Questões de Concursos HOB

Resolva Questões de Concursos HOB Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 46778 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • “Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia em L invertido possui grande estabilidade. A técnica está indicada nos recuos mandibulares que excedam __________ e nos avanços que ultrapassem ___________. A técnica é realizada por via extrabucal, necessitando de acesso cutâneo.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 2 - Questão 46777 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • A remoção cirúrgica dos terceiros molares mandibulares é um dos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais mais frequentes em clínicas dentárias e de cirurgia bucomaxilofacial. Qual a técnica radiográfica mais indicada para visualização da região radicular de terceiros molares inferiores que apresentam uma localização mais posterior?
  • 3 - Questão 46776 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • “Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia total de maxila em dois segmentos permite ganhos transversos de até __________, quando realizada concomitantemente à osteotomia _______________________." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 4 - Questão 46775 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • A prática odontológica abrange grande variedade de procedimentos em que há contato com secreções da cavidade oral, sangue e, por vezes, secreções respiratórias, equipamento e ar contaminados. Tal fato resulta em possibilidade de transmissão de infecções de pacientes para pacientes, como dos profissionais para pacientes ou destes para aqueles. Em relação ao controle de infecção em odontologia, analise as afirmativas. 

    I. Álcool etílico de 60 a 90% e isopropílico a 70%, hipoclorito de sódio 1% e compostos fenólicos são os desinfetantes recomendados para desinfecção de superfícies. 
    II. Os testes biológicos não oferecem vantagens em relação à qualidade de esterilização em comparação aos métodos físicos e químicos.
    III. As luvas não são completamente impermeáveis e podem apresentar microperfurações durante o uso. Devido a isso, recomenda‐se a utilização de duas luvas em situações de maior risco.    
    IV. Segundo Stanley Malamed, para promover desinfecção os cartuchos anestésicos, antes de sua utilização, devem ser imersos em álcool etílico a 70%. 

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 5 - Questão 46774 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • Uma compreensão do controle da dor em odontologia requer um grande conhecimento do quinto (V) nervo craniano. O nervo trigêmeo é o maior dos 12 nervos cranianos. Em relação às considerações anatômicas do nervo trigêmeo, analise as afirmativas.

    I. Os três ramos da raiz sensorial do nervo trigêmeo suprem a pele de toda a face e a membrana mucosa das vísceras cranianas e da cavidade oral, exceto pela faringe e base da língua.
    II. As divisões oftálmica e maxilar do nervo trigêmeo são sensoriais, já a divisão mandibular é constituída por um nervo misto (sensorial e motor). 
    III. O nervo palatino maior realiza inervação sensorial aos tecidos moles e ossos palatinos anteriormente até o primeiro molar.  
    IV. O nervo alveolar superior‐anterior fornece inervação sensorial aos dois pré‐molares maxilares e ao osso na região pré‐molar.   

    Estão corretas apenas as afirmativas
  • 6 - Questão 46773 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • “A osteotomia sagital é a técnica de eleição da maioria dos cirurgiões para os casos em que a mandíbula necessita ser avançada ou recuada. Segundo Paulo José Medeiros, a osteotomia sagital é utilizada para recuos mandibulares de até ____________ e avanços de até____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 7 - Questão 46772 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • “Paciente feminino, 16 anos, procurou o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital Municipal Odilon Behrens com aumento de volume assintomático na região anterior de maxila com quatro meses de evolução. A radiografia panorâmica exibiu uma lesão radiotransparente unilocular que continha delicadas calcificações associadas à coroa do canino superior direito que se encontrava incluso.” Baseado na descrição clínica e radiográfica, assinale a alternativa que exibe a melhor hipótese diagnóstica para o caso clínico hipotético relatado.
  • 8 - Questão 46771 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • Cirurgia endodôntica é o tratamento ou a prevenção da patologia perirradicular por meio de abordagem cirúrgica. Em relação às cirurgias parendodônticas, analise as afirmativas.
     
    I.   A cirurgia para corrigir uma falha do tratamento endodôntico, cuja causa não pode ser identificada é frequentemente mal sucedida.
    II.   Não há vantagens clínicas na administração pré‐operatória profilática de antibióticos nas cirurgias periapicais.
    III. Ao realizar a curetagem da região do periápice não é necessária a remoção de toda a área do tecido de granulação periapical ou cisto se presente, porque o tratamento da lesão apical e o selamento do canal com a obturação retrógrada causam a cicatrização da lesão apical.
    IV. A incisão semilunar, quando realizada em mucosa não aderida ou alveolar, é a mais indicada para a maioria das cirurgias endodônticas.  
     
    Estão corretas apenas as afirmativas segundo James R. Hupp e colaboradores
  • 9 - Questão 46770 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • “Segundo Paulo José Medeiros, na osteotomia total da maxila, são considerados movimentos estáveis e viáveis aqueles que não excedam avanços de ____________, recuos de ____________, reposições superiores ou inferiores a ____________ e expansões de ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  • 10 - Questão 46769 - Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - HOB - CONSULPLAN - 2015
  • Larguras aumentadas da distância intercantal sugerem uma fratura do complexo nasorbitoetmoidal (NOE). Segundo Michael Miloro e colaboradores, a distância intercantal normal no homem adulto, medida com paquímero, é de

Gostou? Compartilhe!

ícone WhatsApp ícone facebook ícone twitter ícone email