Questões de Concursos IFF

Resolva Questões de Concursos IFF Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 51402.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • As infecções sexualmente transmissíveis são frequentes e têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, além de causarem impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, podendo afetar as relações interpessoais. A respeito dessas infecções, assinale a opção correta.
  • 2 - Questão 51400.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Em relação à tendência de queda da incidência e da mortalidade por tuberculose no Brasil, apesar dos indicadores animadores, números absolutos relacionados a essa enfermidade ainda causam indignação e representam um desafio grandioso. São mais de 70 mil casos novos, e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil pessoas a cada ano.

    Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando o cenário atual da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
  • 3 - Questão 51404.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • A respeito das normatizações técnicas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) referentes ao calendário nacional de vacinação, julgue os itens a seguir.

    I A comprovação da vacinação BCG se dá por meio do registro no cartão ou na caderneta de vacinação, da identificação da cicatriz vacinal ou da palpação do nódulo, no deltoide direito, na ausência da cicatriz.
    II A vacina para febre amarela atenuada é contraindicada para gestantes, independentemente do estado vacinal.
    III Na impossibilidade de adiamento da vacinação, em emergências epidemiológicas, vigência de surtos, epidemias ou viagens para área de risco de contração da doença, o médico deverá avaliar o benefício/risco de vacinação.

    Assinale a opção correta.
  • 4 - Questão 51403.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Julgue os itens a seguir, acerca da vigilância epidemiológica na transmissão de doenças.

    I A transmissão da doença meningocócica ocorre por contato indireto, pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes, tendo os fômites grande importância na cadeia epidemiológica.
    II O tratamento para a infecção por sarampo é feito com anti-inflamatórios e corticoides. É recomendada, ainda, a antibioticoprofilaxia.
    III Inexiste tratamento específico para a rubéola; apenas os sinais e sintomas são tratados.
    IV A principal medida de prevenção contra o tétano acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das unidades básicas de saúde no Brasil.

    Estão certos apenas os itens
  • 5 - Questão 51393.   Enfermagem - Legislação em Saúde - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Educadores e profissionais de saúde na escola precisam estar atentos a sinais demonstrados por crianças e adolescentes que indiquem a possibilidade de deficiência auditiva. É sinal de alerta para surdez indicado pelo Ministério da Saúde, em suas orientações para atuação na atenção básica, a criança que,
  • 6 - Questão 51396.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Com relação ao Código de Ética e Deontologia dos Profissionais de Enfermagem, julgue os itens a seguir.

    I É proibido ao enfermeiro provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, incluídos os casos permitidos pela legislação vigente.
    II É direito do profissional o acesso às informações relacionadas a pessoas, família e coletividade, e necessárias ao exercício profissional.
    III É proibido aos profissionais de enfermagem promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.
    IV Consiste a censura na admoestação ao infrator, de forma reservada, devendo ser registrada no prontuário do infrator, na presença de duas testemunhas.

    Estão certos apenas os itens
  • 7 - Questão 51390.   Enfermagem - Legislação em Saúde - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Um dos objetivos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS) é fortalecer a gestão participativa nos espaços do SUS. Um cidadão que participe dessa gestão deve saber que, entre os princípios do PNEPS-SUS, está o(a) 
  • 8 - Questão 51397.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • A respeito de vacinação, julgue o item a seguir.

    I A vacina BCG é administrada em dose única, por via intradérmica, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, logo após o nascimento.
    II Recomenda-se, quando o esquema de vacinação se encontra incompleto para hepatite B, reiniciá-lo.
    III Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação.
    IV Contraindica-se a vacina tríplice bacteriana (DTP) para criança a partir de sete anos de idade.

    Estão certos apenas os itens
  • 9 - Questão 51409.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Um gestor de saúde, ao contribuir para o processo de efetivação da Política Nacional de Promoção da Saúde, deve se fundamentar, entre outros, no seguinte valor:
  • 10 - Questão 51408.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - IFF - CESPE - 2018
  • Com relação às recomendações nacionais para a atenção básica associada à promoção da saúde sexual e reprodutiva, é correto afirmar que