Questões de Concursos EBSERH

Resolva Questões de Concursos EBSERH Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 5795.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - EBSERH - IADES - 2013
  • A equipe de enfermagem tem papel fundamental no trabalho da Vigilância Epidemiológica (VE) que é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança, nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Portanto, constitui-se ainda, em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde como também para a normatização de atividades técnicas correlatas. Função, esta, dos gestores competentes. Assinale a alternativa que caracteriza uma função da Vigilância Epidemiológica.
  • 2 - Questão 59530.   Enfermagem - Legislação em Saúde - Nível Superior - Enfermeiro - EBSERH - CESPE - 2018
  • Acerca da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

    Apoiar e estimular a adoção da estratégia saúde da família como forma prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica consistem em responsabilidades restritas às esferas de governo estadual e municipal.
  • 4 - Questão 46746.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • A saliva desempenha papel importante na prevenção da cárie dental. Assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 46732.   Odontologia - Odontologia Pré Clínica - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • O nervo mandibular é o terceiro ramo do nervo trigêmeo e responsável pela inervação sensitiva e motora de grande parte do sistema estomatognático. Com base no exposto, assinale a alternativa que não condiz com uma área inervada pelo nervo mandibular.
  • 7 - Questão 34478.   Português - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2016
  • Texto

    Setenta anos, por que não?

          Acho essa coisa da idade fascinante: tem a ver com o modo como lidamos com a vida. Se a gente a considera uma ladeira que desce a partir da primeira ruga, ou do começo de barriguinha, então viver é de certa forma uma desgraceira que acaba na morte. Desse ponto de vista, a vida passa a ser uma doença crônica de prognóstico sombrio. Nessa festa sem graça, quem fica animado? Quem não se amargura?
          [...]
          Pois se minhas avós eram damas idosas aos 50 anos, sempre de livro na mão lendo na poltrona junto à janela, com vestidos discretíssimos, pretos de florzinha branca (ou, em horas mais festivas, minúsculas flores ou bolinhas coloridas), hoje aos 70 estamos fazendo projetos, viajando (pode ser simplesmente à cidade vizinha para visitar uma amiga), indo ao teatro e ao cinema, indo a restaurante (pode ser o de quilo, ali na esquina), eventualmente namorando ou casando de novo. Ou dando risada à toa com os netos, e fazendo uma excursão com os filhos. Tudo isso sem esquecer a universidade, ou aprender a ler, ou visitar pela primeira vez uma galeria de arte, ou comer sorvete na calçada batendo papo com alguma nova amiga.
          [...]
          Não precisamos ser tão incrivelmente sérios, cobrar tanto de nós, dos outros e da vida, críticos o tempo todo, vendo só o lado mais feio do mundo. Das pessoas. Da própria família. Dos amigos. Se formos os eternos acusadores, acabaremos com um gosto amargo na boca: o amargor de nossas próprias palavras e sentimentos. Se não soubermos rir, se tivermos desaprendido como dar uma boa risada, ficaremos com a cara hirta das máscaras das cirurgias exageradas, dos remendos e intervenções para manter ou recuperar a “beleza”. A alma tem suas dores, e para se curar necessita de projetos e afetos. Precisa acreditar em alguma coisa.

    (LUFT, Lya. In: http://veja.abril.com.br. Acesso em 18/09/16)
  • No último parágrafo do texto, a repetição da conjunção “Se”, no início de algumas orações, representa uma ênfase ao valor semântico de:
  • 8 - Questão 6215.   Sus - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2013
  • Segundo o Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011, conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde é a definição de:
  • 9 - Questão 59545.   Enfermagem - Legislação Federal - Nível Superior - Enfermeiro - EBSERH - CESPE - 2018
  • À luz do Código de Ética e Conduta da EBSERH, julgue o item que se segue.

    Serão assegurados total sigilo e confidencialidade das informações à pessoa que entrar em contato com a Comissão de Ética da EBSERH pelos canais de comunicação da Internet para relatar descumprimento de conduta ética dos empregados da empresa.
  • 10 - Questão 6214.   Sus - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2013
  • Sobre a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, que define funcionamento dos conselhos de saúde, assinale a alternativa incorreta: