← Início

Questões de Concursos - EMBRAPA - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - EMBRAPA - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Nanofitas são estruturas, comumente obtidas a partir de óxido de estanho, com largura e espessura em escala nanométrica. No que se refere a nanofitas, julgue os itens que se seguem.

O comprimento das nanofitas pode ser de alguns micrômetros.

Acerca de nanocompósitos, julgue os seguintes itens.

A técnica de preparação de nanocompósitos poliméricos conhecida como polimerização em emulsão envolve um iniciador solúvel na fase contínua, geralmente aquosa, um surfactante e monômeros pouco solúveis na fase contínua. Esses monômeros se encontram sob forma de gotas, estabilizadas na fase contínua pelo surfactante.

Pontos quânticos são nanocristais semicondutores com propriedades ópticas e elétricas únicas. Julgue os itens subseqüentes, que se referem a pontos quânticos.

Uma das grandes preocupações relacionadas à contaminação do meio ambiente por pontos quânticos refere-se principalmente à composição de seu componente central.

A qualidade e a segurança final de um produto estão relacionadas às características químicas, físicas, bioquímicas e microbiológicas da matéria-prima empregada. Considerando que as matériasprimas utilizadas nos diferentes processos agroindustriais devem ser caracterizadas antes de seu processamento, julgue os itens a seguir.

Para produtos destinados à fritura, os teores de açúcares nãoredutores e de matéria seca são importantes. Os açúcares não-redutores reagem com aminoácidos livres ou com um grupo amina livre de um aminoácido que é parte de uma cadeia protéica, o que provoca o escurecimento do produto, reação conhecida como reação de Maillard.

O processo de craqueamento de óleos e gorduras consiste em quebrar as suas moléculas, produzindo água, monóxido de carbono, dióxido de carbono e uma mistura de compostos orgânicos. Julgue os próximos itens, relativos a esse processo.

Os gases oriundos da queima de combustível necessária para operar uma planta de craqueamento, em sua maioria vapor de água e óxidos de carbono, apesar de estarem em altas temperaturas, não possuem energia suficiente que permita o seu aproveitamento energético.

Considerando as normas orçamentárias no Brasil, julgue os itens que se seguem. Pelo regime contábil adotado no Brasil, na execução orçamentária, são computadas em cada exercício financeiro as receitas lançadas e as despesas compromissadas.

O processo de craqueamento de óleos e gorduras consiste em quebrar as suas moléculas, produzindo água, monóxido de carbono, dióxido de carbono e uma mistura de compostos orgânicos. Julgue os próximos itens, relativos a esse processo.

A fase orgânica obtida no processo de craqueamento de um óleo ou de uma gordura é constituída por hidrocarbonetos.

A interseção da biologia com a nanotecnologia apresenta numerosas oportunidades tanto em ciência quanto em tecnologia. Considerando-se as perspectivas de pesquisas nessa interseção, vislumbram-se desde a inserção de nanoferramentas sintéticas dentro de sistemas biológicos até a extração e a reconstituição de subsistemas celulares para uso em equipamentos sintéticos e híbridos. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

A ferramenta biotecnológica ideal teria de ter uma interface com o processo biomolecular apropriado, que permitisse a introdução do estímulo e levasse a respostas com resolução temporal e espacial, afetando a viabilidade e a funcionalidade celular.

Julgue os itens seguintes, relativos a regras de misturas para materiais compósitos.

As chamadas regras de mistura determinam como as propriedades dos compósitos podem ser obtidas a partir das propriedades das suas fases constituintes.

Nanopartículas de diferentes tamanhos e formas são produzidas por meio de diferentes vias. Porém, diferentes vias de produção geram nanopartículas com distintos comportamentos de dissolução. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Existem vias de produção que levam à incorporação de contaminantes, de que é exemplo a dislocação estrutural.