Questões de HUB - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de HUB com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 477008 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE, 2010

Julgue os itens que se seguem, relativos ao uso de fármacos na gravidez e lactação. O maior risco da administração de medicamentos ocorre no primeiro trimestre da gravidez, pois é a fase da gênese de tecidos e órgãos do feto.

2 Questão 358757 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE, 2005

Considerando que a ética está presente no dia-a-dia do profissional de enfermagem, julgue os itens a seguir, tendo como base o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) e a Lei do Exercício Profissional.

Um auxiliar de enfermagem que participar de um ato abortivo, previsto em lei, está infringindo o CEPE, pois ele é obrigado a preservar a vida e não deve participar de atos destinados à interrupção da gestação.

3 Questão 58473 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2010

Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem. Considere a seguinte situação hipotética.

Um menino com oito anos de idade apresenta índice de massa corporal e circunferência abdominal acima do percentil 95 para a idade e taxa de glicemia de jejum de 111 mg/dL. Nesse caso, a criança apresenta síndrome metabólica e diabetes melito do tipo 2.

4 Questão 361589 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE, 2010

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

Nesse caso clínico, insônia é um possível diagnóstico de enfermagem, da NANDA, que se comprova por meio de características definidoras, como a falta de energia, as insatisfações com o sono e a qualidade de vida diminuída.

5 Questão 365630 | Enfermagem, Saúde, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE, 2005

O bom relacionamento entre as pessoas é muito importante e deve ser cultivado dia-a-dia junto ao paciente e aos outros profissionais. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

A equipe de saúde trabalha bem quando há integração dos papéis de seus membros, respeitando-se a hierarquia e reconhecendo-se os limites de atuação profissional de cada um.

6 Questão 479647 | Farmácia, Farmacologia, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, HUB, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito da terapia antineoplásica, julgue os itens subsecutivos. O grupo dos antineoplásicos naturais é formado por alcaloides derivados da vinca, etoposido e teniposido, antibióticos e paclitaxel.

7 Questão 360395 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE, 2005

Em uma sala de injeções de um pronto-socorro, estão três pacientes que aguardam a administração de suas medicações prescritas. A um jovem eutrófico de 18 anos de idade foi prescrita uma injeção intramuscular de penicilina G benzatina 1.200.000 unidades. A uma senhora de 66 anos de idade foram prescritas 40 unidades de insulina NPH por via subcutânea. E a um senhor de 57 anos de idade foi prescrita hidrocortisona 300 mg intravenosa.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

A agulha 10 × 6 é a mais apropriada para a aplicação intramuscular do medicamento no jovem, tendo em vista o fato de ser um indivíduo eutrófico.

8 Questão 363327 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE, 2005

Ana tem 22 anos de idade e, devido a um acidente com traumatismo de períneo e abdome, submeteu-se a uma cirurgia para correção do trânsito intestinal, após a qual permaneceu com uma colostomia. É fumante desde os 14 anos de idade e obesa. No pré-operatório imediato, mostrava-se ansiosa e agressiva, chamando a equipe a toda hora, querendo esclarecimentos quanto à cirurgia. Durante a cirurgia, na fase de aproximação das bordas da ferida para a realização da sutura, houve perda de muito sangue, sendo feitas reposições com soluções intravenosas. No pós-operatório, apresentou náuseas e dificuldades respiratórias.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Colostomia representa uma abertura cirúrgica na parede abdominal para comunicar uma porção do intestino com o exterior.

9 Questão 239180 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HUB, CESPE, 2009

Texto associado.

Um paciente de 75 anos de idade e tabagista de
50 maços por ano informou apresentar tosse matinal desde os
50 anos de idade. Passados 10 anos, começou a sentir a
associação de dispneia aos esforços moderados e gripes
frequentes. Tais sintomas intensificaram-se em uma frequência de
pelo menos 4 meses ao longo do ano. Resolveu buscar assistência
médica a partir do momento em que notou grande dificuldade
para barbear-se e tomar banho sozinho. O exame físico revelou
redução global do murmúrio vesicular. A radiografia de tórax
mostrou retificação da cúpula diafragmática. Com a realização da
espirometria, identificou-se capacidade vital forçada (CVF) a
60% do previsto, com VEF1 a 30% do previsto e índice de
Tiffenau com valor de 50%, sem resposta ao uso do
broncodilatador.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens que se
seguem.

A retificação da cúpula diafragmática pode decorrer de estado de hiperinsuflação pulmonar.

10 Questão 240408 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HUB, CESPE, 2010

Texto associado.

Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de
48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato
aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se
obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue o
item a seguir.

No referido paciente, devem-se investigar como possíveis causas dessa doença renal o mieloma múltiplo, o hiperparatireodismo primário, o uso de aminoglicosídeos e a síndrome de Fanconi.