Questões de Concursos IFPI

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Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 34797.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Acerca de provimento e investidura em cargo público, seguem-se três afirmações:

    I. A nacionalidade brasileira, a idade mínima de 21 anos e aptidão física e mental são requisitos básicos para investidura em cargo público;
    II. Somente brasileiros natos podem ocupar cargos públicos;
    III. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Está correto apenas o que se afirma em
  • Questão 34800.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Acerca da seguridade social do servidor, prevista na Lei nº 8.112/1990, seguem-se três afirmações:

    I. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da menor remuneração do serviço público;
    II. O auxílio-natalidade é devido à servidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, e será pago ao cônjuge ou companheiro servidor público, quando a parturiente não for servidora;
    III. A servidora que obtiver a guarda judicial de criança até um ano de idade terá direito a sessenta dias de licença remunerada.

    Está correto apenas o que se afirma em
  • Questão 34795.   Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • As alternativas abaixo contêm frases extraídas de um jornal de grande circulação. Em cada uma delas, há pelo menos um desvio gramatical, exceto numa. Qual?
  • Questão 34826.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de
  • Questão 34818.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Para Perrenoud (1996) “a totalidade do funcionamento de uma escola faz parte do currículo real”. Isso contribui para formar os alunos de maneira deliberada ou involuntária. Então, a administração da escola ocorre
  • Questão 34802.   Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Acerca do tema penalidades, previsto na Lei nº 8.112/1990, seguem-se três afirmações:

    I. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão;
    II. A penalidade de advertência terá seu registro cancelado após o decurso de três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.
    III. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço, sem causa justificada, por trinta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

    Está correto apenas o que se afirma em
  • Questão 34814.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Luckesi, 2011 destaca que: A avaliação da aprendizagem na escola tem dois objetivos: auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal a partir do processo ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado. Então, a respeito da avaliação da aprendizagem é certo dizer o seguinte:

    I) A avaliação tem por objetivo auxiliar o educando no seu crescimento, na sua integração consigo mesmo, ajudando-o na apropriação dos conteúdos significativos.
    II) A avaliação da aprendizagem responde a uma necessidade social, isto é, a escola tem o papel social de educar as novas gerações e, deve responder por esse mandato, obtendo dos seus educandos a manifestação de suas condutas aprendidas e desenvolvidas.
    III) O histórico escolar de cada educando é o testemunho social que a escola dá ao coletivo sobre a qualidade do desenvolvimento do educando. O papel do educador e do educando é se aliarem na construção da aprendizagem.
    IV) A avaliação da aprendizagem escolar contribui para o educador e o educando, porque sendo um ato amoroso inclui o educando na aprendizagem, tendo uma qualidade satisfatória, porque foram incluídos ao longo do processo de ensino-aprendizagem no contexto avaliativo.
    V) A avaliação como uma função classificatória e burocrática, persegue um princípio claro de descontinuidade, de segmentação, de parcelarização do conhecimento cumprindo uma função meramente democrática.

    Está correto apenas o que se afirma em:
  • Questão 34820.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Para Chiavenato (2013), em seu livro “Administração de Recursos Humanos”, relata o comportamento humano mediante as organizações diante das situações genéricas das pessoas como pessoas, apresentando as seguintes características:
  • Questão 34819.   Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFPI - FUNRIO - 2014
  • Para Vieira, as funções e papéis das novas tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar que