Questões de INCA Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de INCA com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 361956. Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE, 2010

Considerando o uso de hemocomponentes na assistência ao paciente em estado crítico, julgue os itens a seguir.

O tempo de infusão de uma bolsa de sangue não deve exceder 2 horas.

2Questão 362485. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

Os LNH são divididos em três subtipos histológicos e imunológicos, originados de células T, de células B e de células I e G, que, do ponto de vista histológico, na infância na sua grande maioria, são de alto grau de malignidade.

3Questão 475809. Farmácia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, 2010

A pesquisa etiológica de patologias passíveis de transmissão por transfusão sanguínea por meio de técnicas sorológicas é obrigatória na rotina de seleção de doadores de sangue. Segundo Ferreira e Ávila (2001), pesquisas sorológicas poderiam ser utilizadas mesmo na fase em que a pesquisa de anticorpos ainda é negativa, fase pré-sorológica, exemplificada pela pesquisa de antígenos de superfície detectados em algumas infecções virais. Considerando as metodologias sorológicas, julgue os próximos itens.

A padronização quanto à concentração do antígeno, especificidade dos anticorpos, título dos conjugados, tempo e temperatura deixou de ser imprescindível, uma vez que os testes sorológicos têm se tornado cada vez mais refinados e de execução simples, e as empresas fornecedoras de insumos têm primado pelas boas práticas de fabricação.

4Questão 367419. Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista em Ciência Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) tem como objetivo estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores frente aos riscos nos ambientes de trabalho. Acerca do PPRA, julgue os itens subsequentes.

São considerados riscos ambientais apenas os agentes físicos e químicos.

5Questão 361556. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando aspectos pré-analíticos de preparo, coleta e transporte de material para análises clínicas, julgue os itens a seguir.

Caso o paciente apresente uma fístula artério-venosa que tenha sido implantada há mais de 10 dias, a fístula deve ser utilizada como local preferencial para coleta de sangue.

6Questão 10825. Radiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à produção, à emissão e à interação dos raios X com a matéria, julgue o item a seguir. 
O deslocamento de elétrons da camada M para a camada K produz radiação característica.

7Questão 387163. Biologia, Genética, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As aneuploidias são uma causa importante de malformações fetais, sendo encontradas em mais de 35% dos abortos espontâneos e podem estar também associadas ao câncer. Com relação à descrição cariotípica das aneuploidias e com base no ISCN (International System for Human Cytogenetic Nomenclature) 2009, julgue os itens subsequentes.

71,XXX,+8,+12 se refere a um cariótipo praticamente triploide com quatro cópias dos cromossomos 8 e 12 e três cópias de todos os outros cromossomos.

8Questão 384841. Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Alterações estruturais dos órgãos nem sempre provocam distúrbios, podendo corresponder a variações da normalidade, sem repercussão funcional. Julgue os itens seguintes, relativos à correlação existente entre as alterações estruturais e respectivas repercussões funcionais.

Redução da área de mucosa fúndica do estômago e expansão da pilórica, associada a alterações inflamatórias crônicas, são comuns nos indivíduos idosos e provocam hipocloridria.

9Questão 363187. Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

A higiene da criança nesse pós-operatório deve ser feita com a cabeceira do leito a 0º, quando essa paciente estiver com monitoramento da pressão intracraniana.

10Questão 365173. Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos às medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar.

As precauções de contato são medidas a serem adotadas em casos de pacientes que estejam no pós-operatório e apresentem secreção purulenta na incisão cirúrgica.