Questões de Concursos IFC SC

Resolva Questões de Concursos IFC SC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 39118.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Conforme o Art. 9º da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, é incumbência da União: 
  • 2 - Questão 39104.   Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Deixou um legado no qual encontramos um dos hinos do samba paulista, Trem das Onze, em que a cor local paulistana foi retratada de maneira tanto prosaica como poética. Nesta mesma época, surgiu o conjunto paulista até hoje presente, os Demônios da Garoa, que mantém viva a chama do samba de:
  • 3 - Questão 39103.   Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • A TV surgiu no Brasil em 1950. Dos meados ao final da década de 60, a TV obteve grande desenvolvimento através da canção popular brasileira, posta em evidência através dos grandes festivais da época. Nesse contexto, surgiram e foram amplamente divulgados novos talentos da MPB. Elis Regina, por exemplo, já tomava a dianteira de uma nova fase da bossa nova, inclusive ganhando o I Festival de MPB, televisionado pela extinta TV Excelsior. Mais tarde, Elis Regina comandou o programa de grande audiência da TV em sua época, O Fino da Bossa, ao lado de:
  • 4 - Questão 39102.   Música - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Suas composições foram marcadas pela vitalidade e malícia, fizeram grande sucesso entre as camadas nobres da sociedade portuguesa, pois o compositor, transferido para Portugal em 1763, figurou como compositor aclamado na corte portuguesa do século XVIII. Foi, por assim dizer, o primeiro compositor brasileiro a sair do anonimato. Este foi:
  • 5 - Questão 39114.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • De acordo com este pesquisador, o processo da fala é mais provável de começar com a recordação do falante das informações guardadas na memória permanente. Portanto, se as imagens estão guardadas na memória permanente, os métodos de ensino de uma língua que se utilizam do método audiovisual, proporcionam uma memorização maior e ajudam na recordação dos vocábulos e frases na hora do desempenho verbal durante a comunicação. “O processo de informação mental que nós precisamos para falar depende do uso de imagens em grande escala”. O uso de mídia ilustrada, pode aumentar a duração da atenção pois este método ajuda na concentração durante o aprendizado (prende a atenção). Referimo-nos a: 
  • 6 - Questão 39106.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Uma das formas de conhecer a realidade dos contextos pedagógico - musicais é questionando os indivíduos que fazem parte daqueles cenários, como alunos, professores, funcionários da administração, entre outros. Entretanto, são poucos os dados sistematizados que revelam a formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos próprios licenciandos, daqueles que recebem a formação e, ao mesmo tempo, atuam como professores. Para fundamentar esta questão encontra-se Pérez Gomez (1995), trazendo pontos convergentes. Inicialmente, o autor identificou quatro perspectivas de formação de professores, são elas:
  • 7 - Questão 39119.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que condiciona conceitos diversos de homem, mundo, cultura, sociedade educação, etc. Diversos autores têm analisado e comparado as abordagens do processo de ensino aprendizagem classificando e agrupando as correntes teóricas segundo critérios diferentes.

    Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é INCORRETO afirmar: 
  • 8 - Questão 39109.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento. O texto refere-se a(o):
  • 9 - Questão 39120.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • No que diz respeito à teoria crítica e suas contribuições para a construção do currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

    ( ) A perspectiva crítica de currículo faz uma profunda crítica às bases do pensamento de organização curricular clássica.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, as disciplinas são organizadas de forma isolada, inscritas numa grade curricular.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, há um questionamento político do papel da educação na sociedade.
    ( ) Na perspectiva crítica de currículo, os objetivos e conteúdos são definidos e os professores limitam-se a segui-los. 

    A sequência correta é:
  • 10 - Questão 39113.   Educação Artística - Nível Superior - Professor de Artes/Música - IFC SC - IESES - 2015
  • Ao avaliar, o professor precisa considerar a história do processo pessoal de cada aluno e sua relação com as atividades desenvolvidas na escola, [...]”. Insistimos que, acatar essa recomendação requer informações e formação específica e continuada, vez que convivemos com informações transitórias e que o conhecimento é sempre provisório, dialeticamente reconstruído. Trata-se de uma recomendação de: