Questões de Concursos HUB

Resolva Questões de Concursos HUB Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 58428.   Medicina - Envenenamentos e Acidentes - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Um homem de 28 anos de idade, vítima de atropelamento, foi socorrido por paramédicos e encaminhado ao hospital, apresentando-se letárgico, com frequência de pulso de 120 batimentos por minuto, frequência respiratória de 28 incursões por minuto e pressão arterial de 100 mmHg × 70 mmHg.

    Com relação ao caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

    Se, durante o exame neurológico do paciente citado, verificar-se ausência de reflexos, especificamente dos reflexos sacrais, como o bulbocavernoso, tem-se indicada a presença de choque medular e o prognóstico de que o grau real da lesão anatômica pode ser menor que o inicialmente constatado.
  • 3 - Questão 58441.   Medicina - Gastroenterologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Um homem de 75 anos de idade foi atendido em serviço de emergência com relato de enterorragia há cerca de 3 horas. No momento do atendimento, apresentava frequência de pulso de 120 batimentos por minutos e pressão arterial de 100 mmHg × 60 mmHg.

    Tendo como referência esse quadro clínico, julgue os próximos itens.

    A maioria dos pacientes que apresenta o quadro clínico relatado necessita de tratamento operatório de urgência.
  • 4 - Questão 44230.   Conhecimentos Específicos - Oncologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.
  • Ao se compararem os prognósticos de pacientes com câncer colorretal com mesmo estadiamento, o prognóstico pós-operatório de um paciente com câncer colorretal hereditário não relacionado com a polipose (HNPCC), ou síndrome de Lynch, é melhor que o de um paciente que não possua essa síndrome.
  • 5 - Questão 58437.   Medicina - Gastroenterologia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Acerca das diversas causas que podem levar à colelitíase ou à icterícia obstrutiva, julgue os itens subsequentes.

    A ressecção do íleo terminal e a perda ponderal rápida são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos biliares.
  • 6 - Questão 44239.   Medicina - Ginecologia e Obstetrícia - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgue os itens a seguir. 

    CA 15/3 (carbohydrate antígeno 15-3) é uma glicoproteína associada a tumores e marcador tumoral universalmente aceito em patologias mamárias, principalmente para avaliação de resposta à quimioterapia.
  • 7 - Questão 58470.   Medicina - Pediatria e Neonatologia - Nível Superior - Médico infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com relação a crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) em razão de doenças maternas preexistentes ou agravadas durante a gestação, julgue os seguintes itens.

    A maior parte das crianças nascidas PIG não recupera o canal de crescimento até os dois anos de vida e ainda apresenta maior risco de desenvolver pubarca precoce e síndrome metabólica. 
  • 8 - Questão 58423.   Medicina - Clínica Médica - Nível Superior - Médico Infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • As doenças não transmissíveis (DCNT) constituem sério problema de saúde pública, tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que as DCNT são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença. A respeito das DCNT e dos seus fatores de risco e proteção, julgue os itens subsequentes.
  • Uma das estratégias da política de saúde em relação às DCNT do Brasil é a vigilância de fatores de risco e proteção para DCNT por inquérito telefônico — o chamado VIGITEL — realizado nas vinte e seis capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de amostragem probabilística.
  • 10 - Questão 58469.   Medicina - Pediatria e Neonatologia - Nível Superior - Médico infectologista - HUB - CESPE - 2010
  • Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir.

    A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.