← Início

Questões de Concursos - INEA - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - INEA - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A partir da calcinação de 80g de um mármore foram obtidos 42g de óxido de cálcio. Qual o grau de pureza do mármore?

O etanol é um dos principais álcoois que existem, sendo incolor, inflamável e de odor característico. Entre todos os seus usos, um tem-se tornado cada vez mais importante: o uso combustível. Já em 1908 o etanol foi o combustível de eleição de Henry Ford, no emblemático Ford T. A combustão completa do etanol gera água e um composto binário. Qual a função química deste composto?

Em que proporção deve-se diluir uma solução de NaOH, de concentração 60g/l, para transformá-la em solução de concentração 0,05 molar? (Dados: H = 1; O = 16; Na = 23)

No processo de validação de um método analítico, parâmetros como Especificidade, Seletividade, Precisão e Limite de Detecção, dentre outros, são determinados para garantir o atendimento às exigências das aplicações analíticas e, conseqüentemente, assegurar a confiabilidade dos resultados obtidos. Sobre esses parâmetros foram feitas as afirmativas a seguir.

I - A Especificidade define a capacidade do método em detectar o analito de interesse na presença de outros componentes da matriz; a Seletividade refere-se à capacidade de detecção de substâncias.

II - O parâmetro que avalia a proximidade entre várias medidas efetuadas na mesma amostra é a Precisão do processo analítico. Usualmente, é expressa como desvio padrão, variância ou coeficiente de variação (CV) de diversas medidas.

III - A menor concentração do analito que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada, sob condições experimentais estabelecidas, constitui o Limite de Detecção do método.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Uma política monetária expansiva leva normalmente ao(à)

Deseja-se padronizar uma solução de KMnO4 frente a uma solução padrão de Na2C2O4 0,1 N. Para tal, foram titulados cuidadosamente 25,00mL da solução padrão de Na2C2O4 0,1 N, acrescidos de 40,0mL de solução de H2SO4 6N, com a solução de KMnO4, mantendo-se a mistura aquecida a uma temperatura entre 50 e 60 °C, até o aparecimento de uma coloração levemente rosada, que persiste mesmo sob forte agitação. A titulação foi repetida com mais duas alíquotas da solução de Na2C2O4. Os volumes de solução de KMnO4 consumidos, já corrigidos em relação ao ensaio em branco, foram respectivamente: 22,10; 22,20 e 22,15. A respeito desse procedimento, pode-se afirmar que:

I - a concentração da solução de KMnO4 é de 0,1128 N;

II - trata-se de uma análise volumétrica por oxi-redução;

III - não foi necessário o uso de indicador, pois em meio fortemente ácido o íon MnO4 - (forma oxidada) é violeta e a forma reduzida (Mn ++)4 é incolor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Texto associado.
Áreas Naturais Protegidas
No período “Na literatura científica encontramos argumentos QUE confirmam QUE a efetividade das áreas protegidas aumenta COM sua presença em campo.” (parágrafo 6), as palavras destacadas têm, respectivamente, as seguintes classificações:

Um Programa de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório (PGRQ) pode ser considerado como um Programa de Boas Práticas e Segurança em Laboratórios, pois diminui a exposição dos trabalhadores aos produtos potencialmente perigosos e promove melhoria da qualidade ambiental. Dentre as ações a seguir, qual a que NÃO corresponde às realizadas num PGRQ?

O zoneamento, como política de meio ambiente,

Texto associado.
Áreas Naturais Protegidas
De acordo com o texto, a função das pessoas que trabalham em espaços protegidos é: