Questões de Concursos HC UFPR

Resolva Questões de Concursos HC UFPR Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 44114.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Em relação às doenças hemolíticas, é correto afirmar:
  • Questão 44084.   Medicina - Cardiologia e Alterações Vasculares - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Paciente masculino de 35 anos admitido no PS deambulando com dificuldade, confuso, sem familiares para relatar sobre medicações, drogas ilícitas e doenças prévias. Na avaliação inicial apresentou Glasgow 13, LCR normal, RX de tórax e tomografia de abdômen sem alterações. Sem lesões em pele e sem sinais de emagrecimento. PA 140/80 mmHG, FC 135 bpm, temp. 40,5 ºC, FR 20 ipm. Hemograma e PCR normais. 

    Dentre as possíveis causas desse quadro, NÃO é compatível com a clínica do paciente:
  • Questão 44113.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Paciente masculino de 80 anos com diagnóstico de demência, ICC com fibrilação atrial recorrente, usando amiodarona regularmente, constipação com uso intenso de laxativos. Chega em consulta oftalmológica com piora importante de acuidade visual. No exame apresentava xerose conjuntival, placas esbranquiçadas em conjuntivas e ulceração com necrose da córnea. A esposa refere ter observado quedas frequentes quando o paciente se dirigia ao banheiro durante a madrugada nos últimos meses. Em relação ao quadro clínico, é correto afirmar:
  • Questão 44108.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se com queixa de febre e artrite. Há sete dias, iniciou com dor intensa em joelho direito, seguida de dor em punho esquerdo, e febre não mensurada. Ao exame físico, estava com temperatura de 38,5 graus e evidência de artrite de joelho direito. O exame do punho esquerdo mostra edema e rubor sobre a superfície extensora, que se estende fora dos limites da articulação. Havia presença de vesículas hemorrágicas na planta do pé esquerdo. Ela traz exames realizados no posto de saúde, com provas de atividades inflamatórias alteradas, uma ASO (antiestreptolisina O) de 500U (valor normal: até 100U). Não trouxe hemograma. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
  • Questão 44105.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Em relação aos cânceres gástricos, considere as seguintes afirmativas: 

    1. Componentes como N-nitrosos têm um papel na gênese tumoral gástrica. 
    2. Entre os fatores genéticos, o tipo sanguíneo A tem aumentado sua incidência em câncer gástrico. 
    3. Com relação ao diagnóstico precoce do câncer gástrico, sabemos que essa patologia responde muito bem ao uso de antiácidos e, portanto, temos que ter muita parcimônia quanto ao uso desses fármacos. 
    4. Tumor de Krukenberg é o termo utilizado com relação a tumores primários de ovário apresentando metástase no estômago. 

    Assinale a alternativa correta.
  • Questão 44099.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares.
  • Questão 44086.   Medicina - Cardiologia e Alterações Vasculares - Nível Superior - Médico cardiologista - HC UFPR - 2009
  • Paciente do sexo feminino, 35 anos, procura o médico com sintomas de irritabilidade, palpitação e cansaço. Ao exame físico, a paciente apresenta taquicardia, pele quente e úmida, retração de pálpebras e bócio doloroso à palpação. 

    Exames laboratoriais: TSH = 0,01 UI/mL (valor normal = 0,4 a 4,0), T4 livre = 4,2 ng/dl (valor normal = 0,8 a 1,8) e T3 total = 500 ug/dl (valor normal = 80 a 200). 

    Sobre esse quadro, assinale a alternativa correta.