← Início

Questões de Concursos - DESO SE - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - DESO SE - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A presença de coliformes é um indicador da qualidade da água. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Coliformes são bastonetes Gram-negativos, aeróbios e facultativamente anaeróbios.

As madeiras são materiais extremamente importantes e têm diversas finalidades em uma construção. Julgue os itens a seguir, relacionados à utilização de madeiras em construção civil. Para uso em construção, a madeira deve possuir umidade elevada.

A presença de coliformes é um indicador da qualidade da água. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

São direitos do consumidor o acesso a todas as informações relativas à qualidade e potabilidade da água, a apresentação de queixas referentes às suas características e a obtenção de informações sobre as respectivas providências tomadas.

A captação de água subterrânea pode ser de extrema importância para o consumo humano, e o projeto e a execução de poços de captação requerem o conhecimento de conceitos de engenharia e, em algumas situações, o atendimento a prescrições estabelecidas em normas técnicas específicas. Com referência ao projeto e à construção de poços para a captação de água subterrânea, julgue os itens subseqüentes. Entende-se por aqüífero a formação ou o grupo de formações geológicas portadoras e condutoras de água subterrânea.

A respeito do método de contagem de unidades formadoras de colônias (UFC), julgue os itens que se seguem.

O método de contagem de UFC exige a contagem em microscópio óptico com lâmina reticulada.

A presença de coliformes é um indicador da qualidade da água. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Entende-se por contagem de bactérias heterotróficas a determinação da densidade de bactérias capazes de produzir unidades formadoras de colônias (UFC), na presença de compostos orgânicos contidos em meio de cultura apropriado, sob condições preestabelecidas de incubação (35,0ºC ± 0,5ºC por 48 horas).

A captação de água subterrânea pode ser de extrema importância para o consumo humano, e o projeto e a execução de poços de captação requerem o conhecimento de conceitos de engenharia e, em algumas situações, o atendimento a prescrições estabelecidas em normas técnicas específicas. Com referência ao projeto e à construção de poços para a captação de água subterrânea, julgue os itens subseqüentes. Durante a perfuração de um poço, a amostragem do material perfurado deve ser feita a cada 2,0 m e a cada mudança de litologia.
As madeiras são materiais extremamente importantes e têm diversas finalidades em uma construção. Julgue os itens a seguir, relacionados à utilização de madeiras em construção civil. Toras de eucalipto ou aroeira não podem ser utilizadas como estacas de madeira, devido à baixa resistência mecânica apresentada por elas.

A presença de coliformes é um indicador da qualidade da água. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O termo coliforme fecal tem validade taxonômica ao apresentar uma identificação unívoca de Escherichia coli.

Acerca dos vários fatores que podem influenciar o desempenho de obras de concreto e que devem ser controlados de modo que se garantam os requisitos mínimos de segurança e qualidade de construções, julgue os itens que se seguem. Em condições de laboratório, mantida a relação água/cimento constante, a resistência à compressão de um concreto independe do tipo de cimento usado mas depende significativamente da idade do concreto escolhida para a realização do ensaio de compressão.