← Início

Questões de Concursos - DATAPREV - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - DATAPREV - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O sistema operacional, uma camada de software posta entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários, é um conceito central em informática. Acerca de sistemas operacionais e temas correlatos, julgue os itens seguintes.

Em diversos sistemas multiprogramados, é possível que um mesmo programa seja executado por diferentes processos.

Quanto a conceitos relacionados a arquiteturas de computador, julgue os seguintes itens.

Em uma arquitetura do tipo Harvard, a seção de cache de instruções é a mesma seção de cache de dados, enquanto, em arquiteturas tradicionais, as seções de cache de instruções e de dados ocupam espaços diferentes da memória.

Com base nas práticas de contingências e continuidade de serviços, no ITIL, e considerando que os ativos são componentes do processo de negócio da organização, julgue os seguintes itens. A avaliação de riscos é um procedimento utilizado pelas organizações de TI para mitigar o impacto de falhas na infraestrutura e em sistemas.
Julgue os próximos itens, relativos a arquitetura de computadores. A microprogramação é uma técnica de implementação de unidades de controle de processadores. O microprograma, que pode ser armazenado internamente em ROM, é composto por microinstruções que contêm os sinais que acionam a unidade operativa, executando, assim, as instruções do processador.

Com relação a arquiteturas e a características de computadores, microcomputadores, microprocessadores e seus diferentes componentes, julgue os itens abaixo.

Muitos microprocessadores comerciais utilizam um registrador denominado acumulador, que muitas vezes contém um dos operandos de entrada da unidade lógica e aritmética, e que armazena o resultado da operação dessa mesma unidade lógica e aritmética.

A importância das aplicações Web para o ambiente Internet vem crescendo a tal ponto que começa a justificar a aplicação de técnicas de engenharia de software específicas durante as fases de desenvolvimento. Acerca da engenharia de software para aplicações Web, julgue os seguintes itens.

São atributos específicos típicos das aplicações Web o intensivo uso de redes, o direcionamento para a apresentação de conteúdo multimídia e a necessidade de evolução contínua sem obediência a um cronograma preestabelecido.
Julgue os itens subseqüentes, com relação ao conjunto de melhores práticas do CMMI. O desenvolvimento de requisitos é uma das áreas-chave do nível 2 do modelo de capacitação CMMI.
Julgue os itens a seguir que abordam a análise e o projeto de sistemas. A fase de projeto de um sistema inclui a programação estruturada e sua implementação descendente (top-down) por meio de uma linguagem de programação, como COBOL ou Pascal.
Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. NUMA é uma arquitetura multiprocessada em que a memória do sistema é centralizada, usualmente conectada por meio de um barramento, de forma que todos os processadores apresentem uma uniformidade no tempo de acesso às informações.

Embora as tecnologias da informação (TI) possam aperfeiçoar o aprendizado individual em uma organização, ainda mais interessante é a captação do conhecimento para o benefício da organização como um todo. A abordagem dessa questão, ligada à gestão do conhecimento organizacional, é um problema central do planejamento estratégico de informação. Acerca do papel da informação na gestão do conhecimento e dos processos e técnicas utilizados para tanto, julgue os itens abaixo.

Ferramentas de simulação e planejamento que utilizam o poder de interação das tecnologias da informação ainda são utilizadas de forma limitada pelas organizações, em função do alto custo e da complexidade de construção de modelos adequados de simulação.