Questões de Concursos - Funasa - Exercícios com Gabarito

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Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, “há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento.” (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:

O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:

A Lei Complementar no 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, determina, no seu Art. 7, que o resultado do Banco Central do Brasil, após constituição ou reversão de reservas, representa

A avaliação formativa é uma maneira de regular a ação pedagógica, direcionando-a para uma ação diferenciada. Quando isso ocorre, temos uma avaliação centrada no seguinte aspecto:

O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:

Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:

Dentre os órgãos abaixo, assinale aquele que NÃO integra o Poder Judiciário.

A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:

O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:

A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de: