Questões de Concursos FHS SE

Resolva Questões de Concursos FHS SE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 40531.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Acerca da enfermagem em situações de emergência, julgue o item.

    A eutanásia passiva ou indireta consiste na morte do paciente em situação de terminalidade por não se iniciar ação ou pela interrupção de medida extraordinária, com o objetivo de reduzir as dores e os sofrimentos.
  • 2 - Questão 40510.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Julgue o item, acerca de esterilização de materiais e equipamentos.

    Os invólucros utilizados para empacotar materiais em autoclave são os filmes de poliamida transparente e o papel de grau cirúrgico.
  • 3 - Questão 40524.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Acerca de urgência e emergência hospitalar e da administração de enfermagem, julgue o item seguinte.

    Segundo os requisitos estabelecidos para a classificação dos hospitais que integram os sistemas de referência, hospital tipo 1 é aquele que conta com recursos tecnológicos e humanos adequados ao atendimento de urgência e emergência, de natureza clínica e cirúrgica, nas áreas de pediatria, traumato-ortopedia ou cardiologia.
  • 4 - Questão 40553.   Direito Sanitário - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • O SUS possui objetivos, atribuições, doutrinas, competências e princípios que regem a sua organização. Com relação a esse tema, julgue o item seguinte.

    São os princípios da direção única e da centralização do SUS, previstos em sua legislação, que garantem, em grande medida, a racionalidade sistêmica e a unidade do SUS em todo o território nacional.
  • 5 - Questão 40565.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Julgue o item a seguir, no que diz respeito ao tema da integração no entorno sul-americano do Brasil.

    As fricções que emergem do processo de integração sul- americano expõem diferentes projetos políticos, sociais e econômicos das esquerdas no poder na região, muito diferenciadas e com projetos muito distintos em cada país.
  • 6 - Questão 40470.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Os conjuntos de conhecimentos formados pelas profissões são colocados a serviço do homem, como um indivíduo ou como parte de uma comunidade, buscando-se a excelência da prática. Aqueles que estão sujeitos às ações dos profissionais devem ser protegidos da negligência, da imperícia, das omissões ou de outras falhas que poderiam advir da relação instituída. A enfermagem, como profissão, tem o próprio corpo de conhecimentos constituído, e o exercício da profissão deve estar pautado em princípios éticos e normas legais. Com relação a esse tema, julgue o item subsequente.

    O enfermeiro tem o direito de recusar-se a executar uma prescrição medicamentosa em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.
  • 7 - Questão 40481.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

    O líder transacional é capaz de identificar valores comuns entre os liderados, é comprometido, tem visão a longo prazo, busca conhecer os efeitos futuros e delega poder.
  • 8 - Questão 40515.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • O serviço de enfermagem, constituído por uma equipe organizada, integrada por profissionais da área de enfermagem e outras áreas, com diversidade de atividades, requer, para a sua implementação, ações de supervisão em saúde, educação continuada que inclui processo de liderança e educação permanente em saúde, buscando o padrão de qualidade e eficácia desejado pela instituição que almeja ser eficiente. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

    A epidemia e a endemia são dois conceitos importantes no planejamento do serviço de enfermagem e saúde. Na endemia, há a ocorrência de certo número de casos controlados em determinada região. Na epidemia, observa-se o aumento do número de casos de determinada doença, muito acima do esperado e não restrito a uma região.
  • 9 - Questão 40528.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Acerca da enfermagem em situações de emergência, julgue o item.

    É compromisso ético e responsabilidade da enfermagem os cuidados ao paciente, a prestação de assistência segura, livre de riscos e danos, em harmonia e parceria com os demais membros da equipe de saúde do hospital, sendo obrigatórias medidas punitivas nas ocorrências iatrogênicas.
  • 10 - Questão 40488.   Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - FHS SE - CESPE - 2009
  • Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

    Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

    Devem-se monitorar a temperatura corporal no mínimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de redução da febre excessiva (como banho com água tépida).