Questões de Concursos HFA

Resolva Questões de Concursos HFA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 19114.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Um paciente de 46 anos de idade procurou assistência médica, com queixas de astenia, aumento do volume abdominal, impotência sexual e artralgias nas mãos. Ao exame clínico, foram constatados icterícia, eritema palmar bilateral, ginecomastia, amiotrofia, ascite, atrofia testicular e angiomas no tórax. A ecografia confirmou a presença de líquido ascítico e mostrou redução de volume e superfície nodular do fígado e esplenomegalia. O exame endoscópico detectou a presença de varizes esofageanas. Com base nessas informações e considerando a coexistência de diabetes melito do tipo 2 e achado radiológico de osteoartrose degenerativa, principalmente na segunda e na terceira articulações metacarpofalangeanas das mãos do paciente, assinale a alternativa que apresenta a patologia a ser pesquisada nesse caso.
  • Questão 19112.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Na avaliação de pacientes com esteatorreia causada por insuficiência pancreática exócrina, existem dados clínicos importantes que ajudam a diferenciá-la daquela decorrente de doença da mucosa intestinal. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
  • Questão 19115.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Uma paciente de 35 anos de idade, multípara, obesa, hipertensa e diabética procurou assistência médica com quadro de dor intensa em faixa no abdômen superior, sudorese, náuseas e vômitos. Ela foi internada com suspeita clínica de pancreatite aguda. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta.
  • Questão 19111.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Um paciente assintomático, usuário de drogas injetáveis, procurou atendimento médico para exame de rotina. O médico assistente solicitou alguns exames sorológicos, cujos resultados foram: HBsAg positivo, anti-HBs negativo, anti-HBc IgM negativo, anti-HBc total positivo. Com base nos resultados desses exames, foi diagnosticado
  • Questão 19110.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Daniel, 48 anos de idade, foi levado ao pronto-socorro em decorrência de cefaleia holocraniana de grande intensidade, associada a borramento visual e letargia. O acompanhante informou que Daniel já tinha diagnóstico de hipertensão arterial havia oito anos e que tinha parado seus medicamentos há duas semanas. No exame clínico, foram observados: paciente sonolento e com confusão mental. A pressão arterial era 222 mmHg × 118 mmHg; a frequência cardíaca, de 96 bpm. O ritmo cardíaco era duplo e regular, sem sopros. Sem sinais neurológicos de localização. O exame do fundo de olho mostrou hemorragias e edema bilateral da papila óptica. ECG com sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas e alterações secundárias da repolarização ventricular. Escórias nitrogenadas normais. A tomografia computadorizada do crânio não apresentou alterações.

    Com base nessas informações, a principal hipótese diagnóstica é
  • Questão 19109.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • Joana, 42 anos de idade, buscou assistência médica após ter apresentado três episódios de síncope. No último deles, apresentou traumatismo craniano leve devido à queda da própria altura. No decorrer de sua investigação clínica, foi feito o diagnóstico de síndrome adquirida do QT longo. Assinale a alternativa que apresenta a principal arritmia cardíaca relacionada a essa síndrome.
  • Questão 19113.   Medicina - Nível Superior - Médico cardiologista - HFA - FUNIVERSA - 2010
  • A respeito da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), assinale a alternativa correta.