Questões de Concursos IFRJ

Resolva Questões de Concursos IFRJ Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 35480 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Entre os adolescentes, os acidentes mais comuns são aqueles ligados ao trânsito, ao esporte e os decorrentes de situações de risco (tais como exposição a álcool e drogas ou à violência) a que o adolescente se expõe. Avalie se as seguintes medidas por parte da escola (direção, funcionários, professores) são preventivas de tais acidentes:

    I. Fornecer orientações de segurança no trânsito e estimular o uso de equipamentos de segurança.
    II. Estimular o uso de equipamentos de segurança nas atividades esportivas e orientar quanto a práticas adequadas de esportes.
    III. Desestimular brincadeiras agressivas e orientar para o cultivo do respeito às outras pessoas.
    IV. Orientar quanto à exposição a situações de risco e ensinar a se comportar de modo a evitá-las.

    Estão corretas as medidas:
  • 2 - Questão 35479 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Uma situação importante que ocorre dentro ou no entorno da escola é a agressividade entre alunos que, por vezes, pode causar ferimentos ou outras lesões físicas e psicológicas na vítima. Esse quadro, identificado por atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetidas, executadas por um ou mais estudantes contra outro(s), baseado em relação de poder do agressor sobre a vítima, deve receber atenção total de professores, funcionários, alunos, familiares e direção e deve ser combatido e rejeitado por todos os envolvidos no ambiente escolar. Essa prática inaceitável é denominada:
  • 3 - Questão 35478 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Ainda em relação à indisciplina no ambiente escolar, as seguintes afirmativas são, em geral, consensualmente corretas, EXCETO UMA. Assinale-a.
  • 4 - Questão 35477 - Pedagogia - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Em relação à indisciplina por parte de alunos no ambiente escolar, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras(V):

    - São em geral atos caracterizados como de indisciplina relacionados à atitude de alunos na escola: falar ao mesmo tempo que o professor, atrapalhando as aulas, responder com grosserias, brigar com outros alunos ou mesmo com o professor.
    - Fazer bagunça, desobedecer ou não fazer tarefas escolares devem ser sempre considerados atos de indisciplina.
    - O aluno precisa ser considerado no meio ou momento histórico em que está inserido. O aluno que não está integrado ao processo ensino-aprendizagem passa a apresentar comportamentos que causam preocupação à escola, tais como agitação, apatia, desmotivação, ou seja, esse aluno está cometendo indisciplina.

    Essas afirmativas são respectivamente:
  • 5 - Questão 35476 - Atendimento - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • O atendimento presencial é uma situação comunicacional de grande impacto junto ao usuário e os instantes iniciai do atendimento são fundamentais para que uma imagem positiva da organização seja construída e mantida. Em relação ao atendimento presencial, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

    - O visitante tem a expectativa de ser atendido por pessoas capazes de fornecer informações sobre o assunto do seu interesse; assim, devemos ouvir atentamente a descrição do serviço solicitado.
    - O visitante deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e colaboração, mas devemos manter diferença de tratamento em razão da condição cultural, social e física do visitante, ou seja, devemos tratar de modo desigual ao desiguais.
    - O atendente representa, para o visitante, a imagem da organização. Assim, o atendimento deve ocorrer de forma personalizada, buscando-se sempre a satisfação do visitante. 

    As afirmativas são respectivamente:
  • 6 - Questão 35475 - Atendimento - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • No atendimento telefônico, a linguagem é o fator principal para garantir a qualidade da comunicação. É preciso que o atendente saiba ouvir o interlocutor para responder a suas demandas de maneira cordial, simples, clara e objetiva. O uso correto da língua portuguesa e a qualidade da dicção também são fatores importantes para assegurar uma boa comunicação telefônica. É fundamental que o atendente transmita a seu interlocutor segurança, compromisso e credibilidade.
    Em toda e qualquer situação de comunicação em meio empresarial ou institucional, é preciso enfatizar o foco no cliente ou no usuário. Em muitos casos, o público constrói uma representação extremamente positiva da organização apenas com base na qualidade do atendimento telefônico que lhe é dispensado
    .”
    (Cartilha de Excelência no Atendimento e Boas Práticas na PGU, AGU/PGU, 2012)

    Nesse sentido, avalie se as seguintes recomendações são falsas (F) ou verdadeiras (V):

    - atender rapidamente a chamada, e imediatamente dizer o seu nome e identificar a organização ou o setor.
    - ouvir o usuário com atenção, para compreender “o que” é dito e “como” é dito.
    -  prestar informações de forma objetiva, não apressar a chamada; é importante ouvir calmamente o que o usuário tem a dizer e não interromper o raciocínio do interlocutor.
    - usar frases como “Não pode”, “Impossível”, “De jeito algum” rapidamente, para não alimentar falsas expectativas.

    As recomendações são respectivamente:
  • 7 - Questão 35474 - Atendimento - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • As seguintes ações, entre outras, imprimem qualidade ao atendimento, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.
  • 8 - Questão 35473 - Legislação Federal - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • A Lei nº 12.527/11 preconiza que os procedimentos nela previstos destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.
  • 9 - Questão 35472 - Legislação Federal - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • De acordo com a Lei 8027/90, que dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, são faltas administrativas puníveis com a pena de demissão a bem do serviço público, entre outras, as seguintes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.
  • 10 - Questão 35471 - Legislação Federal - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFRJ - BIO-RIO - 2015
  • Avalie se, de acordo com a Lei 11.892/08, os Institutos Federais têm, entre outras, as seguintes finalidades e características:

    I. Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
    II. Desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.
    III. Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

    Estão corretos: