Questões de Concursos EsFCEx

Resolva Questões de Concursos EsFCEx Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q18914.   Português - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014
  • Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    (    ) A composição é caracterizada como um processo de formação de palavras em que o vocábulo criado possui significado único e constante.
    (    ) A derivação é um processo de formação de palavras a partir da combinação de afixos a outras palavras classificadas como primitivas.
    (    ) As palavras livraria, padaria, reter, dentista e muralha são exemplos que servem para ilustrar o processo de formação por derivação sufixal.
  • 2 - Q18791.   História - Nível Superior - Aluno - EsFCEx - EB - 2012
  • Analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

    I. A Constituição brasileira de 1824, esquivando-se do federalismo, estabeleceu o sistema monárquico unitário para o País.
    II. A Confederação do Equador, cujo centro de gravidade foi a Província de Pernambuco em 1824, foi um movimento de reação ao processo de centralização comandado por D. Pedro I.
    III. A Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador, foi facilmente aceita pelas regiões, pois eram frágeis as aspirações localistas naquele contexto político da história brasileira.
  • 3 - Q52863.   Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • A “Quadriga”, esquema proposto por Nicolau de Lira, tomou-se o método padrão de interpretação da Bíblia na Idade Média. Conhecida também como o “Método de Interpretação dos quatro lados”. Na Idade Média, os estudiosos da Bíblia achavam que o texto bíblico tinha pelo menos quatro sentidos. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 

    1. Tropológico
    2. Anagógico
    3. Literal
    4. Indutivo
    5. Analítico
    6. Devocional
    7. Alegórico 

    ( ) O sentido pelo qual o texto bíblico poderia ser tomado por seu valor aparente.
    ( ) Interpretava certas passagens bíblicas com a finalidade de criar declarações doutrinárias. Essas passagens tinham a tendência de ser obscuras ou de possuir um sentido literal que, por razões teológicas, era inaceitável aos olhos dos seus leitores. 
    ( ) Interpretava as passagens com a finalidade de gerar uma orientação ética para a conduta cristã.
    ( ) Interpretava as passagens com o objetivo de indicar os fundamentos da esperança cristã, apontando na direção do futuro cumprimento das promessas divinas na Nova Jerusalém.
  • 4 - Q52859.   Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Para Goppelt, de acordo com o credo mais antigo da Igreja Palestinense, Jesus: 
  • 5 - Q52886.   Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Os vocábulos arvoredo, boiada, folhagem e velame possuem sufixos utilizados para indicar abundância, aglomeração ou coleção.
    ( ) Os sufixos -ame, -ata, e -nte são empregados na formação de nomes que indicam ação, estado ou qualidade, a exemplo dos vocábulos gravame, passeata e ouvinte.
    ( ) Os sufixos -ato, -eno, -eta e -ico são empregados para formar palavras que designam nomes de naturalidade, como maiato e madrileno, lisboeta e brasílico por exemplo. 
  • 6 - Q18889.   Direito Administrativo - Nível Superior - Aluno - EsFCEx - EB - 2013
  • A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação é denominada.
  • 7 - Q18800.   Português - Nível Superior - Aluno - EsFCEx - EB - 2012
  • Em que sentença ocorre uma metáfora?
  • 8 - Q52877.   Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • São palavras cognatas:
    I - “fugir” e “fugaz”
    II - “digital” e “dedal”
    III - “feroz” e “feracidade” 
  • 10 - Q18923.   Inglês - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014
  • Choose the alternative that correctly completes the sentences below:

    My car wasn‟t big enough, so, I needed a ________ one. My new car is______ and __________ than the one I had. It is _________ car in the world.