Questões de Concursos IFES

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  • Questão 35196.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças:

    I) As teorias tradicionais pretendem ser “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. Assim, ao aceitar o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas, “o que?” e o “como?”, ou seja, nas questões de organização e elaboração do currículo.
    II) As teorias críticas, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, efetuaram um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
    III) As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está implicada nas relações de poder. Sua questão central é: “por quê?”. Por que esse conhecimento e não outro? Estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
    IV) As teorias pós-críticas, ao deslocarem a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva.
    V) As teorias críticas sobre o currículo colocam em questão os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais; são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical, na tentativa de desenvolver conceitos que permitam compreender o que o currículo faz.

    Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
  • Questão 35215.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está posta como finalidade do Ensino Médio pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996:
  • Questão 35209.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Identifique com V ou F, conforme sejam VERDADEIRAS ou FALSAS, as afirmativas abaixo, sobre as teorias de aprendizagens (SACRISTÁN E GÓMEZ, 1998).

    ( ) A gestalt ou teoria do campo considera a aprendizagem como um processo de doação de sentido, de significado, às situações em que o indivíduo se encontra.
    ( ) A genético-cognitiva considera a aprendizagem tanto um fator como um produto do desenvolvimento, incluindo a apropriação da bagagem cultural.
    ( ) A aprendizagem significativa de Ausubel implica a relação indissociável de aprendizagem e desenvolvimento.
    ( ) Na gestalt, as leis da aprendizagem, ainda que sejam mais difusas e imprecisas, permitem uma explicação dos tipos mais complexos e superiores de aprendizagem.
    ( ) A de processamento de informação supõe que o organismo responde diretamente ao mundo real e à própria e mediada representação subjetiva do mesmo.  

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
  • Questão 35183.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Pensemos no texto como algo vivo.

    Um bom exemplo da relação existente entre texto e leitor está no poema “Esses Textos”, de Silviano Santiago. Esse poema deixa-nos algumas pistas, a fim de que, através destas, um contato mais próximo, entre leitor e texto, se estabeleça.
    Leia as citações a seguir (que se apresentam em sentido figurado), sabendo que nem todas podem exprimir essa relação interativa:

    I) “O texto primeiro existe / só, como ponto. Se transforma depois em linha / com sua própria força / de deslocação”.
    II) “Depois, / o leitor institui / outra linha, lendo.”
    III) “No percurso do texto / e no trânsito da leitura, / as linhas se chocam, / se repudiam, se perdem, / correm paralelas / e podem se amar.
    IV) “O duplo estilete / do texto e da leitura, / do autor e do leitor.”

    Agora, escolha a opção que representa a adequação dessa interação entre leitor e texto:
  • Questão 35185.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Marque a única opção que apresenta uma frase com a justificativa CORRETA sobre a classificação do verbo em destaque:
  • Questão 35213.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel primordial de difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. Após analise das afirmativas abaixo, sob o critério de (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, assinale a alternativa que contém a sequência correta das afirmativas relacionadas à pedagogia crítico-social dos conteúdos.

    ( ) Cabe ao processo definir o que professores e alunos devem fazer e, assim também, quando e como o farão.
    ( ) Ao professor, cabe garantir a ligação dos conhecimentos universais com a experiência concreta dos alunos e ajudá-los a ultrapassar os limites de sua experiência cotidiana.
    ( ) A relação pedagógica entre professor e aluno é baseada nas trocas.
    ( ) Os métodos de ensino devem ser aqueles que estejam subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.
    ( ) A pedagogia crítico-social dos conteúdos pressupõe uma padronização do ensino a partir de esquemas de planejamento previamente formulados aos quais devem se ajustar as diferentes modalidades de disciplina e práticas pedagógicas. 

    Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • Questão 35189.   Matemática - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Em uma estufa há três coxinhas simples e duas com catupiry, sem qualquer identificação em nenhuma das cinco coxinhas. Retira-se duas coxinhas aleatoriamente, uma após a outra e sem reposição. A probabilidade de exatamente as duas serem com catupiry é
  • Questão 35212.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que NÃO representa a educação artesanal ou manufatureira no período de vigência do escravismo na sociedade brasileira:
  • Questão 35204.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), o art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/ 1996, estabelece que, entre outras atribuições, cabe à União “assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino”. Tendo como base esse artigo e as considerações dos autores a respeito das avaliações da educação básica, analise as proposições:

    I) Essa prescrição legal (art. 9º da LDB/96) impede que estados e municípios também possam ter iniciativas de avaliação de desempenho escolar em seus respectivos sistemas de ensino.
    II) Os instrumentos de avaliação em curso na política educacional brasileira (como o Sistema de avaliação Básica – Saeb; o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; e a Prova Brasil) visam a realização de avaliações de diagnóstico de qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
    III) As diretrizes e parâmetros das avaliações nacionais em larga escala, pautadas em critérios quantitativos, contribuem para o processo de autoavaliação da escola, na medida em que consideram os fatores sociais, culturais e econômicos.
    IV) O Sistema de avaliação Básica – Saeb, coleta dados sobre os alunos, professores e diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. É aplicado a cada dois anos, a alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
    V) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Não se trata propriamente de uma prova; seus resultados são calculados com base no desempenho dos estudantes em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. 

    Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
  • Questão 35187.   Matemática - Nível Superior - Pedagogo - IFES - 2016
  • Em um período longo de seca, o valor médio de água presente em um reservatório pode ser estimado de acordo com a função: Q(t) = 4000 . 2-0,5 . t, onde t é medido em meses e Q(t) em metros cúbicos. Para um valor de Q(t) = 500, pode-se dizer que o valor de t é