Questões de Concursos DEPEN

Resolva Questões de Concursos DEPEN Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q32523.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Os diversos modelos de políticas e de práticas de gestão de pessoas visam tornar mais eficientes o desempenho humano e o organizacional. A esse respeito, julgue o seguinte item.

    O desempenho profissional eficiente resulta da combinação das características pessoais do indivíduo, do tipo de atividade que ele exerce e do ambiente de trabalho onde ele se encontra inserido. 
  • 2 - Q15283.   Direito Penal - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item subsequente, com relação às disposições da Lei de Execução Penal (LEP).
  • A determinação do regime de cumprimento de condenado por mais de um crime em processos distintos deve ser feita pelo resultado da soma ou unificação das penas, observadas, quando for o caso, a detração ou a remição.
  • 4 - Q61341.   Enfermagem - Biossegurança - Nível Superior - Enfermeiro - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item a seguir, referente a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

    Na lavanderia do estabelecimento penal federal, as máquinas de lavar devem ser de porta dupla ou de barreira, de modo que a roupa utilizada seja inserida, por um operador, pela porta situada na área suja e, após a lavagem, seja retirada, por outro operador, pela porta situada na área limpa.
  • 7 - Q15302.   Administração - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • A gestão de processos, tanto na administração pública quanto na privada, sustenta-se em conceitos fundamentais a partir dos quais se extraem os elementos de um processo. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

    Um processo de negócio é basicamente um trabalho desenvolvido fim a fim que ultrapassa qualquer fronteira funcional necessária e que entrega valor aos clientes.
  • 8 - Q32471.   Direitos Humanos - Nível Médio - Agente Administrativo - DEPEN - CESPE - 2015
  • Consensualmente considerada um prolongamento natural da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada pela Assembleia-geral da ONU em 1948 (Resolução 217–A). O documento reflete o desejo de paz, justiça, desenvolvimento e cooperação internacional que tomou conta de quase todo o mundo após duas grandes guerras no espaço de apenas duas décadas.

    Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
  • Conforme a DUDH, compete aos governos, não a grupos sociais ou pessoas individualmente, assegurar o reconhecimento e a observância de seus dispositivos.
  • 9 - Q32509.   Direito Administrativo - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item seguinte, relativos à gestão de contratos na administração pública.

    As garantias contratuais prestadas pelos fornecedores contratados mediante licitação são uma prerrogativa da administração pública com o objetivo de assegurar a prestação adequada do serviço ou, em caso de falha na execução que seja passível de aplicação de multa, assegurar o recebimento do valor pactuado. 
  • 10 - Q61401.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Superior - Enfermeiro - DEPEN - CESPE - 2015
  • A segurança pública é considerada uma demanda social que necessita de estruturas estatais e demais organizações da sociedade para ser efetivada. No âmbito do processo de constituição da política de segurança pública, são elaborados mecanismos e estratégias de enfrentamento da violência e da criminalidade que afetam o meio social. Entre eles, está a participação da sociedade, que, por meio de suas instituições representativas, torna-se crucial para o delineamento de qualquer política pública para a segurança.

    A respeito desse assunto, julgue o  item  que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla PRONASCI, sempre que utilizada, refere-se ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

    As conferências nacionais de segurança pública, marco importante na Política Nacional de Segurança Pública, constituem projeto proposto pelo Conselho Nacional de Segurança Pública e têm como objetivo o combate à criminalidade.