Questões de Concursos IFC SC

Resolva Questões de Concursos IFC SC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 39120 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los. 

    A sequência correta é:
  • 2 - Questão 39119 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes.

    Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar: 
  • 3 - Questão 39118 - Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União: 
  • 4 - Questão 39114 - Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 
  • 5 - Questão 39113 - Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de:
  • 6 - Questão 39112 - Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Desde a implantação do ensino de artes no Brasil, em 1816, quando se criou a Academia Imperial de BelasArtes e se contratou artistas que ensinavam no Instituto de França3 (OLLÉ, 2007), até a sua inclusão como componente obrigatório no currículo escolar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), esta disciplina passou por diversas transformações. Essa implantação se deu com:
  • 8 - Questão 39110 - Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • A "história da arte" é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. O estudo da história da arte teve início durante:
  • 9 - Questão 39109 - Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):