Questões de Concursos DPF

Resolva Questões de Concursos DPF Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 34271.   Direito Penal - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • No que concerne a infração penal, fato típico e seus elementos,formas consumadas e tentadas do crime, culpabilidade, ilicitude e imputabilidade penal, julgue o item que se segue.

    O peculato é conceituado doutrinariamente como crime funcional impróprio ou misto, porquanto na hipótese de não ser praticado por funcionário público, opera tipicidade relativa, passando a constituir tipo penal diverso.
  • 2 - Questão 34261.   Informática - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • Acerca de noções de informática, julgue o item a seguir.
  • Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como o Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet message access protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso.
  • 3 - Questão 34260.   Informática - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • Acerca de noções de informática, julgue o item a seguir.
  • Considere que um usuário disponha de um computador apenas com Linux e BrOffice instalados. Nessa situação, para que esse computador realize a leitura de um arquivo em formato de planilha do Microsoft Office Excel, armazenado em um pendrive formatado com a opção NTFS, será necessária a conversão batch do arquivo, antes de sua leitura com o aplicativo instalado, dispensando-se a montagem do sistema de arquivos presente no pendrive.
  • 4 - Questão 34288.   Administração Pública - Organização da Administração Pública - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • Com relação à legislação que disciplina os convênios no âmbito da União, julgue os itens de 95 a 98.

    Termo de cooperação é um instrumento por meio do qual é ajustada a transferência de recursos financeiros de órgão da administração pública federal direta, de autarquia, de fundação pública, ou de empresa estatal dependente para outro órgão ou entidade integrante da estrutura administrativa da União, de estado, do DF ou de município.
  • 5 - Questão 34270.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • Suspeita-se de que um chefe de organização criminosa tenha assumido as despesas de determinado candidato em curso de preparação para concurso para provimento de vagas do órgão X. 
    P1: Existe a convicção por parte dos servidores do órgão X de que, se um chefe de organização criminosa pagou para determinado candidato curso de preparação para concurso, ou o chefe é amigo de infância do candidato ou então esse candidato foi recrutado pela organização criminosa para ser aprovado no concurso;
    P2: Há, ainda, entre os servidores do órgão X, a certeza de que, se o candidato foi recrutado pela organização criminosa para ser aprovado no concurso, então essa organização deseja obter informações sigilosas ou influenciar as decisões do órgão X.
    Diante dessa situação, o candidato, inquirido a respeito, disse o seguinte:

    P3: Ele é meu amigo de infância, e eu não sabia que ele é chefe de organização criminosa;
    P4: Pedi a ele que pagasse meu curso de preparação, mas ele não pagou.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.
    A negação da proposição P4 é equivalente a “Não pedi a ele que pagasse meu curso, mas ele pagou”.
  • 6 - Questão 34292.   Direito Administrativo - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • No que se refere às modalidades de licitação, à possibilidade de contratação direta mediante dispensa e inexigibilidade e aos contratos da administração pública, julgue o item que se segue.

    Para o julgamento das propostas de pregão eletrônico para a aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, serão fixados critérios objetivos que permitam aferir o menor preço ou a melhor técnica. Além disso, deverão ser considerados os prazos para a execução do contrato e do fornecimento, as especificações técnicas, os parâmetros mínimos de desempenho e de qualidade e as demais condições definidas no edital.
  • 7 - Questão 34274.   Direito Penal - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • Julgue o item subsequente, relativo à aplicação da lei penal e seus princípios.
    A contagem do prazo para efeito da decadência, causa extintiva da punibilidade, obedece aos critérios processuais penais, computando-se o dia do começo. Todavia, se este recair em domingos ou feriados, o início do prazo será o dia útil imediatamente subsequente.
  • 8 - Questão 34256.   Redação Oficial - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue o item seguinte.

    A formalidade de tratamento empregada para se dirigir ao destinatário de uma comunicação oficial varia de acordo com a relação existente entre quem a expede e quem a recebe. Isso equivale a dizer que a hierarquia presente entre os interlocutores é determinante para a escolha adequada dos pronomes de tratamento adotados no texto.
  • 9 - Questão 34314.   Contabilidade Pública - Nível Superior - Perito Criminal - DPF - CESPE - 2013
  • A respeito do orçamento público, das receitas e despesas públicas e das variações por elas provocadas no patrimônio, julgue o item seguinte.

    Uma prefeitura municipal que efetuou o registro do recebimento da receita corrente de dívida ativa no exercício de 2010, referente aos valores pagos pelo credor, contabilizou uma mutação patrimonial ativa.