Questões de EMBRAPA - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de EMBRAPA com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 654088 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

Pesquisas em nanomateriais estão na ponta do rápido desenvolvimento da nanotecnologia. Suas propriedades, que dependem de seus tamanhos, abrem novas perspectivas em muitas áreas da atividade humana. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

O núcleo de uma nanopartícula pode ter diversas camadas e ser multifuncional. Pode, por exemplo, combinar propriedades magnéticas e luminescentes ao mesmo tempo.

2 Questão 600993 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

No tocante a epidemiologia das doenças vegetais, julgue os itens que se seguem.

Nas doenças policíclicas (isto é, com padrão juros compostos), a redução do inóculo inicial (sanitização) tem um impacto maior na redução dos níveis finais de doença que nas doenças monocíclicas (isto é, com padrão juros simples).

4 Questão 593060 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

Na área de empacotamento de alimentos, nanomateriais estão sendo desenvolvidos para assegurar melhor proteção dos alimentos contra fatores externos mecânicos, térmicos e microbiológicos. Nesse último aspecto, um dos problemas de segurança encontrados na indústria de alimentos é a contaminação da superfície de equipamentos e pacotes por bactérias e fungos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Nanoferramentas, como microscópios de força atômica, podem auxiliar na quantificação de microrganismos aderidos à superfície de pacotes e equipamentos da indústria de alimentos.

5 Questão 394917 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE, 2005

Quando o poder público, compulsoriamente, retira ou restringe direitos dominiais privados ou sujeita o uso de bens particulares a uma destinação de interesse público, ocorre a intervenção na propriedade privada, que tem fundamento na necessidade ou na utilidade pública, ou no interesse social. Quanto a esse tema, julgue os itens que se seguem. Em nenhuma hipótese os bens públicos são passíveis de desapropriação.

6 Questão 654376 | Química, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

Julgue os itens seguintes, relativos a regras de misturas para materiais compósitos.

As chamadas regras de mistura determinam como as propriedades dos compósitos podem ser obtidas a partir das propriedades das suas fases constituintes.

7 Questão 600962 | Agronomia, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

O inseto tamanduá da soja, tanto na fase larval como na fase adulta, tem causado sérios prejuízos à cultura da soja em vários estados brasileiros. Acerca do controle desse inseto, julgue o item a seguir.

A rotação de culturas é umas das medidas menos indicadas para o controle do tamanduá da soja, pelo fato de esse inseto ser polífago e se esconder durante o dia nas plantas hospedeiras ao redor da lavoura de soja.

8 Questão 380511 | Biologia, Biossegurança, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

O desenvolvimento de plantas transgênicas, desde a manipulação de genes em laboratório até a chegada ao mercado, passa por várias etapas fundamentais. Julgue o item abaixo a respeito desse assunto.

As etapas fundamentais podem ser descritas, resumidamente, da seguinte forma: disponibilização da característica (do gene), introdução do gene na planta de interesse, obtenção do evento, introdução nos programas de melhoramento, produção de sementes, e lançamento das sementes no mercado. Após a obtenção do evento, paralelamente, são iniciadas as etapas de propriedade intelectual e biossegurança.

9 Questão 378980 | Biologia, Botânica, Pesquisador III, EMBRAPA, CESPE, 2006

O feijão e a soja não expressam perda de vigor em decorrência da endogamia. Cebola, centeio e girassol são espécies consideradas tolerantes à endogamia quando comparadas ao milho e à alfafa, que expressam profunda perda de vigor em razão da endogamia. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Endogomia e heterose, esta última definida como aumento de vigor decorrente do acasalamento entre indivíduos contrastantes, em milho híbrido, pode afetar altura, produtividade e tamanho da espiga.

10 Questão 380363 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE, Ensino Superior, 2006

Os principais fatores que afetam a evolução da resistência de artrópodes a inseticidas têm sido agrupados em genéticos, bioecológicos e operacionais. Acerca desses fatores, julgue o item a seguir.

Os fatores genéticos e bioecológicos são de difícil manipulação para o manejo da resistência, porém de grande importância na avaliação de potencial de risco da resistência. Assim, os fatores operacionais são mais utilizados pelo fato de serem mais facilmente manipulados pelo homem na implementação de estratégias de manejo da resistência.