Questões de Concursos IFPI

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  • 1 - Questão 34802.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Acerca do tema penalidades, previsto na Lei nº 8.112/1990, seguem-se três afirmações:

    I. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão;
    II. A penalidade de advertência terá seu registro cancelado após o decurso de três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
    III. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por trinta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

    Está correto apenas o que se afirma em
  • 2 - Questão 34813.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Paulo Freire no livro “Pedagogia do Oprimido” estabelece uma diferença crucial em
  • 3 - Questão 34811.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Gadotti (1997) menciona em seu livro que: "O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa de educação. [...] Para os pensadores positivistas, a liberação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites. São representantes do pensamento positivista:
  • 4 - Questão 34808.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 estabelece que os objetivos do ensino de 1º grau são destinados à formação da criança e do pré-adolescente, variando o conteúdo e método perfazendo as fases do desenvolvimento dos alunos. Se as escolas realmente trabalhassem no sentido de alcançar os objetivos legais deveriam pautar-se numa prática que priorizasse as noções de que

    I- a criança é capaz de superar espontaneamente as ações egocêntricas, o pré-adolescente não, e aceitar e elaborar normas.
    II- a criança é capaz de debater os princípios que norteiam as normas na escola, enquanto o adolescente, nega a aceitação da norma sem questioná-la.
    III- à criança deve ser oferecida meios de manipulação e transformação de objetos, enquanto ao pré-adolescente podem ser oferecidas oportunidades de participação em discussões teóricas.
    IV- a criança que se encontra na fase das operações concretas precisa ser motivada, enquanto o pré-adolescente já domina o desenvolvimento hipotético dedutivo.
    V- a criança só entende aquilo que lhe é proposto através de atividades práticas, enquanto o pré-adolescente já compreende conceitos e noções abstratas.

    Está correto apenas o que se afirma em:
  • 5 - Questão 34816.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Para Hoffmann, no seu livro “Um olhar sensível reflexivo sobre a criança” aponta que a avaliação far-se-á mediante
  • 6 - Questão 34794.   Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Assinale a alternativa que contém frase com desvio na flexão da forma verbal.
  • 7 - Questão 34810.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • A escola, por sua vez, não forma cidadãos, mas poderá apropriar-se de instrumentos que possam dar condições para que seus alunos desenvolvam conhecimentos na construção da cidadania. Então, para cumprir essa função social, a escola precisa:

    I. Desenvolver um papel crítico e mobilizador contra o poder instituído verticalmente, burocraticamente.
    II. Ampliar sua autonomia e competência como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.
    II. Favorecer a permanência das crianças e adolescentes diminuindo a repetência na escola, revendo a forma de avaliação, discutindo e adotando uma política de inclusão escolar.
    III. Dar condições para o uso de mecanismos tecnológicos na apropriação de conhecimentos no processo de aprendizagem, pautando- se na produção e na apropriação do conhecimento.
    IV. Buscar aprofundamento na discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

    Está correto apenas o que se afirma em:
  • 8 - Questão 34801.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Com relação à revisão do processo administrativo disciplinar, seguem-se três afirmações:

    I. O julgamento caberá à autoridade superior àquela que aplicou a penalidade;
    II. A revisão do processo disciplinar é admissível diante da simples alegação de injustiça da penalidade;
    III. Em caso de falecimento, ausência ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da família poderá requerer a revisão do processo.

    Está correto apenas o que se afirma em
  • 9 - Questão 34795.   Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • As alternativas abaixo contêm frases extraídas de um jornal de grande circulação. Em cada uma delas, há pelo menos um desvio gramatical, exceto numa. Qual?
  • 10 - Questão 34800.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Acerca da seguridade social do servidor, prevista na Lei nº 8.112/1990, seguem-se três afirmações:

    I. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da menor remuneração do serviço público;
    II. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, e será pago ao cônjuge ou companheiro servidor público, quando a parturiente não for servidora;
    III. A servidora que obtiver a guarda judicial de criança até um ano de idade terá direito a sessenta dias de licença remunerada.

    Está correto apenas o que se afirma em