Questões de Concursos IFMG

Resolva Questões de Concursos IFMG Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 35387.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • A respeito da proposta político-pedagógica dos Institutos Federais, a eles cabe ofertar:

    I. Educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público de jovens e adultos;
    II. Ensino técnico concomitante e subsequente, destinado a quem já tenha concluído o ensino médio;
    III. Formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade;
    IV. Graduações tecnológicas, licenciatura e bacharelado em áreas que a ciência e tecnologia são componentes determinantes;
    V. Cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

    Estão CORRETAS as afirmativas:
  • Questão 35390.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Analise a questão e a seguir marque a alternativa CORRETA:
    Planejar remete a:

    I - Acreditar na possibilidade de mudança da realidade.
    II - Garantir que não haverá imprevistos no decorrer de um processo.
    III - Estabelecer objetivos e projetar recursos e meios para atingi-los.
  • Questão 34947.   Química - Nível Fundamental - Assistente de Laboratório - IFMG - FCM - 2016
  • Em relação às propriedades gerais dos ácidos, sais e bases, considere as afirmativas:

    I- Sais são substâncias iônicas que apresentam pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos um ânion diferente de OH-.
    II- O ácido deixa o indicador, papel de tornassol, azul.
    III- A força de interação iônica de uma base independe do grau de solubilidade em água que ela apresenta.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • Questão 35393.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Ideologia, representação cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações, sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência.
    Os termos acima podem ser relacionados como conceitos-chave para a discussão de uma perspectiva de análise curricular denominada:
  • Questão 35401.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • A CAPES, Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, desempenha atualmente diversos papéis, EXCETO:
  • Questão 35381.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Em relação aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é INCORRETO afirmar que:
  • Questão 35383.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • Em Educação Profissional no Brasil, Silvia Maria Manfredi (2002) aponta que as visões e representações sobre o trabalho, as profissões e sobre sua relação com a escolarização são muito variadas. Para a autora, as relações entre trabalho e escola expressam visões ambíguas e idealizadas, que retratam um reducionismo de processos históricos complexos.

    Tendo em vista a retomada histórica e as reflexões que a autora faz sobre essa relação, é CORRETO afirmar que:
  • Questão 34938.   Informática - Nível Fundamental - Assistente de Laboratório - IFMG - FCM - 2016
  • O Microsoft Word permite selecionar o texto de um documento de diferentes maneiras. Para selecionar palavras não adjacentes, selecione a primeira palavra e mantenha a tecla ________ pressionada enquanto seleciona as próximas palavras.

    O termo que preenche a lacuna é
  • Questão 35386.   Pedagogia - Nível Superior - Técnico em Assuntos Educacionais - IFMG - 2013
  • “Apesar das mudanças que vêm ocorrendo e sendo sugeridas no âmbito do sistema educacional brasileiro, a sala de aula, nosso principal ambiente de aprendizagem, continua anacrônica. Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo, às custas de uma ênfase na aprendizagem mediada pelo professor e suas escolhas de recursos educacionais.”
    GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. In: COSCARELLI, C. (org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 24.

    São modificações na prática educativa sugeridas pelos autores, EXCETO:
  • Questão 34940.   Química - Nível Fundamental - Assistente de Laboratório - IFMG - FCM - 2016
  • Em relação à utilização de vidrarias, equipamentos e outros materiais comuns de laboratório, o dessecador pode ser utilizado para