

    "There were people camped out, and we weren"t able to move them," said Antonio Gazzellone, the municipal council member responsible for tourism, noting that alcohol may have been involved. The new ordinance, which also outlaws camping or "setting up makeshift beds," will "give monuments back their proper decorum," he said. "Rome needs to be protected, its beauty respected."

    (http://www.nytimes.com)
  • In the text, "culprits" means:
  • 8 - Questão 30648.   Informática - Banco de Dados - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - DATAPREV - QUADRIX - 2014
  • Em uma determinada tabela de um banco de dados, há a necessidade de se determinar que um campo identifique o registro inserido na tabela. Essa identificação deve ser única, ou seja, sem repetição, exclusiva e não nula. Qual das alternativas a seguir corresponde à descrição acima?
  • 9 - Questão 30668.   Inglês - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Snacking at the Colosseum? Prepare to Pay a Fine

    Dapper as always in their bleached white shirts and matching caps, members of Rome"s municipal police force were out on the Spanish Steps one warm autumn day, trolling for offenders.

    "Stefano, look! There"s another eater," one officer said to another before sauntering over to a baffled couple who had begun munching on an inoffensive-looking meai while sitting on the steps. The culprits, a couple of foreign tourists, had settled down on the landmark, one of Rome"s most famous. In their hands were the offending items: sandwiches.

    The officers pounced, and after much waving of hands, the couple wrapped up the sandwiches and slouched away, looking sheepish.

    They were in violation unwittingly, in ali probability - of a municipal ordinance that went into force this month. The measure outlaws eating and drinking in areas of "particular historie, artistic, architectonic and cultural value" in Rome"s center, to better protect the city"s monuments, which include landmarks like the Colosseum, the Pantheon and the Spanish Steps. Fines range ali the way up to $650 for culinary recidivists.

    Italian cities, Rome included, have long enacted ordinances and regulations to protect monuments from ill- mannered tourists (and residents). But after a recent stroll through the city center, where he saw several people making themselves at home, literally, Rome"s mayor, Gianni Alemanno, decided the rules needed toughening.

    "There were people camped out, and we weren"t able to move them," said Antonio Gazzellone, the municipal council member responsible for tourism, noting that alcohol may have been involved. The new ordinance, which also outlaws camping or "setting up makeshift beds," will "give monuments back their proper decorum," he said. "Rome needs to be protected, its beauty respected."

    (http://www.nytimes.com)
  • The word "residents":

    I. Refers to people who are living in Rome.
    II. Is a verb. ,
    III. Is plural.

    Is (are) correct:
  • 10 - Questão 30647.   Informática - Banco de Dados - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - DATAPREV - QUADRIX - 2014
  • Atualmente, diversos bancos de dados estão disponíveis aos mais variados fins. Cada um com especificações, propósitos, modelos e arquiteturas diferentes. Dentre eles, um se destaca como o mais popular banco de dados Open Source do mundo, administrado atualmente pela Oracle Corparation. De qual banco de dados trata essa referência?