← Início

Questões de Concursos - DNIT - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - DNIT - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Na UML, o diagrama que enfatiza os relacionamentos entre os objetos participantes, sendo constituídos de nodos, arcos, rótulos dos arcos, números de seqüência e possíveis anotações complementares, é conhecido como diagrama de:

O licenciamento de atividades modificadoras do ambiente está condicionada a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que é solicitado pelo órgão licenciador ao empreendedor responsável pela obra. A característica que NÃO corresponde ao EIA é:

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) tenta estabelecer determinados princípios, de forma hierarquizada, para a gestão de resíduos sólidos. A alternativa que apresenta a hierarquização correta é:

O cimento Portland é um aglomerante hidráulico obtido da calcinação e moagem de misturas, em quantidades adequadas, de materiais calcários e argilosos, com adição de gesso e, quando necessário, de outros materiais como escória de alto-forno, pozolana, fi ller calcário, entre outros.

A principal função do gesso adicionado ao clínquer do cimento é:

Com relação aos tipos de concreto, analise as afirmativas.

I. O concreto magro é um concreto sem função estrutural que apresenta baixo consumo de cimento, podendo ser utilizado para envelopamento de tubos, lastros e contrapisos. II. O concreto ciclópico é um concreto com baixa resistência à compressão, obtido pela adição de pedra de mão ao concreto convencional. III. O Concreto de Alto Desempenho (CAD) utiliza adições e aditivos especiais, para reduzir sua porosidade e permeabilidade e caracteriza-se por resistências superiores a 40 MPa. IV. Em peças pré-fabricadas é aconselhável o uso de concretos convencionais. É correto apenas o que se afirma em

Em relação ao conteúdo misturas asfálticas, é correto afirmar que:

No Cobit 4.1, uma das questões de gerenciamento do domínio Entregar e Suportar (DS) é a questão:

Para a determinação da resistência à compressão do cimento, deve-se seguir as prescrições da NBR 7215/97.

De acordo com essa norma, é correto afirmar que

I. devem ser preparados corpos de prova cilíndricos de 100 mm de diâmetro e 200 mm de altura para cada idade de ensaio.

II. os corpos de prova devem ser confeccionados com argamassa composta de cimento e areia normalizada, com fator água cimento de 0,48.

III. a moldagem dos corpos de prova deve ser feita imediatamente após a mistura da argamassa, em quatro camadas de alturas aproximadamente iguais, com a aplicação de 25 golpes por camada.

IV. o resultado do ensaio é obtido pela resistência média de quatro corpos de prova, para cada idade, e deve ser superior ao limite estabelecido pela norma para cada tipo de cimento.

É correto apenas o que se afirma em

Um Sistema de Informações Geográficas é composto basicamente por:

Da forma como ficou estabelecido no Brasil, o ouvidor torna-se representante direto: