Questões de Concursos - INCA - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - INCA - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Com relação a aspectos de sistemas de informação laboratorial, julgue os itens de 54 a 58.

O sistema operacional Linux é considerado um tipo de software.

Com relação a aspectos de sistemas de informação laboratorial, julgue os itens de 54 a 58.

ligação de cada instrumento de análises clínicas a um roteador ligado a um computador (via cabo USB) e cada um desses computadores ligados a um servidor constitui uma estrutura adequada e eficiente para uma rede laboratorial.

Com relação a aspectos de sistemas de informação laboratorial, julgue os itens de 54 a 58.

O registro de dados do paciente, a captação manual ou direta de resultados de equipamentos e o processamento de alguns testes estatísticos e de controle de qualidade são funções comumente encontradas nos sistemas de informação laboratorial.

A respeito da metodologia LILACS, julgue os itens de 59 a 65.

O LILACS-Express, iniciativa de caráter cooperativo, que objetiva divulgar os artigos de revistas na LILACS tão logo o fascículo seja finalizado e enviado para publicação, integra os dados bibliográficos da LILACS aos repositórios digitais de acesso aberto de instituições da América Latina e Caribe de modo que sejam amplamente disseminados.

A respeito das ferramentas de busca na área de saúde, julgue os itens a seguir.

A Biblioteca Virtual de Saúde é uma coleção de fontes de informação científico-técnica em saúde, operada na Internet e alimentada de forma centralizada por produtores, intermediários e usuários de informação em saúde dos países da América do Norte, América Latina e Caribe, e tem por objetivo promover o acesso equitativo à informação em saúde.

Acerca da arte-finalização de materiais para a produção gráfica, julgue os itens subsequentes.

A criação de interfaces gráficas on-line para a educação a distância contribui como importante fator com o estímulo cerebral, inibindo diversos tipos de interação humanocomputador.

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue os itens seguintes, a respeito dos sistemas de distribuição.

Os programas nacionais instituídos pelos governos para grupos de patologias como diabetes, hipertensão, tuberculose e hanseníase são considerados sistemas eficientes de dispensação ambulatorial de medicamentos e adesão ao tratamento.

Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.

A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, inclusive dispensando esta última. Entende que, no espaço educativo, os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.

Um paciente recebeu tratamento quimioterápico endovenoso com vincristina. Passadas 48 horas do término da infusão, ele retornou ao serviço com queixas de dor, vermelhidão e pequenas vesículas no local da aplicação, porém não queria esperar por avaliação do enfermeiro responsável e pediu orientação de como proceder em casa. Nessa situação, o responsável pelo atendimento deve

orientar o paciente a fazer a aplicação de compressas de água morna no local da vermelhidão e liberá-lo; em seguida, o atendente deve fazer a correspondente anotação de enfermagem e comunicar o ocorrido ao enfermeiro responsável.

Considerando a RDC n.° 153/2004, que determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, julgue os itens a seguir.

Manipulações dos hemocomponentes que exijam a abertura do circuito devem ser feitas sob fluxo laminar.