Questões de Concursos IFMA

Resolva Questões de Concursos IFMA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 35376.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • De acordo com mudanças promovidas com as Reformas da Previdência Social Brasileira, via Emenda Constitucional, após 2003, passou a ser exigida para a aposentadoria:
  • 2 - Questão 35360.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • Os instrumentos e técnicas de intervenção presentes nos procedimentos dos assistentes sociais contribuem para uma atuação voltada à promoção de atitudes e comportamentos. Tais procedimentos podem ser:
  • 3 - Questão 35348.   Português - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • Necessária indignação
    William dos Anjos

                Seja lá o que motivou você a ler estes escritos, que fique logo combinada uma coisa: ando impaciente com a impaciência das pessoas. Portanto: vá com calma. Percorra mais algumas linhas antes de supor a moral da história. Puxe mais alguns centímetros do fio desta meada. Nada de conclusões ou julgamentos apressados. Afinal, o impaciente aqui sou eu!!
                Tornei-me um tanto intolerante por conta de algo que me parece um bom motivo: estamos quase sempre empenhados em que somente as nossas idéias prevaleçam. Em quase todas as circunstâncias, o que vale mesmo é encontrar culpados para as coisas mais triviais. O importante é fazer de nossas “necessidadezinhas” os reclamos mais urgentes. A todo instante somos dedicados a comparar qualquer coisa que recebemos àquilo que é dado a outrem, só para ver se o outro não está levando alguma vantagem, ainda que seja na bola de sorvete que nos sirvam no parque de diversões.
                Com o pretexto de agirmos com equilíbrio e justiça, pretendemos que tudo tenha a mesma medida, que seja uniformemente considerado, nesta terra de desiguais. E haja “Eu também quero”, “O dele tá maior que o meu”, “Só faço se for do meu jeito”. As gentilezas e os cuidados naturais e espontâneos perdem espaço para o intuito interesseiro, para o intento estúpido e a desfaçatez.
                Nesse andamento personalista do desenvolvimento das nossas precaríssimas vidas, as amizades, os namoros e casamentos, as relações de trabalho, por exemplo, estão se tornando cada vez mais superficiais e tênues. Qualquer discordância, crítica ou comentário tornam-se suficiente e inevitavelmente avassaladores. Motivam atitudes de revide e reciprocidade equivocada e desmedida. Cobramos com juros escandalosos aquilo que nem era preciso pagar na mesma moeda.
                Aliás, como achar a vida divertida e interessante, se há sempre alguém ávido por encontrar resposta satisfatória para a pergunta “E o que é que eu ganho com isso?” Queremos urgentemente ganhar seja lá o que for. Se não para usufruir; para acumular, encher os alforjes e pendurá-los como troféus da opulência à vista de vizinhos e desafetos. O que afinal conseguimos com isso? Apenas enfado, sonolência, modorra, sedentária e obesa expectativa de que os dias se sucedam.
                Eis, pois, a razão para tamanha impaciência. Não dá para continuar assistindo pacientemente ao perecimento da virtude que se afigura na essência do homem. É urgente que se revolvam as suas entranhas para de lá retirar o que ainda haja de mais elementar e embrionariamente humano. É fundamental valorizarmos a capacidade de indignação diante da homogeneização da ignorância. É tempo de voltar ao primeiro amor.
  • Sobre o texto acima, é correto afirmar:
  • 4 - Questão 35362.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • A perspectiva interdisciplinar não fere a especificidade das profissões tampouco seus campos de especialidade. Entretanto, para haver interdisciplinaridade, são necessárias algumas atitudes, exceto:
  • 5 - Questão 35359.   Direito Administrativo - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • O servidor será aposentado, voluntariamente, com proventos integrais, de acordo com a Lei 8.112/90, quando preencher os seguintes requisitos:
  • 6 - Questão 35366.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • Incluída no campo da Seguridade Social, a Assistência Social é política de proteção social não contributiva. Em consonância com o disposto na LOAS, Capítulo II, Seção I, Artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se, entre outros, pelos seguintes princípios democráticos, exceto:
  • 7 - Questão 35363.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • Muitas são as mudanças que a Lei Nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, traz para a tipificação dos crimes de violência contra a mulher e nos procedimentos judiciais. No Capítulo II, Das Medidas Protetivas de Urgência, determina-se que recebido o expediente com o pedido da ofendida, caberá ao juiz, dentre outras medidas, determinar o encaminhamento da ofendida, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, quando for o caso:
  • 8 - Questão 35364.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • No Capítulo II do Código de Ética Profissional do Assistente Social, Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras, não consta(m) como direito(s) dos assistentes sociais:
  • 9 - Questão 35375.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • A redefinição do papel do Estado no âmbito do discurso político ideológico neoliberal assenta-se na primazia do mercado e no questionamento quanto ao papel social do Estado. Desse modo,
  • 10 - Questão 35361.   Serviço Social - Nível Superior - Assistente Social - IFMA - 2009
  • O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social que tem como finalidade conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. Quando o trabalho de investigação do profissional do Serviço Social constitui- se com objetivo de formar prova para subsidiar decisões,