← Início

Questões de Concursos - Fundação Hospitalar de Saúde SE - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Fundação Hospitalar de Saúde SE - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A Constituição de 1988 (CF) aumentou os direitos dos trabalhadores e regulou tal matéria em seu art. 7.º . Em uma empresa, cabe ao setor de pessoal/RH diversas atribuições, entre elas as concernentes ao gerenciamento das rotinas trabalhistas, daí a necessidade de os colaboradores que atuam nessa área deterem esse conhecimento. Com relação a esse assunto, com base na CF, julgue os itens a seguir. No último ano, foi aprovada a prorrogação da licença maternidade, para 180 dias, o que levou à alteração da CF, por ser de caráter obrigatório a concessão dessa licença por parte do empregador.
O exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador a percepção de adicional salarial. Acerca desse adicional por insalubridade, julgue os itens que se seguem. Em ambiente de trabalho caracterizado simultaneamente como tendo média e máxima insalubridade, o salário do trabalhador terá duplo acréscimo, equivalente à soma dos valores estipulados legalmente para a situação de médio e de máximo risco.
Acerca do direito previdenciário, julgue os itens que se seguem. Os juros de mora nas ações relativas à concessão de benefícios previdenciários incidem a partir do trânsito em julgado da decisão judicial que acolhe o pedido do segurado.
Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Durante a entrega de quimioterápicos, o profissional em questão deve deixar a bandeja com o medicamento na área externa ao laboratório de manipulação, pois esse local é uma área de risco químico, cujo símbolo é vermelho.
A respeito do direito do trabalho, julgue os itens seguintes. Em regra, é vedada a rescisão do contrato de trabalho durante a greve não abusiva, assim como a contratação de trabalhadores substitutos para a prestação dos serviços.
A respeito do direito processual do trabalho, julgue os itens seguintes. Uma ação rescisória que tenha como fundamento a violação de lei admite o reexame de fatos e provas do processo que originou a decisão rescidenda, desde que tal reexame seja elementar para a análise da ilegalidade alegada.
Acerca dos crimes contra a fé pública, julgue os itens subsequentes. É atípica a conduta de quem restitui à circulação cédula recolhida pela administração pública para ser inutilizada.
Acerca do direito previdenciário, julgue os itens que se seguem. As contribuições previdenciárias têm natureza tributária, sendo certo que os juros de mora, em ação de repetição de indébito de quantia indevidamente recolhida aos cofres da previdência social, incidem a partir da citação da fazenda pública.
No primeiro semestre de 2008, a Controladoria Geral da União finalizou os trabalhos de fiscalização de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais, como os da área de saúde. Foram identificados problemas de toda ordem, e a maior parte deles estava relacionada a condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos, prazos de validade de medicamentos vencidos e compra feita por preços superiores aos do Banco de Preços do Ministério da Saúde. Com relação a esse assunto, à importância do armazenamento para a conservação dos medicamentos e às concentrações adequadas dos mesmos, julgue os itens a seguir. Sabendo que as ampolas de estoque do almoxarifado do hospital contêm 6.000.000 UI, uma equipe de enfermagem solicitou envio de quantidade suficiente para 24 horas de tratamento com penicilina para um paciente que teria de receber 2.000.000 UI a cada 4 horas. Nessa situação, é correto afirmar que a equipe de enfermagem deverá receber 2 ampolas para o tratamento desse paciente.
No que se refere a cálculo de dose de medicamentos, julgue os itens que se seguem. O volume de 1,5 mL de uma solução comercial dessa substância de ciprofloxacina a 80 mg/mL contém 120 mg.