Questões de Concursos DOCAS RJ

Resolva Questões de Concursos DOCAS RJ Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 32715 - Noções de Saúde - Urgência e Emergência - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • O Choque é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigênio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial. O choque pode ter várias causas. Contudo as mais freqüentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodi latação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogênico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.

    Dentre algumas “ causas do choque hipovolêmico”, assinale a opção INCORRETA.
  • 2 - Questão 32712 - Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • Agentes extintores de incêndios são certas substâncias químicas sólidas, líquidas ou gasosas, utilizadas na extinção de um incêndio. Eles podem ser aparelhos portáteis de utilização imediata (extintores), conjuntos hidráulicos (hidrantes) ou dispositivos especiais (sprinklers e sistemas fixos de CO2).

    Assinale a alternativa que define corretamente os dispositivos especiais “Sprinklers” .
  • 3 - Questão 32705 - Direito Penal - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • Conduta  é  toda  a  ação  ou  omissão  humana,  consciente  e  voluntária,  voltada  a  uma  finalidade.  Assinale a alternativa que define corretamente o Artigo 25 do Código Penal, “ legítima defesa” .
  • 5 - Questão 32719 - Enfermagem - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • A  coluna  é  composta  por  “ 33  vértebras” :  cervicais,  torácicas,  lombares,  sacrais  e  coccígeas. Nos  intervalos entre uma e outra saem os nervos que, de cima para baixo, vão enervar os vários segmentos  do corpo. Um acidente ou um trauma continuado podem romper uma vértebra e pressionar, seccionar ou  destruir  a  circulação  interna  da  medula  espinhal  em  alguma  altura  da  coluna  vertebral .  Como  consequência, a parte do corpo que fica abaixo da lesão  irá sofrer comprometimento da motricidade e a  pessoa perderá muito dos movimentos e sensações. 

    Esse é um problema gravíssimo de saúde e, o que é  lastimável ,  bastante  comum  em  nosso  meio. 

    Assinale  a  alternativa  que  corretamente  define  as  33  vértebras da coluna.
  • 6 - Questão 32723 - Direito Marítimo - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • O Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS) estabelece determinadas regras que tornam os navios e instalações portuárias mais seguras. Dentre as “medidas adotadas” , assinale a alternativa que NÃO pertence ao código.
  • 8 - Questão 32734 - Raciocínio Lógico - Raciocínio Matemático - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • Observe o argumento:

    P1: Toda água do mar é salgada. 
    P2: Tudo que é salgado é vermelho. 
    C: Logo, toda água do mar é vermelha. 

    Chamando o argumento de A, as premissas de P1 e P2 e a conclusão de C, é correto afirmar que:
  • 9 - Questão 32706 - Direito Penal - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • O primeiro requisito da culpabilidade é a “ Imputabilidade” , ou seja, a capacidade de compreender o caráter criminoso do fato e de orientar­se de acordo com esse entendimento. A imputabilidade possui dois elementos: intelectivo (capacidade de entender) e volitivo (capacidade de querer). Faltando um desses elementos, o sujeito não será imputável, ou seja, inimputabilidade. Dentre as alternativas, estão os três requisitos da “ inimputabilidade”, EXCETO: