Questões de Concursos EPCAR

Resolva Questões de Concursos EPCAR Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 18438 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2013
  • Um ônibus percorre, na estrada, 9 km com 1 litro de combustível. O motorista desse ônibus realizou uma viagem de 551 km. Ao sair do local de origem da viagem, o ponteiro marcador de combustível do ônibus indicava 6/8 o tanque. Após o motorista percorrer 225 km, o ponteiro marcador de 1 combustível do ônibus indicou 1/2 tanque. Com base nessa situação, é correto afirmar que, ao chegar no destino proposto, a quantidade de combustível restante no tanque do ônibus estava entre:
  • 2 - Questão 18444 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2011
  • Mateus ganhou 100 g de “bala de goma”. Ele come a mesma quantidade de balas a cada segundo. Ao final de 40 minutos ele terminou de comer todas as balas que ganhou. Lucas ganhou 60 g de “bala delícia”, e come a mesma quantidade de balas a cada segundo. Ao final de 1 hora, ele terminou de comer todas as balas. Considere que eles começaram a comer ao mesmo tempo. Com base nessa situação, é FALSO afirmar que
  • 3 - Questão 18434 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2013
  • Leila foi avisada em dezembro de 2012, que a mensalidade escolar de seus filhos para 0 ano de 2013 teria um aumento de 80%. Ela não concordou com 0 aumento e procurou 0 PROCON que, após analisar o caso, determinou que a escola reduzisse este último valor em 30%. A escola acatou a decisão do PROCON. Além disso, como Leila tem 3 filhos matriculados, a escola decidiu lhe dar 10% de desconto nas mensalidades de cada um de seus filhos. Dessa forma, 0 aumento da mensalidade escolar dos filhos da Leila do ano de 2012 para 0 ano de 2013 passou a ser, em percentual, um número compreendido entre:
  • 4 - Questão 18436 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2013
  • Três pessoas, X, Y e Z tinham a mesma quantia em reais. X, de início, gastou 99 reais. Y deu uma parte de sua quantia para Z, e o dobro dessa parte, para X. Com essas novas quantias em reais, as três pessoas saíram para as compras e X gastou o quadrado da diferença entre 4 reais e o que Y havia dado para Z. Y e Z gastaram, cada uma, a diferença entre o quadrado do que Y havia dado a Z e 4 reais. Após esses gastos, a soma das quantias de X e Z era igual ao dobro da de Y.
  • 5 - Questão 18442 - Matemática - Nível Médio - Aspirante da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2014
  • Um escritório de engenharia foi contratado para desenhar um projeto de construção de uma praça. Para a execução do projeto, deverão ser atendidas as seguintes condições:

    A praça será em forma de um triângulo escaleno;
    As medidas dos lados da praça são números inteiros;
    A medida do maior lado é o dobro da medida do menor lado;
    O perímetro da praça é 120 metros.

    O número de projetos que poderão ser executados, atendendo às condições acima, é x. O número x é
  • 6 - Questão 18446 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2011
  • A quantidade de suco existente na cantina de uma escola é suficiente para atender o consumo de 30 crianças durante 30 dias.

    Sabe-se que cada criança consome, por dia, a mesma quantidade de suco que qualquer outra criança desta escola. Passados 18 dias, 6 crianças tiveram que se ausentar desta escola por motivo de saúde. É correto afirmar que, se não houver mais ausências nem retornos, a quantidade de suco restante atenderá o grupo remanescente por um período de tempo que somado aos 18 dias já passados, ultrapassa os 30 dias inicialmente previstos em:
  • 7 - Questão 18437 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2013
  • O número de alunos do CPCAR que se inscreveu para um desafio de matemática na EPCAR, realizado anualmente, foi, nos anos de 2009, 2010 e 2012, respectivamente igual a 5, 6 e 20.

    Os professores da EPCAR perceberam que o número de alunos que se inscreveu para esse desafio cresceu, de maneira que a diferença entre o número de alunos dos anos (x + 2) e x é diretamente proporcional ao número de alunos do ano (x + 1). Se y é 0 número de alunos do CPCAR que se inscreveu nesse desafio em 2011, então a soma dos divisores naturais de y é:
  • 9 - Questão 18450 - Matemática - Nível Superior - Cadete da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2011
  • Sr. Luiz pretende dividir a quantia x reais entre seus netos. Observou que se der 50 reais para cada um lhe faltarão 50 reais e se der 40 reais para cada um, lhe sobrarão 40 reais. Com base nisso, é correto afirmar que:
  • 10 - Questão 18440 - Matemática - Nível Médio - Aspirante da Aeronáutica - EPCAR - FAB - 2014
  • Juntamente com o Governador de um Estado, foram para uma reunião 4 Prefeitos. Cada Prefeito levou 4 Secretários e cada Secretário levou 4 Vereadores. Sabendo-se que nessa reunião não houve participação de mais nenhuma pessoa, então, o número T, total de participantes, é múltiplo de