Questões de Concursos HCFMUSP

Resolva Questões de Concursos HCFMUSP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 44135 - Enfermagem - Saúde Mental - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • A emergência psiquiátrica é conceituada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como qualquer situação na qual a pessoa fica exposta a risco iminente de morte ou de lesão grave, provocada por sentimentos, pensamentos ou ações que colocam em risco a própria pessoa ou a terceiros, o ambiente e a sociedade. Aproximadamente 20% da população que procura o pronto-socorro com emergência psiquiátrica apresenta risco de
  • 3 - Questão 44148 - Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • O exame físico do sistema respiratório é um meio confiável de reunir os dados essenciais e inclui: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa.

    ( ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros. 
    ( ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema. 
    ( ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente. 
    ( ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo.
  • 4 - Questão 44123 - Enfermagem - Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • A escala de Apgar é um dos parâmetros utilizados na avaliação do recém-nascido na sala de parto. É correto afirmar que
  • 5 - Questão 44149 - Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmicas e pulmonares, que resultam de débito cardíaco e perfusão tecidual inadequados. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa. 

    ( ) A causa mais comum de choque cardiogênico é infarto do miocárdio ventricular esquerdo extenso. 
    ( ) O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil atrial, que resulta em volume sistólico e débito cardíaco aumentados. 
    ( ) As manifestações clínicas do choque cardiogênico são congestão pulmonar, distensão das veias cervicais e extremidades frias e cianóticas entre outras. 
    ( ) Os líquidos deverão ser infundidos para aumentar a pressão de enchimento ventricular. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  • 7 - Questão 44156 - Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • Em 2009, vivemos a primeira pandemia do século XXI com a influenza H1N1. As precauções necessárias para prestar a assistência a um paciente com influenza H1N1 incluem contato e gotículas. Com base nisso, quais itens são necessários para o prestador de cuidados desse paciente?
  • 8 - Questão 44150 - Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • A sonda enteral possibilita a infusão de alimentos suplementares em pacientes com exigências nutricionais muito altas, como pacientes inconscientes ou com queimaduras extensas. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à infusão de alimentos suplementares em sonda enteral.
  • 10 - Questão 44165 - Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - HCFMUSP - VUNESP - 2015
  • Para que a respiração ocorra, é necessário o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e cardiovascular. O sistema respiratório é composto por estruturas envolvidas na ventilação e na troca gasosa. Sobre essas estruturas, analise as sentenças a seguir.

    I. Os alvéolos são estruturas onde acontece a troca gasosa, em que o oxigênio e o dióxido de carbono são transferidos entre o ar e o sangue. 
    II. A faringe é considerada como uma estrutura de função dupla, servindo tanto como passagem do ar, quanto como de alimentos e líquidos. 
    III. O surfactante alveolar, produzido pelas células alveolares do tipo II, tem como principal função impedir o colapso dos alvéolos.
    IV. As paredes alveolares são compostas por uma camada espessa de músculo liso, o que garante a contração dessas estruturas para facilitar a troca gasosa. 
    V. Os capilares pulmonares são considerados vasos de baixo fluxo e alta pressão, o que possibilita maior taxa de troca gasosa. 

    Estão corretas apenas as afirmações