Questões de Concursos DPE PR

Resolva Questões de Concursos DPE PR Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q33675.   Informática - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Sicrano é técnico administrativo numa Defensoria Pública. Sua chefia demandou algumas informações em formato de relatório, visto que Sicrano deveria coletar informações de diferentes fontes, a saber:

    I. Número de atendimentos feitos na defensoria nos 6 meses anteriores, bem como a distribuição por tipo de serviço.
    II. Levantamento das principais notícias envolvendo a referida Defensoria.
    III. Apresentação resumida dos itens solicitados para reunião gestores.

    Assinale a alternativa que corresponde aos aplicativos do Microsoft Office mais adequados ao relatório das solicitações da chefia de Sicrano:
  • 2 - Q33679.   Economia - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Não foi preciso o anúncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro, feito na noite de ontem, para que os brasileiros deixassem a condição de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Desde que o país europeu entrou na lista dos destinos que ofereciam melhores salários – e não melhores empregos –, em meados dos anos 1990, virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por lá, mas sim entrar na Europa. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje está no sufoco, a maioria acabou ficando no país, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega à casa dos 700 mil. Fonte: EP Campinas, 07/04/2011.

    Em 2012, a situação de crise apresentada no pequeno trecho acima continua, com altos índices de desemprego. Em meio a esse quadro de instabilidade, em 17 de julho de 2012 foi lançada, no Rio de Janeiro, a programação do ano do Brasil nesse país e do ano desse país no Brasil, um projeto cultural com fortes vieses políticos e econômicos, que pretende intensificar as trocas (culturais e monetárias) entre as diferentes nações. As celebrações, nos dois países, serão abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil.

    A partir dessas informações, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome desse país europeu em questão:
  • 3 - Q33668.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Uma pesquisa entre funcionários de diferentes organizações apontou que a motivação eleva os níveis de produtividade e que o principal motivo é o fato de os profissionais estarem em conformidade com os valores da organização bem como cumprir uma missão a partir do trabalho. A remuneração está entre os últimos elementos que influenciam a motivação dos profissionais.

    Essa pesquisa aponta para:
  • 4 - Q33680.   Economia - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Leia a seguinte notícia:

     Países integrantes do Mercosul terão áreas de desertificação mapeadas

    A preocupação com a desertificação é presente nos países do Mercosul. A área de Agricultura, Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Mudanças do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil está empenhada em traçar um diagnóstico das áreas que sofrem processo crítico de desertificação e degradação ambiental nos Estadosmembros. O estudo está em andamento e os primeiros resultados deverão ser conhecidos em novembro deste ano. O grupo responsável pelo trabalho, alinhado à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, quer, a partir do detalhamento, sugerir medidas de controle, de recuperação e de intervenção física para reverter o cenário atualmente considerado preocupante. Fonte: Agência Brasil, 01/09/2012.

    Além do Brasil, figuram entre os Estados-membros do Mercosul:
  • 5 - Q33678.   Informática - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • A mídia digital do século XXI é caracterizada por uma possibilidade de expressão pública, de interconexão sem fronteiras e de acesso à informação sem precedente na história humana. (Lévy, 2011.) Pierre Lévy convida a ter uma atitude responsável considerando o imenso fluxo de informação que circula em rede, onde todos estão interconectados. Antes do meio digital, havia escolas, mídia, igrejas, que criavam e gerenciavam a informação para as pessoas, em que todos traziam a afirmação de “essa é a verdade e você pode acreditar nela” para quem pudesse absorvê-la. Não havia, portanto, esse problema de escolha a partir de qual informação você deseja gerenciar para construir a base de seu conhecimento.

