Questões de Concursos IFB

Resolva Questões de Concursos IFB Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 39070.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Leia as afirmativas sobre Comunicação:

    I) Para comunicar sinais ou mensagens, o processo de comunicação não exige que a fonte pense e decodifique suas ideias com palavras ou símbolos.
    II) Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.
    III) A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
    IV) A Comunicação, apesar de ser um processo de mão dupla, não envolve necessariamente retroação.
    V) Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
  • 2 - Questão 39066.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada são exemplos de aspectos ______________ da cultura organizacional.

    Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.
  • 3 - Questão 39089.   Informática - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • O controle de acesso aos sistemas de informação tem o objetivo de promover a segurança de acesso a essas informações. Sobre esse tema, marque a afirmativa INCORRETA.
  • 4 - Questão 39083.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Leia as afirmativas sobre Higiene do Trabalho (HT):

    I) A HT refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à limpeza e ao asseio do ambiente de trabalho e do trabalhador, preservando-o dos riscos de adquirir doenças.
    II) Um plano de HT geralmente envolve conteúdo de prevenção de riscos à saúde, como, por exemplo, atividades de localização, diagnóstico e eliminação de riscos químicos, como intoxicações, dermatoses industriais, entre outros.
    III) Entre as finalidades da HT destaca-se a redução dos efeitos prejudiciais que o trabalho provoca em pessoas doentes ou portadores de defeitos físicos.
    IV) Um dos objetivos da HT é integrar todos os funcionários no espírito de segurança.
    V) Os objetivos de HT podem ser atingidos através de estudos e observações dos novos processos ou materiais a serem utilizados.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
  • 5 - Questão 39077.   Administração - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos. Um deles, a departamentalização ________________ tem como desvantagens a descontinuidade e a imprevisibilidade quanto à permanência das pessoas e dos recursos, o que gera angústia e preocupação.

    Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.
  • 6 - Questão 39078.   Administração - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Os procedimentos são subplanos de planos maiores e geralmente são transformados em rotinas e expressos na forma de Fluxogramas.

    Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com as definições e características de cada tipo de Fluxograma:

    I) Fluxograma de blocos
    II) Fluxograma vertical
    III) Fluxograma horizontal

    ( ) Retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – representando, respectivamente, os símbolos das tarefas ou das operações, os funcionários envolvidos na rotina, as tarefas e as operações executadas, o espaço percorrido para a execução ou operação e o tempo despendido.
    ( ) Em procedimentos ou rotinas que envolvam muitos órgãos ou pessoas, este fluxograma permite visualizar a parte que cabe a cada um e comparar a distribuição das tarefas entre todos os envolvidos para uma possível racionalização ou redistribuição, ou para dar uma ideia da participação existente, a fim de facilitar os trabalhos de coordenação e integração.
    ( ) Coloca ênfase na sequência da rotina ou do processo e é muito útil na área de planejamento de métodos e procedimentos de trabalho, para se montar um procedimento ou rotina, para ajudar no treinamento de pessoal, entre outros.
    ( ) É um fluxograma utilizado pelos analistas de sistemas para representar graficamente entradas, operações, processos, saídas, conexões, decisões, arquivamento, entre outros, que constituem o fluxo ou a sequência das atividades de um sistema qualquer.
    ( ) Também é denominado “gráfico de análise de processo” e é utilizado para descrever simbolicamente um procedimento executado por vários funcionários, cada qual desempenhando uma tarefa diferente, ou para descrever uma rotina executada por uma única pessoa.

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.
  • 7 - Questão 39073.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • A maior parte dos conflitos organizacionais é provocada por conflitos pessoais. Para Chiavenato (2009, p. 361-362), a noção de conflito diz que:

    I) Conflito e cooperação estão inseparavelmente ligados na prática, tanto que a resolução do conflito é muito mais entendida como uma fase de esquema conflito - cooperação do que como uma resolução final do conflito.
    II) Os conflitos são atritos decorrentes das interações entre diferentes indivíduos ou diferentes grupos, em que a discussão e a competição constituem as forças intrínsecas ao processo.
    III) O pensamento administrativo não se preocupa muito com os problemas de sanar conflitos, visto que é mais importante para os propósitos da Administração que as pessoas cooperem no ambiente organizacional. Convém que a Administração não ocupe tempo, em demasia, tentando resolver os problemas pessoais dos funcionários.
    IV) A existência de conflitos é sempre desgastante porque envolve desacordo, desaprovação, desentendimentos, discordâncias, incongruências que, no geral, não trazem nada de positivo para a organização e para as pessoas que nela trabalham.
    V) O conflito não é nem causal, nem acidental; mas é inerente à vida organizacional ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
  • 8 - Questão 39071.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Existem diversas barreiras que servem como obstáculos ou resistência à comunicação entre as pessoas.
    Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os exemplos de variáveis que podem intervir no processo da comunicação humana e com a correta classificação do tipo de barreira a esse processo.

    I) Barreiras Pessoais
    II) Barreiras Físicas
    III) Barreiras Semânticas

    ( ) Um trabalho que possa distrair.
    ( ) Falta do hábito de ouvir.
    ( ) Antipatia por um colega de trabalho.
    ( ) Má interpretação de palavras.
    ( ) Ruídos estáticos na comunicação por telefone.
    ( ) Dificuldade na decodificação de gestos.

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.
  • 9 - Questão 39060.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • A ______________ e a ______________ são aspectos que podem ser transferidos a outras pessoas para realizar atividades específicas. Sua delegação à pessoa que as recebe representa uma declaração de confiança da chefia imediata, devendo ficar explícito que o subordinado passa a ter condições de cumprir as determinações de seu superior hierárquico.

    Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do parágrafo acima, respectivamente.
  • 10 - Questão 39081.   Administração - Nível Fundamental - Auxiliar em Administração - IFB - 2016
  • Com relação aos objetivos da análise e desenho de formulários, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

    ( ) Harmonizar o uso dos formulários junto aos demais componentes que colocam a organização em movimento.
    ( ) Promover funcionários que se destacam no preenchimento de formulários corretamente.
    ( ) Dar ao formulário o papel de agente integrador da informação na organização e de grande destaque na formulação e alimentação de sistemas de informações computadorizados ou não.
    ( ) Descentralizar controles para evitar centralizações e gasto desnecessário de tempo.
    ( ) Uniformizar procedimentos.

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.