← Início

Questões de Concursos - IFB - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - IFB - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Avaliação em educação física é um processo de levantamento de questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente. Nesse sentido, a avaliação em educação física

deve enfatizar o domínio afetivo e motor.

Fundamentos didático-pedagógicos no campo da educação física indicam que professores competentes devem alterar suas condutas de ensino, isto é, seus estilos, com base em características e necessidades de desenvolvimento de seus alunos e objetivos de aprendizagem específicos da aula. Alguns estilos são focados no professor, ao passo que outros são centralizados no aluno. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Para o desenvolvimento dos alunos, o professor deve dar importância aos três domínios de aprendizagem, isto é, o cognitivo, o afetivo e o motor. Para conseguir isso, ele deve utilizar estilos que façam parte tanto do conjunto de estilos de ensino de reprodução como de produção do conhecimento.

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Fatores técnicos e táticos devem ser menos valorizados do que aqueles voltados à cooperação e solidariedade.

Julgue os itens subsequentes, relativos a aspectos diversos de aptidão física.

Os componentes de aptidão relacionados ao desempenho estão intimamente associados aos aspectos quantitativos de desempenho de habilidade motora, tais como coordenação, equilíbrio e velocidade.

Julgue os itens subsequentes, relativos a aspectos diversos de aptidão física.

A resistência cardiovascular é a capacidade do coração, dos pulmões e do sistema vascular de fornecer oxigênio para os processos metabólicos envolvidos no exercício físico sustentado. Esse elemento é considerado o mais importante aspecto de aptidão física.

Julgue o item abaixo, relativo à execução de coberturas.

As principais linhas do telhado são cumeeiras, espigões e águas-furtadas ou rincões.

O controle é entendido com uma atividade gerencial de acompanhamento da evolução do trabalho realizado em termos físicos e financeiros. Em relação às atividades básicas que compõem esse controle, tais como medição, apropriação, controle de custos etc., julgue os itens seguintes.

Os dados coletados nas medições são utilizados na elaboração de boletins de medição que amparam a emissão de notas fiscais e faturas de serviços prestados.

O projeto básico de uma edificação deve conter todas as informações indispensáveis para caracterizar a obra ou os serviços relacionados com ela. Os elementos que devem fazer parte desse projeto básico incluem

a planta de situação, as plantas baixas e de cobertura, os cortes, as vistas e o projeto completo de arquitetura.

Julgue os itens que se seguem, relativos a políticas públicas e educacionais em educação física. Nesse sentido, considere que a sigla LDB, sempre que empregada, refere-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Durante o governo militar houve padrões de referência para os estabelecimentos, quanto à sequência e à distribuição semanal, ao tempo disponível para cada sessão, à composição da turma e ao espaço útil para a prática da educação física nas escolas.

Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando

há participação ativa de todas as crianças e tempo de jogo equivalente e quando cada uma delas sente que deu sua contribuição para a atividade, mesmo sabendo que a proposta inicial do jogo partiu do professor.