Questões de Concursos DNPM

Resolva Questões de Concursos DNPM Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 32749.   Governança de TI - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • O CobiT é um framework de boas práticas para a gerência de um departamento de TI, pois utiliza controles e processos para promover o gerenciamento eficiente e eficaz dos recursos de informática de uma organização. Sua estrutura é representada na forma de um cubo, onde três aspectos da gerência de TI estão interrelacionados. São eles: Critérios de qualidade, Processos de TI e Recursos de TI. No que concerne aos Critérios de qualidade, assinale a opção INCORRETA.
  • 2 - Questão 32752.   Informática - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • HTML é uma linguagem de computador utilizada para formatar, publicar e distribuir informações dentro da internet. Essa linguagem é feita de marcações, ou etiquetas, que indicam qual a formatação ou efeito que define a aparência de um texto, tabela ou imagem, por exemplo. No que diz respeito à linguagem HTML e a suas marcações, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

    I - <  tr  >
    II - <  p  >
    III - < a  >
    IV - <  li  >
    V - <  b  >

    ( ) Mostra o texto em negrito.
    ( ) Define um parágrafo.
    ( ) Define um item em uma lista.
    ( ) Define um link para outro documento.
    ( ) Define uma linha em uma tabela.
  • 3 - Questão 32742.   Legislação Federal - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Acerca da pesquisa mineral, assinale a opção correta.
  • 4 - Questão 32743.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Um novo servidor de banco de dados foi adquirido para uma equipe de suporte a servidores, e o sistema operacional a ser instalado é o Windows 2003 Server. A instalação deve obedecer a alguns requisitos:

    - uma pasta chamada Drivers deve ser criada na instalação para receber os drivers dos dispositivos do servidor;
    - um script chamado drvcopy.bat, que realiza a cópia dos drivers para o novo servidor, devendo ser executado ao final da instalação; e
    - um arquivo chamado installopt.txt, previamente preparado com as opções de instalação, de uso obrigatório.

    Em seguida, realiza-se o boot no servidor com um disco de boot, baseado no MSDOS, e inicia-se a instalação.

    Considerando a linha de comando a ser utilizada para atender os requisitos da instalação, assinale a opção correta.
  • 5 - Questão 32739.   Legislação Federal - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Em relação ao Estatuto do Garimpeiro e à Lei n.º 9.055/1995, que disciplina a extração, a industrialização, a utilização, a comercialização e o transporte do asbesto/amianto e dos produtos que o contenham, bem como das fibras naturais e artificiais de qualquer origem utilizadas para o mesmo fim, assinale a opção correta.
  • 6 - Questão 32750.   Informática - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Mídias removíveis são uma forma barata para transportar grandes volumes de dados ou guardar backups em locais remotos. Entre as diversas mídias removíveis no mercado, certamente o CD e o DVD são muito populares. A respeito dessas duas tecnologias, assinale a opção correta.
  • 7 - Questão 32746.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • O sistema de arquivo ext3 do Linux é organizado na forma de árvore hierárquica. O diretório principal é chamado raiz e representado pelo símbolo "/". Os demais diretórios estão abaixo do diretório raiz e alguns deles têm existência obrigatória e finalidade definida pelo padrão Filesystem Hierarchy Standard (FHS). Em relação aos diretórios-padrão do Linux e suas finalidades, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

    I - /bin
    II - /lib
    III - /dev
    IV - /mnt
    V - /etc

    ( ) Contém os comandos essenciais do sistema operacional.
    ( ) Utilizado para montagem temporária de sistemas de arquivo.
    ( ) Contém os arquivos de configuração de sistema.
    ( ) Contém os arquivos de dispositivo.
    ( ) Contém as bibliotecas e módulos do kernel.
  • 8 - Questão 32745.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Está sendo instalado um novo servidor com o sistema operacional Windows 2003 Server Enterprise versão 32 bits. A configuração de hardware do servidor é:

    Processador: 1 processador Intel QuadCore 3.0Ghz;
    Disco Rígido: 2 discos rígidos com capacidade de 500Gb; Memória: 16 Gb; Interfaces de rede: 4 Interfaces Gigabit.

    Todo o hardware é compatível com o sistema operacional e os drivers são fornecidos pelo fabricante.
    Quando é terminada a instalação, durante o carregamento do sistema operacional, nota-se que somente 4Gb de memória foram reconhecidos. Para que o sistema operacional utilize toda a memória instalada, é necessário alterar o arquivo boot.ini para ativar a funcionalidade "extensão de endereço físico" no boot do servidor.

    Considerando o texto acima, assinale a opção que indica o comando que deve ser acrescentado na entrada de boot correspondente do Windows 2003 Server Enterprise para que a funcionalidade "extensão de endereço físico" seja ativada.
  • 9 - Questão 32744.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Com relação à funcionalidade da Quota de Disco do Windows XP Professional, assinale a opção correta.
  • 10 - Questão 32751.   Informática - Nível Médio - Técnico em Informática - DNPM - MOVENS - 2010
  • Uma empresa, buscando atualização de todo o seu ambiente de TI, realiza concorrência para o fornecimento de novos desktops, que executarão o Windows XP. O encarregado de realizar a avaliação técnica do hardware dos concorrentes precisa aferir que todos os componentes podem executar o Windows XP.

    Considerando a situação apresentada, assinale a opção que indica qual o documento que o encarregado deve consultar para realizar seu trabalho.