Questões de Concursos DNIT

Resolva Questões de Concursos DNIT Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 32635.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Médio - Técnico Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • São características do orçamento tradicional:
  • 2 - Questão 7374.   Administração Pública - Nível Superior - Analista Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • De acordo com o plano de contas da Administração Pública Federal,
  • 3 - Questão 7397.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - Analista Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

    1. A capacitação tem por objetivo desenvolver as competências das quais funcionários e gestores necessitam para lidar de maneira eficaz uns com os outros e com os clientes em um ambiente diversificado.

    2. A maioria das competências ensinadas é interpessoal, como escutar ativamente e fornecer coaching e feedback. Sob condições ideais, usa-se a avaliação organizacional para determinar quais competências devem ser ensinadas, ajustando o treinamento às questões empresariais especificamente identificadas.
  • 4 - Questão 7395.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Superior - Analista Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • Estilo de liderança é o padrão recorrente de comportamento exibido pelo líder. Para os autores White e Lippitt, existem três estilos básicos de liderança:

    I. Liderança Autocrática
    II. Liderança Liberal
    III. Liderança Democrática Representam a participação dos líderes:

    A. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Faz apenas comentários quando perguntado.

    B. O líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.

    C. O líder procura ser um membro normal do grupo. É objetivo e estimula com fatos, elogios ou críticas.

    Marque a opção que relaciona corretamente o estilo de liderança à participação do líder.
  • 6 - Questão 32629.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • O dever do agente público que decorre diretamente do princípio da indisponibilidade do interesse público, sendo inerente à função daquele que administra a coisa pública, denomina-se:
  • 7 - Questão 32614.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • A proposição “Paulo é médico ou Ana não trabalha” é logicamente equivalente a:
  • 8 - Questão 32612.   Português - Nível Médio - Técnico Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • A intensa migração, o encarecimento dos terrenos centrais, mais bem(A) situados, e demais fatores criaram incentivos para a configuração espacial das nossas metrópoles: as classes de menor poder aquisitivo acabam por se concentrar(B) nas periferias. Lá os preços dos terrenos são menores, compensando a baixa acessibilidade e a insuficiência(C) de infraestrutura. Ou seja, a classe com menores condições reside distante dos locais de emprego, consumo e entretenimento. Além disso, essa classe depende de transporte público pouco efi ciente e de baixa qualidade, pois este não foi priorizado ao longo de décadas. Mais ainda, quando membros dessa classe conseguem obterem(D) crescimento de renda e acesso a(E) crédito, desprivilegiados que são em sua mobilidade, têm como principal impulso a aquisição de automóveis. Isso, por sua vez, somente agrava ainda mais o quadro de engarrafamentos em massa das metrópoles.

    (Adaptado de Vladimir Fernandes Maciel, Problemas e desafios do transporte público urbano. http://www.pucrs.br)

    Na transcrição do fragmento de texto , foram desrespeitadas regras gramaticais da língua portuguesa. Assinale a opção em que a grafia de palavra ou o uso de estrutura linguística está incorreto.
  • 9 - Questão 7371.   Administração - Administração Geral - Nível Superior - Analista Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • Leia os trechos a seguir.

    Primeira afirmativa:
    O planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – trata-se de um conjunto de grandes decisões tomadas pelo grupo diretivo. Os planos táticos se dão normalmente no nível gerencial e geralmente consistem em operacionalizar as grandes decisões estratégicas. Já os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. Assim, comprar uma nova empresa, definir uma nova linha de produtos ou a nova estrutura organizacional, e decidir se vai comprar de um fornecedor ou de outro, bem como a política de preços da empresa, são consideradas decisões que compreendem o planejamento estratégico e os planos tático e operacional, respectivamente.

    Segunda afirmativa:
    Tais decisões caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo; por impactar no médio prazo e sua extensão reduzir-se a um conjunto de áreas ou setores da organização; e por ter impacto, em teoria, no curto prazo e sua extensão afetar área ou setor específico, respectivamente.

    A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:
  • 10 - Questão 32660.   Arquivologia - Destinação - Nível Médio - Técnico Administrativo - DNIT - ESAF - 2013
  • A tabela de temporalidade de documentos é um instrumento arquivístico que gerencia os prazos de guarda dos documentos. Em uma tabela de temporalidade, indique quais são as opções para a destinação final de documentos.