    Assinale a alternativa que está diretamente relacionada à problemática apresentada no texto:
  • 6 - Q33682.   Atualidades - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Leia o texto abaixo, fragmento de notícia, e assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o evento relacionado a ele:

    Ao contrário do que inicialmente esperavam as autoridades políticas, a quantidade de turistas tradicionais na cidade vem caindo, ao invés de aumentar, segundo a Associação Europeia de Operadores de Turismo (ETOA, na sigla em inglês) - que já havia alertado para essa possibilidade. "Estimamos que tenha havido, nesses primeiros dias de evento, uma queda de 50% no número de turistas tradicionais, embora os dados ainda não estejam consolidados", disse à BBC Brasil Tom Jenkins, diretor-executivo da ETOA. Segundo Jenkins, nesta época do ano (julho/agosto) a cidade recebe cerca de 1,1 milhão de visitantes por dia. O número desses turistas tradicionais, interessados em compras, museus e na cena cultural da cidade, teria caído para algo em torno de 550 mil. O problema, segundo Jenkins, é que esses visitantes estariam pouco interessados em outros programas e atrações - e por isso alguns setores do comércio, os táxis, os museus e os teatros estariam vendo seus lucros caírem. De acordo com a associação representa os principais museus, galerias e atrações turísticas da cidade, a frequência em seus estabelecimentos teve uma queda de até 35% nos últimos dias. Fonte: BBC Brasil, 01 de agosto de 2012. Adaptado.
  • 7 - Q33681.   Economia - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Leia o seguinte texto:

    Qual é a maior hidrelétrica do mundo?

    Adeus, enchentes. Um problema a usina de Três Gargantas, na China, resolveu na marra: como as áreas que alagavam estão agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidrelétrica, acabou-se o problema de enchentes na região. As eclusas, piscinões que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegação perigosa, o Yang Tsé dobrou o volume de carga transportada. A construção de Três Gargantas obrigou 1 milhão de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Além disso, inundou 140 sítios arqueológicos. O volume do Yang Tsé ainda não permite que as Três Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construção de 4 hidrelétricas rio acima deve aumentar a vazão, levando mais água para as turbinas. Duelo de titãs! Observe os dados referentes às duas usinas:
    Concreto utilizado para a construção: Três Gargantas – 28 milhões de m3. Itaipu – 14 milhões de m3. Três Gargantas é maior que Itaipu e, por isso, na construção da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessário para erguer Itaipu.
    Potência instalada: Três Gargantas - 22,4 mil MW Itaipu - 14 mil MW São 32 turbinas de Três Gargantas contra apenas 20 da hidrelétrica brasileira.
    Vazão média: Três Gargantas - 7 mil m3/s Itaipu - 8 mil m3/s Acontece que o rio Yang Tsé possui uma vazão de água menor que a do rio Paraná.
    Produção anual (2009): Três Gargantas - 80 bilhões de kWh Itaipu - 90 bilhões de kWh A consequência é que (***) Superinteressante, fevereiro de 2011. O final do texto foi intencionalmente retirado e substituído por asteriscos entre parênteses. Trata-se de uma consequência lógica que pode ser feita a partir das informações contidas no texto.

    Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequência:
  • 8 - Q33671.   Redação Oficial - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que devem ser observadas na Redação Oficial:
  • 9 - Q33684.   Atualidades - Nível Médio - Técnico de Administração - DPE PR - PUC-PR - 2012
  • Leia a seguinte notícia:

    Paraná terá maior área de (***) da história

    Faltando 12 dias para o início da safra de verão 2012/13, o Paraná deve registrar área recorde destinada ao plantio de (***). De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado na tarde desta segunda-feira (3), a oleaginosa deve ocupar 4,57 milhões de hectares, área 3,9% maior em relação à temporada passada – 4,4 milhões de hectares. A explicação para o crescimento está na cotação recorde de R$ 75 por saca do grão. “A opção por este produto é quase que natural em função da liquidez e da perspectiva do preço se manter firme", explica a secretário Norberto Ortigara. Com o crescimento da área, a produção estadual tem potencial para 14,99 milhões de toneladas - 38,5% a mais que em 2011/12. O recorde paranaense é a safra 2010/11 quando chegou a 15,3 milhões de toneladas. “Se o clima for favorável, podemos alcançar a produção de dois anos atrás", complementa Ortigara. Ainda segundo o executivo, os agricultores paranaenses já comercializaram de forma antecipada 20% da safra para aproveitar os bons preços. Números da consultoria Safras e Mercado apontam que 26% da produção do estado estão negociadas no mercado futuro. Gazeta do Povo, 03/09/2012. O nome do produto a que a notícia se refere foi retirado do texto e substituído por parênteses com asteriscos.

    Com base nas informações contidas no texto e nos seus conhecimentos sobre a agricultura paranaense, assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome do produto em questão: