Questões de Concursos IFES

Resolva Questões de Concursos IFES Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 35214.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Uma sequência didática é determinada como uma série ordenada e articulada de atividades. Para reconhecer a validade de uma sequência didática, pode-se fazer uma série de perguntas sobre as atividades propostas. Uma destas perguntas refere-se à existência de atividades que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir. Analise as atividades propostas abaixo e assinale aquela que NÃO possibilita a criação de zonas de desenvolvimento proximal e intervenção.
  • Questão 35204.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), o art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/ 1996, estabelece que, entre outras atribuições, cabe à União “assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino”. Tendo como base esse artigo e as considerações dos autores a respeito das avaliações da educação básica, analise as proposições:

    I) Essa prescrição legal (art. 9º da LDB/96) impede que estados e municípios também possam ter iniciativas de avaliação de desempenho escolar em seus respectivos sistemas de ensino.
    II) Os instrumentos de avaliação em curso na política educacional brasileira (como o Sistema de avaliação Básica – Saeb; o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; e a Prova Brasil) visam a realização de avaliações de diagnóstico de qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
    III) As diretrizes e parâmetros das avaliações nacionais em larga escala, pautadas em critérios quantitativos, contribuem para o processo de autoavaliação da escola, na medida em que consideram os fatores sociais, culturais e econômicos.
    IV) O Sistema de avaliação Básica – Saeb, coleta dados sobre os alunos, professores e diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. É aplicado a cada dois anos, a alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
    V) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Não se trata propriamente de uma prova; seus resultados são calculados com base no desempenho dos estudantes em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. 

    Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
  • Questão 35197.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Com base nas análises das teorias críticas e pós-críticas do currículo, realizada por Silva (2010), analise as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

    ( ) As teorias pós-críticas e as teorias críticas possibilitaram compreender o currículo para além dos conceitos técnicos, como os de ensino e eficiência, ou de categorias psicológicas, como as de aprendizagem e desenvolvimento, ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular.
    ( ) As teorias pós-críticas defendem que o currículo é espaço de poder, centrado no Estado, pois o conhecimento corporificado no currículo carrega as marcas das relações sociais de poder e reproduz as estruturas sociais.
    ( ) As teorias críticas enfatizam que o currículo é uma construção social, portanto, resultado de um processo histórico, por meio de processos de disputa e conflito social, em que certas formas curriculares tornaram-se consolidadas como o currículo.
    ( ) O currículo, para as teorias críticas, não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder, descentrado em toda rede social, ou seja, nos processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
    ( ) Com sua ênfase pós-estruturalista na linguagem e nos processos de significação, as teorias pós-críticas enfatizam o papel formativo do currículo. 

    Assinale a opção que contém as proposições CORRETAS.
  • Questão 35183.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Pensemos no texto como algo vivo.

    Um bom exemplo da relação existente entre texto e leitor está no poema “Esses Textos”, de Silviano Santiago. Esse poema deixa-nos algumas pistas, a fim de que, através destas, um contato mais próximo, entre leitor e texto, se estabeleça.
    Leia as citações a seguir (que se apresentam em sentido figurado), sabendo que nem todas podem exprimir essa relação interativa:

    I) “O texto primeiro existe / só, como ponto. Se transforma depois em linha / com sua própria força / de deslocação”.
    II) “Depois, / o leitor institui / outra linha, lendo.”
    III) “No percurso do texto / e no trânsito da leitura, / as linhas se chocam, / se repudiam, se perdem, / correm paralelas / e podem se amar.
    IV) “O duplo estilete / do texto e da leitura, / do autor e do leitor.”

    Agora, escolha a opção que representa a adequação dessa interação entre leitor e texto:
  • Questão 35213.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel primordial de difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. Após analise das afirmativas abaixo, sob o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, assinale a alternativa que contém a sequência correta das afirmativas relacionadas à pedagogia crítico-social dos conteúdos.

    ( ) Cabe ao processo definir o que professores e alunos devem fazer e, assim também, quando e como o farão.
    ( ) Ao professor, cabe garantir a ligação dos conhecimentos universais com a experiência concreta dos alunos e ajudá-los a ultrapassar os limites de sua experiência cotidiana.
    ( ) A relação pedagógica entre professor e aluno é baseada nas trocas.
    ( ) Os métodos de ensino devem ser aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.
    ( ) A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma padronização do ensino a partir de esquemas de planejamento previamente formulados aos quais devem se ajustar as diferentes modalidades de disciplina e práticas pedagógicas. 

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • Questão 35205.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Para Veiga (2011), o Projeto Político Pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Nesse sentido, associe a coluna de baixo com a de cima, de acordo com as considerações da autora sobre os elementos constitutivos da construção do Projeto Político Pedagógico.

    I) Finalidades
    II) Estrutura Organizacional
    III) Currículo
    IV) Tempo Escolar
    V) Avaliação
    VI) Relações de Trabalho

    ( ) Deve estar fundamentada nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva, em contraposição à organização regida pelos princípios de divisão do trabalho, de fragmentação e do controle hierárquico.
    ( ) Estabelece os períodos de estudo para os alunos e reflexão das equipes de educadores, fortalecendo a escola como instância de educação continuada.
    ( ) Refere-se à organização do conhecimento escolar, historicamente situado e culturalmente determinado.
    ( ) Busca explicar e compreender as causas de existência de problemas, bem como suas relações, suas mudanças e se esforça para propor outras ações alternativas.
    ( ) A escola dispõe de dois tipos básicos: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. As pedagógicas organizam as funções educativas, as interações políticas, as questões de ensino-aprendizagem e as de currículo.
    ( ) Refere-se aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados pela escola, que possibilitam refletir sobre sua ação educativa.  

    Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo:
  • Questão 35192.   Informática - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Uma lista de todas as configurações dos formatos utilizados em um texto. Sua utilização permite que a formatação de documentos seja mais rápida e fácil, pois todos os formatos utilizados para cada tipo poderão ser previamente definidos e escolhidos em conjunto. A ferramenta do LibreOffice Writer a qual o texto se refere é
  • Questão 35185.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Marque a única opção que apresenta uma frase com a justificativa CORRETA sobre a classificação do verbo em destaque:
  • Questão 35191.   Informática - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Sobre os conceitos de internet, associe a segunda coluna com a primeira.

    I) Backbone
    II) HTML 
    III) Gateway 
    IV) Browser

    ( ) Linguagem declarativa sob a qual é criada a maioria dos documentos da Web.
    ( ) Software que permite ao usuário navegar na Web.
    ( ) Rede de alta capacidade que interconecta redes de capacidade menor.
    ( ) Equipamento que interconecta redes, com capacidade de converter protocolos.

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
  • Questão 35193.   Informática - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Sobre os conceitos de redes de computadores, associe a segunda coluna com a primeira.

    I) Ethernet
    II) Intranet
    III) Internet
    IV) Extranet

    ( ) sistema interno de comunicação e informática, operando nos moldes da internet no apoio a operação e gerência.
    ( ) rede proprietária ligando a empresa a entidades externas.
    ( ) É o padrão mais utilizado em redes locais (LAN).
    ( ) rede de alcance mundial formada pela interconexão de redes de computadores.

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.