Questões de INCA - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de INCA com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 10873 Radiologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação ao processamento digital de imagens e ainda no que se refere à tomografia convencional e computadorizada, julgue o item a seguir.
Em tomografia computadorizada, a matriz utilizada, normalmente, possui 512 linhas e 512 colunas, totalizando 265.000 pixels.

3Questão 386495 Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Superior, 2010

No Brasil, os principais sistemas de informação epidemiológica acerca das estatísticas vitais são o SIM e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), ambos do MS. Em relação aos sistemas de informação epidemiológica, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a variável raça/cor foi introduzida na DO atendendo a uma reivindicação da Liga Nacional para a Valorização da Raça Negra.

5Questão 359376 Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE, 2010

Com relação ao processamento, à centrifugação e ao fracionamento dos hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

Para que ocorra o preparo do concentrado de plaquetas é necessária, previamente, a realização da centrifugação do sangue.

6Questão 382774 Biologia, Fisiologia Animal, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A homeostase orgânica depende do perfeito funcionamento dos órgãos, o que está intimamente relacionado com a estrutura histológica. A respeito da estrutura e função do sistema circulatório, julgue os itens subsequentes.

Importância fundamental na manutenção da fluidez do sangue é atribuída à camada adventícia dos vasos sanguíneos.

7Questão 383707 Biologia, Metodologia Científica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No Brasil, os principais sistemas de informação epidemiológica acerca das estatísticas vitais são o SIM e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), ambos do MS. Em relação aos sistemas de informação epidemiológica, julgue os itens a seguir.

A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) pressupõe o fluxo sistemático de dados secundários e primários, cujas principais fontes são o SIM e o sistema de internações hospitalares (SIH), respectivamente.

8Questão 386643 Biologia, Anatomia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, 2010

Alterações estruturais dos órgãos nem sempre provocam distúrbios, podendo corresponder a variações da normalidade, sem repercussão funcional. Julgue os itens seguintes relativos à correlação existente entre as alterações estruturais e as respectivas repercussões funcionais.

Espécimes de biópsia gástrica podem apresentar hemorragia na lâmina própria, que somente deve ser considerada patológica quando associada com aspecto endoscópico de gastrite hemorrágica.

9Questão 358943 Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens, relativos a medidas para se evitar o risco ocupacional durante manuseio de quimioterápicos.

Todo material contaminado, como roupas de cama, vestimentas do paciente, toalhas e roupas de uso pessoal devem ser manipulados com luvas de procedimento e acondicionado em saco plástico com o símbolo de material contaminante.

10Questão 363634 Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE, 2010

Acerca do tratamento radioterápico, julgue os itens a seguir.

A irradiação tem, como efeitos colaterais na pele, as reações de 1.º, 2.º ou 3.º grau. A reação de 3.º grau caracteriza-se por destruição da epiderme e formação de bolhas.