← Início

Questões de Concursos - IFSE - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - IFSE - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.
TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.
“...tese contra a qual sempre me manifestei...”; esse segmento do texto mostra uma oração adjetiva que é introduzida por uma preposição (contra), exigida pelo verbo “manifestar-se”. A alternativa a seguir em que foi empregada uma preposição inadequada é:
Durante seis dias consecutivos, o número de visitantes do Mercado Municipal Antônio Franco aumentou em progressão aritmética. Sabendo-se que no primeiro dia o mercado recebeu 800 visitantes e que no sexto dia recebeu 1200, a quantidade de visitantes no 4° dia foi igual a:
À posição do servidor na matriz hierárquica, conforme sua remuneração pelo aperfeiçoamento profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, após o ingresso do servidor, dá-se o nome de:
Da decisão de uma autoridade cabe o recurso de pedido de reconsideração. Este pedido deverá ser despachado no seguinte prazo máximo indicado em lei:
Em um grupo de N turistas estrangeiros que visitavam Aracaju, verificou-se que:

- metade falava apenas inglês;
- um terço falava apenas alemão;
- 36 falavam apenas francês.

O valor de N é igual a:
Em uma cooperativa de artesanato, cada pessoa demora 45 minutos para fabricar uma determinada peça. Considerando que cada peça é fabricada por um mesmo artesão, a quantidade mínima de horas que 9 artesãos, com a mesma capacidade de trabalho, demoram para fabricar 68 dessas peças, corresponde a:
No enquadramento, a definição dos cursos de capacitação que não sejam de educação formal e que guardem relação direta com o ambiente da organização será disciplinada em ato da seguinte autoridade:
Uma pesquisa realizada com um grupo de 210 turistas que visitavam Aracaju, apurou que:

- 49 homens e 54 mulheres estavam visitando Aracaju pela primeira vez;
- 37 homens já tinham visitado Aracaju antes.

Escolhendo-se ao acaso um desses turistas, a probabilidade de que a pessoa escolhida seja uma mulher que não estava visitando Aracaju pela primeira vez é:
Na governança corporativa, o grupo ou o indivíduo que afeta ou é afetado pelo alcance dos objetivos da empresa, refere-se ao conceito de:
A seguinte vantagem NUNCA se incorpora ao provento de aposentadoria: