← Início

Questões de Concursos - DETRAN RO - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - DETRAN RO - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A teoria econômica disponibiliza o conceito de “economia da aprendizagem”. Neste encaminhamento, supõe-se que a curva de aprendizagem dos digitadores do DETRAN/RO seja dada por p = 120 – 100 . e–0,1t, onde p é o número de palavras digitadas a cada minuto e t é o tempo gasto durante o processo de aprendizagem. Diante do exposto, quantas palavras serão digitadas, por minuto, após 20 dias de experiência? (Considere por questões de cálculos, o valor de e–2 = 0,14.)
Os identificadores são os nomes das variáveis, dos programas, das constantes, das rotinas, das unidades etc. Existem algumas regras básicas para a formação dos identificadores. São considerados identificadores válidos, EXCETO:
Em Java, o comando de entrada é utilizado para receber dados digitados pelo usuário. Esses dados recebidos são armazenados em variáveis, e uma das formas de entrada utilizada em Java é por meio da classe Scanner. Ao utilizar essa classe, torna?se necessária a importação de um determinado pacote. Assinale?o.
“SQL (Structured Query Language – Linguagem de Consulta Estruturada) é a linguagem padrão internacional utilizada quase universalmente com banco de dados relacionais para fazer consultas e manipular dados. Serve para mesclar linhas de múltiplas tabelas.” Trata?se de
No modelo relacional, as chaves são importantes, pois sua utilização garante que cada linha da tabela seja identificável de modo exclusivo. Elas também são utilizadas para estabelecer relacionamentos entre tabelas e garantir a integridade dos dados. A afirmativa “Atributo (ou combinação de atributos) em uma tabela cujos valores devem coincidir com a chave primária de outra tabela ou devem ser nulos” refere?se à

O plano diretor de Porto de Velho, de 2008, corresponde a uma revisão e atualização do plano diretor de 1990 do mesmo município. A partir de uma análise de caráter mais qualitativo do que quantitativo da infraestrutura social e econômica do Município, o plano contempla fundamentalmente:

• um documento técnico que resume as propostas apresentadas pela equipe para o desenvolvimento da cidade;

• uma revisão da legislação básica, incluindo basicamente uma nova Lei do Plano Diretor, acompanhada de seu desdobramento em uma nova Lei de Uso do Solo e de uma nova Lei de Parcelamento Urbano, e uma revisão dos Códigos de Postura e de Obras; e,

• um Zoneamento de Uso de Solo, tradução gráfica da Lei correspondente (PD Porto Velho-RO, 2008, apresentação). Sobre as Diretrizes de Uso e Ocupação do Solo, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Turismo, previstas no plano diretor de Porto Velho (2008), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tendo em vista a altíssima densidade habitacional do Município e a necessidade de manutenção de reserva de áreas livres, deve-se estimular a permanência dos vazios urbanos com utilização dos instrumentos legais proporcionados pelo Estatuto das Cidades.

( ) Estabelecer um sistema de hierarquização de vias que assegure um aumento da fluidez do tráfego e a diminuição do número de acidentes.

( ) Estimular a consolidação dos centros de bairro, para atender aos moradores de sua área, a fim de que eles possam suprir suas necessidades do dia a dia sem que tenham que se dirigir ao centro da cidade.

( ) Realizar um programa de parques lineares, aterrando os igarapés com vistas à criação de espaços de lazer nas áreas resultantes do aterramento.

( ) Dar prioridade ao transporte coletivo em relação ao transporte privado, incluindo, entre outras medidas, a anulação das antigas vias de uso exclusivo para o transporte coletivo e a diminuição das concessões para as empresas operarem o sistema, de modo a facilitar o controle de qualidade do serviço.

( ) Desenvolver programas de promoção turística em nível nacional e internacional.

A sequência está correta em

São características do abastecimento de água potável urbana, EXCETO:

O balanço de pagamento é um instrumento contábil que sintetiza todas as transações ocorridas entre um país com o restante do mundo. Sendo assim, analise os seguintes valores:

• Exportações: 200;

• Importações: 100;

• Saldo da balança de serviços: 30;

• Saldo das Transferências Unilaterais: –80;

• Balança de Capitais: 250;

• Erros e Omissões: –10.

Com base nos valores apresentados, o valor do saldo das transações correntes apuradas será de

Os conceitos fundamentais da contabilidade social emanaram-se a partir da obra do economista Keynes, publicada em 1936. Outros autores como Leontief, Stone e Kusnetz os aprimoraram, definindo, a partir da década de 40, os agregados macroeconômicos. No início dos anos 50, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) formulou uma proposta de unificação e personalização padrão para ser utilizada nos países. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Valor Bruto da Produção (VBP) inclui o produto líquido e o consumo intermediário, compreendendo a soma dos valores brutos de bens e serviços produzidos em uma economia num determinado período de tempo.

( ) O produto nacional compreende a soma dos bens e serviços produzidos nacionalmente em um país, num determinado período de tempo.

( ) O Produto Nacional Líquido (PNL) equivale ao Produto Nacional Bruto (PNB) mais a depreciação.

( ) A absorção interna, em uma economia fechada sem governo, equivale à soma do investimento mais a poupança.

A sequência está correta em

Sabe-se que a receita marginal de determinada empresa é Rmg = 60 – x. Sendo assim, qual o valor da receita total quando forem comercializadas 10 unidades do produto?