Questões de IFBA - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de IFBA com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 35096 | Raciocínio Lógico, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Analise as seguintes proposições compostas:

I – 2 é par e 3 é múltiplo de 2.
II – Se 5 é par então 11 é ímpar.
III – 7 é par ou 13 é ímpar.

É correto apenas o que se afirma em

2 Questão 35086 | Direito Administrativo, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

A investidura em cargo público ocorre com a

3 Questão 35123 | Química, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Das substâncias abaixo, assinale aquela considerada com solvente universal

4 Questão 35071 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Texto associado.
A questão tomará por base a seguinte crônica, de Jolivaldo Freitas, publicada no sítio de notícias “Bahia Já” em 09/06/2015: 

Salvador no seu Dog Day Afternoon:    o dia em que a capital da Bahia parou

      Não se trata do filme estrelado por Al Pacino (Dog Day Afternoon) datado de 1975. É que ontem foi um dia de cão para qualquer pessoa que precisou sair de casa a qualquer hora para trabalhar, namorar, correr de marido enciumado, visitar o médico, precisando de atendimento de emergência, se divertir, buscar o filho na escola, ir atrás da mulher para ver com quem ela está saindo, visitar obras, comprar tempero, procurar emprego ou ter reunião.
      A cidade estava mais caótica do que nunca e não se pode acusar os rodoviários. Eles desta vez não estavam levando sua greve particular para o meio da rua. (...) A cidade estava uma piração só e todos os seus problemas viários, toda a sua falta de mobilidade que caracteriza uma espécie de labirinto grego em dias normais, foram aditivados pela chuva chata que caía sobre todos os bairros, sem nem aparecer uma nesguinha de azul ou um raíto del sol. Dei sorte porque no dia anterior mandei ajeitar o ar-condicionado do carro e havia colocado uns jazz no pen-drive. Fui dirigindo e ouvindo música, fazendo de conta que estava a passeio numa cidade bucólica.
      (...) Imagine que fiz um trajeto de maluco e ficando ainda mais louco ouvindo as estações de rádio. Eu havia saído da Barra e ia pegar o Bonocô quando ouvi que a via estava congestionada e virei para a Vasco da Gama, quando fiquei sabendo pelo locutor que estava parada e voltei para o Bonocô e já ia pegando a BR em direção à Luiz Eduardo quando o motoqueiro da Metrópole falou para Bocão que estava tudo parado e virei em direção ao Iguatemi. Foi quando atentei que menos lenta era mesmo a Luiz Eduardo e lá fiquei cercado de carro e olhando a chuva no para-brisa.
      Todo mundo pegou trânsito ruim na Paralela, Imbuí, Tancredo Neves, ACM, orla e até na Federação. Saí às nove horas da manhã, tive uma reunião de apenas hora e meia e cheguei em casa às quatro da tarde com a coluna lenhada e as pernas inchadas. Perguntei a um policial o que estava acontecendo na cidade e ele me disse que a Transalvador estava com algum tipo de operação no viaduto Raul Seixas. Eu pensei: do jeito que a cidade tem ficado o pessoal da Transalvador está fumando a mesma coisa que o “Maluco Beleza” fumava.

(Fonte: www.bahiaja.com.br/jolivaldofreitas/cronicas/coluna/2015/06/09/salvador-no-seu-dog-day-afternoon,4463,0.html) – adaptado 
O autor se mostra razoavelmente conformado ao volante de seu carro e diz que teve sorte, pois mandara ajeitar o arcondicionado do veículo e levava um pen-drive com jazz para ficar ouvindo música. Imaginou então que “estava a passeio numa cidade bucólica”. Isso significa que o enunciador

5 Questão 35104 | Conhecimentos Gerais, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Depois de vencer a Copa das Confederações em 2013, a seleção brasileira de futebol acabou a Copa do Mundo de 2014 apenas na quarta colocação, com resultados negativos que entristeceram toda a torcida. Mas do ponto de vista organizacional e turístico a Copa de 2014 foi um sucesso, o que ficou evidenciado em todas as sedes. Estádios novos ou totalmente reformados são o principal legado da Copa em quantas cidades brasileiras? 

6 Questão 35116 | Química, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Do conjunto de equações abaixo, assinale aquela que está corretamente balanceada.

7 Questão 35125 | Enfermagem, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Lavar as mãos com água e sabão, através de técnica adequada, objetiva remover mecanicamente a sujeira e a maioria da flora transitória da pele. Assim, assinale a opção que NÃO está de acordo com as boas normas de biossegurança para a lavagem das mãos num laboratório.

8 Questão 35092 | Direito Constitucional, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

É dever do Estado, nos termos da Constituição da República, fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um, devendo ser observado

9 Questão 35075 | Português, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Um publicitário recebeu a incumbência de criar o nome de um novo brinquedo a ser lançado no mercado. Tratava-se de um boneco de aparência sobrenatural com oito tentáculos. Usando corretamente o radical erudito correspondente ao número oito, o publicitário apresentou ao cliente a palavra

10 Questão 35107 | Conhecimentos Gerais, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Ensino Fundamental, 2016

Gláuber Rocha nasceu na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, em 1939, e era o mais velho dos 4 irmãos e único menino da família. De temperamento controvertido, ao longo de sua vida sempre escreveu e pensou cinema. Queria uma arte engajada ao pensamento e pregava uma nova estética, uma revisão crítica da realidade. Um de seus filmes mais aclamados pela crítica é