Questões de Concursos INFRAERO

Resolva Questões de Concursos INFRAERO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 14211 - Legislação Federal - Nível Superior - Biólogo - INFRAERO - FCC - 2011
  • De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, os aeródromos 
  • 3 - Questão 14218 - Legislação Federal - Nível Superior - Biólogo - INFRAERO - FCC - 2011
  • Com relação às Áreas de Segurança Aeroportuária, é correto afirmar que se tratam de áreas
  • 4 - Questão 14173 - Português - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • Os anônimos

     Na história de Branca de Neve, a rainha má consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, são um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: “Existe". Seu nome: Branca de Neve.
         A rainha má mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, matá-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a história depende da compaixão de um lenhador sobre o qual não se sabe nada. Seu nome e sua biografia não constam em nenhuma versão do conto. A rainha má é a rainha má, claramente um arquétipo, e os arquétipos não precisam de nome. O Príncipe Encantado, que aparecerá no fim da história, também não precisa. É um símbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se dê ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da história, sem o qual a história não existiria e os outros personagens não se tornariam famosos, não é símbolo de nada. Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis. Por isso é desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos créditos.
         Muitas histórias mostram como são os figurantes anônimos que fazem a história, ou como, no fim, é a boa consciência que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversávamos sobre esses anônimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que é a dificuldade de conseguir empregados de confiança, que façam o que lhes for pedido.

    (Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses)
  • Transpondo-se para a voz passiva a frase Um figurante pode obscurecer a atuação de um protagonista, a forma verbal obtida será:
  • 5 - Questão 14191 - Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • No planejamento de um programa de gestão arquivística, é fundamental
  • 6 - Questão 14175 - Legislação Federal - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • De acordo com a Lei n° 11.182/2005, na estrutura básica da ANAC, a Diretoria atuará em regime de colegiado e será composta por um Diretor-Presidente, além de
  • 7 - Questão 14203 - Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • Considere as afirmações abaixo, retiradas de atos normativos relacionados com a área arquivística:

    I. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos.

    II. São atribuições do técnico de arquivo a classificação, o arranjo, a descrição e a execução das demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos.

    III. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.

    Está correto o que se afirma em
  • 8 - Questão 14216 - Legislação Federal - Nível Superior - Biólogo - INFRAERO - FCC - 2011
  • Nos termos do Código Brasileiro de Aeronáutica, o explorador da aeronave responde pelos danos a terceiros na superfície, causados, diretamente, por aeronave em voo. Considere hipótese específica em que quem pilotava a aeronave, causadora dos danos a terceiros na superfície, era o preposto do explorador, inexistindo qualquer causa legal excludente de responsabilidade. 
    Acerca do fato narrado
  • 9 - Questão 14202 - Arquivologia - Nível Superior - Arquivista - INFRAERO - FCC - 2011
  • Quando, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, os arquivos de uma mesma esfera governamental ou de uma mesma instituição, pública ou privada, funcionam de modo articulado na consecução de objetivos técnicos comuns, segundo padrões emanados de unidade central normativa, tem-se
  • 10 - Questão 14207 - Direito Administrativo - Nível Superior - Biólogo - INFRAERO - FCC - 2011
  • O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Referida multa