← Início

Questões de Provas - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Julgue os itens que se seguem, a respeito de controle externo e interno. Cabe ao controle externo exercido pelos tribunais de contas apurar a legalidade dos atos de que resultem a previsão da receita e a fixação da despesa.
Julgue os itens subsequentes, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto. A existência de um hiato do PNB indica que a economia está no interior da fronteira de possibilidades de produção; um pequeno hiato indica que há evolução decrescente de produção e, nesse caso, tem-se uma recessão.
Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue os itens subsequentes. Enquanto o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), relativo ao período 1964-1966, e o Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), relativo ao período 1968-1970, eram documentos sem caráter legal que traduziam objetivos do Poder Executivo, o Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) foi convertido em lei, após tramitação e aprovação no Congresso Nacional.
Julgue os próximos itens, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Como forma de repreender a corrupção e o nepotismo, que são características do modelo patrimonialista, a administração pública burocrática está embasada na presença de normas e rigidez de procedimentos.
A respeito da evolução da administração pública brasileira, julgue os próximos itens. Durante o governo de Getúlio Vargas, implementou-se a chamada reforma burocrática, que buscava fortalecer a meritocracia e a profissionalização na gestão pública.
Julgue os itens a seguir à luz do que dispõe a Constituição Federal de 1988 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). No texto constitucional, a saúde foi tratada separadamente da seguridade social, a qual compreende a previdência e a assistência social.
Julgue os itens subsecutivos a respeito de tecnologia da informação (TI) na administração pública. O plano plurianual (PPA) contempla o conjunto de políticas públicas do governo por um período de quatro anos e o caminho para viabilizar as metas.
Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue os itens subsequentes. O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek deu início ao denominado processo de substituição de importações: aumentar a produção doméstica de bens duráveis e de capital, como resultado do forte investimento nos setores de infraestrutura básica e manufatureira.
Em relação à história e ao desenvolvimento das políticas públicas e de saúde no Brasil, julgue os itens a seguir. A reforma sanitária nasceu em pleno regime militar e teve seu apogeu na VII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, reivindicando questões como o fortalecimento e a expansão do setor público da saúde.
Considerando que a compatibilização entre os projetos de arquitetura, de estruturas e de instalações busca identificar as interferências entre si e visa apresentar soluções para eliminar as eventuais incompatibilidades, julgue os itens a seguir, relativos a esse tema. A compatibilização dos projetos de arquitetura e de instalações ocorre em cada uma das fases de projeto, desde o estudo preliminar, o anteprojeto e o projeto legal.