Questões de EBSERH Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de EBSERH com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 159720. Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2013

De acordo com o raciocínio lógico matemático, pode- se afirmar que a disjunção entre duas proposições compostas (p v q) é equivalente a:

2Questão 474349. Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens que se seguem, referentes a primeiros socorros e urgências em práticas físicas e esportivas. O objetivo fundamental dos primeiros socorros é o de tratamento imediato do acidentado a fim impedir o agravamento de lesões e, com isso, diminuir a demanda de atendimentos hospitalares.

3Questão 46736. Odontologia, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, Ensino Superior, 2017

Dentre os princípios cirúrgicos descritos na literatura, a incisão é uma manobra fundamental para o acesso adequado à área a ser operada. Com base nas técnicas de incisão, assinale a alternativa que cita o nome do acesso que é realizado acima da linha muco-gengival da arcada superior e possui duas incisões relaxantes laterais.

4Questão 62430. Medicina, Biomédico, EBSERH, Ensino Superior, 2018

Julgue o item subsequente, a respeito da virologia médica.

A rubéola é uma doença autolimitada leve, que não necessita de tratamento específico na maioria dos casos, exceto no período de gravidez, pois essa enfermidade pode provocar anomalias no feto e até aborto espontâneo.

5Questão 327139. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.

6Questão 5788. Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, IADES, Ensino Superior, 2013

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), faz parte da estrutura central do Ministério da Saúde (MS) e tem como competência:

7Questão 46703. Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, Ensino Superior, 2017

Texto associado.
    Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
   Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
    Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
     - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
   Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
    - Bom rapaz. Bom rapaz.
    Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
 
Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
Ao longo do texto a visão que o narrador tem de si é alternada com o modo pelo qual os outros o veem. Assim, percebe-se que o rótulo de “Bom rapaz. Bom rapaz.” (6º§) deve-se ao fato de o narrador:

8Questão 480308. Farmácia, Fisiologia Humana, Farmacêutico, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito das doenças eritrocitárias, julgue os itens subsequentes. A anemia meloftísica está associada à substituição parcial ou não da medula óssea por, entre outros, carcinoma metastático, mieloma múltiplo, leucemia, linfoma; e o achado característico no sangue é a quantidade variada de eritroblastos e neutrófilos imaturos.

9Questão 98879. Português, Crase, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2013

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I.Há um conflito, pois as ideias dele vão __________ minhas.
II.O doutor não estava ___________ do caso.

10Questão 474150. Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, concernentes à ética profissional. O dever de vigilância no atendimento e nos cuidados prestados aos usuários do setor de saúde significa a obrigação do profissional de zelar pelos materiais específicos do trabalho e pela melhor organização de banco de dados referente aos prontuários médicos.