Questões de Concursos DPE RO

Resolva Questões de Concursos DPE RO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 33884.   Legislação Estadual - Legislação Estadual de Rondônia - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • À Defensoria Pública do Estado é assegurada autonomia funcional, administrativa, financeira e iniciativa de sua proposta orçamentária, nos termos da lei. Nesse sentido, de acordo com a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, cabe- lhe especialmente:
  • 2 - Questão 33866.   Informática - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • Em seu computador de mesa (desktop), Thiago abriu a página inicial de um site de notícias e gostaria de salvá-la de alguma forma, já que esse tipo de página muda constantemente. A página contém textos e fotos. Thiago gostaria de poder abrir essa página mesmo quando desconectado da Internet. No Google Chrome, a maneira correta de fazer isso é:
  • 3 - Questão 33855.   Direito Processual Civil - Direito Processual Civil CPC 1973 - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • Maria viveu em união estável com Joaquim por 10 anos e teve dois filhos desta relação, ainda menores de idade. Maria pretende propor uma ação para ver reconhecida judicialmente esta relação familiar. Ocorre que Joaquim faleceu antes do ajuizamento da ação. Nesse sentido, poderá Maria:
  • 4 - Questão 33844.   Português - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • TEXTO 1 - História Dos Medicamentos Genéricos No Brasil

    O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.
    Atualmente temos mais de 21 mil apresentações, sendo possível tratar, com medicamentos genéricos, a maioria das doenças conhecidas.
    Absolutamente seguros e eficazes, além de mais baratos que os chamados medicamentos inovadores, os genéricos, ao longo destes anos, trouxeram uma nova realidade para os consumidores do país, principalmente no que diz respeito à qualidade. (Associação Brasileira de Genéricos)

    “O programa de medicamentos genéricos (1), criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787(2), se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei (3), os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas (4)."

    Considerando os termos sublinhados e numerados, são complementos dos termos anteriores:
  • 5 - Questão 33873.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • No departamento de contabilidade de certa empresa trabalham 1 homem e 4 mulheres. O diretor do departamento pretende escolher por sorteio duas dessas pessoas para trabalhar com um novo cliente.

    A probabilidade de que as duas pessoas sorteadas sejam mulheres é de:
  • 6 - Questão 33867.   Informática - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • Thiago está preparando um documento no MS Word que contém uma espécie de calendário, preenchido com informações sobre a escala de atendimento da sua equipe, como mostrado a seguir.

                S       T         Q             Q         S          S             D
                         1          2              3         4           5             6
                7       8       Thiago       10        11       Thiago       13
               14     15        16         Carlos   João     Carlos        20
               21   Carlos    23            24        25         26           27
               28     29       Maria        João

    Para conseguir esse efeito no MS Word 2010 rapidamente, o recurso de edição mais adequado é a inserção de:
  • 7 - Questão 33846.   Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • Para que uma pessoa possa exercer qualquer mandato eletivo, é necessário que preencha alguns requisitos previstos na Constituição da República. Dentre eles, encontra-se a exigência de que:
  • 8 - Questão 33877.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • O avô de João fará 90 anos e no dia do aniversário, como presente, João dará ao seu avô exatamente 90 bombons. Os bombons preferidos do avô de João são vendidos em caixas com 6 bombons e em caixas com 8 bombons.

    O menor número possível de caixas de bombons que João poderá comprar é:
  • 9 - Questão 33885.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • A ocupação dos Vales do Guaporé e do Madeira durante o século XVIII e XIX apresentou características antagônicas. Enquanto o Vale do Guaporé entrou em decadência no século XIX em função da crise mineradora, o Vale do Madeira iniciou um período de prosperidade econômica e aumento demográfico, que pode ser justificado pela:
  • 10 - Questão 33888.   Conhecimentos Específicos - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Médio - Técnico Administrativo - DPE RO - FGV - 2015
  • Durante o processo de União Ibérica (1580/1640), Portugal avançou o seu território na América, resultando na transformação do espaço físico brasileiro que passou a ser continental. Assim foi possível a ocupação da região norte e, especificamente, a área do atual Estado de Rondônia. Tal processo de ocupação de Rondônia se deu pela presença dos jesuítas na região, buscando a catequização dos indígenas. Acerca da conquista territorial de Rondônia entre os séculos XVII e XVIII, um outro grupo responsável por esse processo foi: