Questões de Concursos - DEPEN - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - DEPEN - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.

Vertigem e tontura são sintomas que podem estar relacionados à disfunção de múltiplos sistemas, sendo possível ao médico indicar uma causa com base na literatura especializada e no exame físico do paciente, conforme os achados clínicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Pacientes com neurite vestibular apresentam alterações auditivas, como zumbido e hipoacusia.

Texto associado.

Acerca das emergências clínicas, julgue os itens

Para pacientes que usam betabloqueadores e não respondem ao tratamento convencional da anafilaxia é indicado o uso de glucagon.

No que se refere à psicofarmacologia, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o atual protocolo, pacientes que usam clozapina devem realizar, inicialmente, hemogramas semanais e, posteriormente, mensais, por todo o período em que utilizarem essa substância.

Texto associado.

Uma paciente de dezoito anos de idade, primigesta, no sétimo mês de gestação, relatou que, havia uma semana, apresentava dispneia progressiva, tendo despertada do sono, na última noite, com intensa falta de ar. No momento da consulta, a paciente queixou- se de importante dispneia. Há relatos de amigdalites de repetição na sua infância. Ao exame físico, apresentou- se dispneica, acianótica, normocorada, com frequência respiratória de 27 irpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 90%, pressão arterial de 108 mmHg × 62 mmHg e frequência cardíaca de 112 bpm. O exame cardiovascular revelou ritmo cardíaco regular em dois tempos, ictus palpável no 5.° espaço intercostal à esquerda, linha hemiclavicular, estalido de abertura precoce da primeira bulha, hiperfonese da segunda bulha e sopro diastólico de baixa frequência 2+/4, no 5.° espaço intercostal, linha hemiclavicular à esquerda. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes bilateralmente até o terço médio. O restante do exame físico não apresentou alterações significativas. A radiografia de tórax evidenciou infiltrados pulmonares bilaterais, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

A partir do caso clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

O uso de digital endovenoso deve ser a primeira medida empregada para a rápida resolução do caso clínico apresentado.

Texto associado.

Um paciente, de quarenta e cinco anos de idade, em avaliação de rotina, apresentou pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg. O exame parcial de urina revelou proteína 2+, hemoglobina 3+ e hemácias e cilindros eritrocitários. Os antecedentes mórbidos pessoais revelaram indivíduo saudável, mas com tratamento recente de infecção em orofaringe com cefalexina e naproxeno por dez dias. O nível sérico de creatinina é de 3,0 mg/dL. O ultrassom renal revelou rins de tamanho normal.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

As possíveis causas para o comprometimento renal descrito são glomerulonefrite aguda, nefrite intersticial alérgica e necrose tubular aguda.

Com base na classificação DSM-IV-TR e CID-10 aplicada à psiquiatria, julgue os itens seguintes, relativos ao diagnóstico sindrômico e nosológico.

O DSM-IV-TR e a CID 10 empregam o esquema diagnóstico multiaxial, permitindo o estabelecimento de diagnósticos de um paciente em mais de um eixo ao mesmo tempo.

A respeito dos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), julgue os itens seguintes.

Uma das escalas mais utilizadas no diagnóstico de TDAH é a escala ASRS-18, referência para crianças e adolescentes de até dezoito anos de idade.

Texto associado.

Acerca das emergências clínicas, julgue os itens

A reposição volêmica de pacientes que sofreram choque séptico deve ser feita unicamente com cristaloides, na dose inicial de 20 mL/kg, caso não haja contraindicações, já que o uso de soluções coloides não apresenta eficácia na reposição volêmica desses pacientes.

Texto associado.

A respeito da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item seguinte.

Corticoides inalados são indicados rotineiramente para pacientes com DPOC estável, com o objetivo de redução significativa das exacerbações, da progressão da doença e das taxas de mortalidade.

Texto associado.

Julgue os próximos itens com base no Código de Ética Profissional

do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no Regime

Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e na Lei de

Improbidade Administrativa.

Entre os deveres fundamentais do servidor público inclui-se o uso de roupas que estejam condizentes com o desempenho de suas atividades funcionais.