← Início

Questões de Concursos - HUB - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - HUB - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Uma pomada que contenha 0,5% (p/p) de sulfato de neomicina deve ser preparada, e o farmacêutico tem disponível uma base de vaselina e uma de polietilenoglicol. Sabendo que o fármaco é muito solúvel em água, ou seja, será necessário menos de 1 mL de água para dissolver 1 g do fármaco, julgue os itens subsequentes. A opção por uma pomada hidrofílica de neomicina seria mais vantajosa, uma vez que conferiria maior emoliência à pele do paciente.
No que se refere à quimioterapia antimicrobiana, aos mecanismos de ação de antibacterianos e à resistência a antimicrobianos, julgue os itens a seguir. A tetraciclina é um antimicrobiano de amplo espectro de ação, ao contrário da vancomicina, que possui estreito espectro de ação; isso significa que a tetraciclina age tanto em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas quanto em vírus, ao passo que a vancomicina não age contra infecções virais.
No desenvolvimento de alguns filtros solares comerciais, tem sido utilizada a tecnologia de nanopartículas. Considerando um filtro A que contenha óxido de zinco micronizado (diâmetro de partícula entre 100 ?m e 500 ?m) e um filtro B composto por dióxido de titânio nanoparticulado (diâmetro de partícula = 200 nm ± 20 nm), julgue os seguintes itens. Uma vez que a penetração do filtro B no estrato córneo da pele é aumentada, o que garante o efeito protetor desse filtro, é correto afirmar que ele é mais efetivo que o A.
Julgue os itens a seguir, acerca de um dispositivo transdérmico para a liberação de fármacos (DLT). Uma liberação transdérmica de ordem zero do fármaco só será conseguida quando uma dose considerada infinita for incorporada ao DLT.
Uma pomada que contenha 0,5% (p/p) de sulfato de neomicina deve ser preparada, e o farmacêutico tem disponível uma base de vaselina e uma de polietilenoglicol. Sabendo que o fármaco é muito solúvel em água, ou seja, será necessário menos de 1 mL de água para dissolver 1 g do fármaco, julgue os itens subsequentes. O mecanismo de ação desse fármaco, que se une à subunidade 30S dos ribossomos bacterianos, é relacionado à interferência na síntese de proteínas pelas bactérias.
Com relação às formas farmacêuticas sólidas, julgue os itens subsecutivos. Comprimidos são, em sua maioria, elaborados por compressão e podem ser administrados por diferentes vias de administração, como a vaginal, por exemplo.
Julgue os próximos itens, relativos à infecção pelo vírus da dengue e às metodologias de prevenção e diagnóstico da doença. Ao contrário de outras viroses em que o paciente infectado desenvolve memória imunológica e anticorpos protetores que o protegem pelo resto da vida, na dengue não há geração de anticorpos suficientes para a proteção do paciente, que poderá ser infectado várias vezes durante sua vida.
Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir. 

A realização de exame de ressonância magnética nuclear é essencial para a programação terapêutica de pacientes com diagnóstico confirmado de doença de Alzheimer.
O uso indiscriminado de medicamentos pode gerar aumento da morbidade e(ou) mortalidade dos pacientes, surgimento de eventos adversos e aumento da resistência microbiana aos medicamentos disponíveis no mercado. Visando garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade do medicamento, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Medicamentos (PNM). Considerando as medidas que contribuem para o uso racional de medicamentos, cuja implementação nos serviços de saúde é uma das diretrizes da PNM, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

João está com sintomas de resfriado, por isso, e resolveu tomar, por três dias, ciprofloxacina.

Essa atitude está de acordo com as diretrizes do uso racional de medicamentos, que prevê tratamentos por tempo igual à duração dos sintomas clínicos.

Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir. 

A ressonância magnética nuclear contribui para o diagnóstico dessa doença, por descartar outras possíveis causas que explicariam os sintomas apresentados pelos pacientes, como a presença de um hematoma subdural crônico.