Questões de Concursos INMET

Resolva Questões de Concursos INMET Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q45617.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006

  • Considerando a razão de Bowen e seus conhecimentos em fluxo energético no solo, responda: Dois pontos, A e B, localizados no mesmo tipo de solo, na mesma latitude e submetidos a um mesmo regime de vento. O ponto A está em seu ponto de saturação hídrica e o ponto B está no ponto de murcha permanente. Qual dos pontos poderá liberar um maior fluxo de calor sensível para a atmosfera adjacente a eles?
  • 2 - Q45613.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Considerando que as plantas, de um modo geral, utilizam apenas a energia localizada entre 400 e 700 nm, que caracteriza a Radiação Fotossinteticamente Ativa, ou mais comumente PAR, que corresponde a apenas uma fração – cerca de 45% da energia de Ondas Curtas do Sol - Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    a - Das funções de transpiração, respiração e fotossíntese, exercidas pelas folhas, o único processo que está diretamente envolvido com a radiação solar é a fotossíntese. 
    b - No processo fotossintético, frações entre 60 e 90% dessa energia serão absorvidas pela clorofila e carotenóides, em função da direta absorção dos fótons pelos pigmentos. 
    c - A fração do azul e do vermelho são as mais absorvidas, sendo que o ultravioleta e o infravermelho não exercem nenhuma influência na fotossíntese. 
    d - A absorção da energia solar pelas folhas provoca seu aquecimento, já que a maior parte dessa energia é dispensável à fotossíntese. No entanto, esse aumento de temperatura pode ser atenuado pelo processo de transpiração.
    e - A fração verde é a mais refletida e, conseqüentemente responsável pela coloração verde dos vegetais.
  • 3 - Q45616.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Duas superfícies horizontais e vegetadas, A e B, apresentam respectivamente os albedos 0,3 e 0,5. Se essas superfícies forem submetidas a uma mesma radiação solar incidente, qual das duas terá um maior saldo de energia disponível para que os vegetais realizem seus diversos processos biofísicos?
  • 4 - Q45629.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Algumas considerações sobre características de sistemas sinóticos são apresentadas nas alternativas abaixo e, com base nelas, é possível afirmar que todas estão descritas corretamente, EXCETO:
  • 5 - Q45630.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • O texto abaixo foi desenvolvido considerando-se a teoria de Sutcliffe.

    A situação padrão para o desenvolvimento de um ciclone em superfície, apresenta um cavado em 500mb com vorticidade absoluta negativa no Hemisfério Sul, tendo em vista a curvatura do escoamento. Logo, a leste do eixo do cavado deve haver advecção de vorticidade __________ e a oeste_________. A intensificação ou formação de um ___________ na superfície é equivalente a tornar a vorticidade absoluta mais negativa e o contrário para o caso do ____________. 

    Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.
  • 6 - Q45628.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Uma baixa quente em superfície.
  • 7 - Q45615.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Duas plantas idênticas de milho - A e B - são cultivadas em um mesmo tipo de solo que, em dado instante t encontra-se na capacidade de campo. A planta A está submetida a uma taxa de evaporação (dados de tanque classe A) de 7,5 mm/dia, enquanto que a planta B a uma taxa de 3 mm/dia. Supondo-se que a partir do instante o solo começa a secar. 

    Considerando-se os conhecimentos no sistema água- solo-planta-atmosfera, qual das plantas poderá extrair um maior volume de água do solo, mantendo a relação ETR/ETc igual a 1?
  • 8 - Q45605.   Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Leia as orações abaixo para responder a esta questão:

    I. Toda essa nebulosidade é formada pelo acoplamento de uma frente fria que está no litoral de São Paulo. 
    II. Uma extensa faixa de nuvens, a qual está carregada, estende-se desde o Paraná até o Acre. 
    III. Nuvens tropicais formadas pelo tempo quente e úmido causam várias pancadas de chuva no Amazonas, no Pará, em Roraima e no Amapá.
    IV. A permanência dessa junção por pelo menos cinco dias, define a Zona da Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
  • 9 - Q45606.   Português - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • Leia com atenção e assinale a alternativa correta. 

    Consertam-se máquinas fotográficas e faz-se carimbos. A frase acima apresenta um erro de concordância verbal; para fazer a correção, devemos substituir:
  • 10 - Q45623.   Meteorologia - Nível Superior - Meteorologista - INMET - CETRO - 2006
  • A partir dos Modelos Numéricos de Tempo é possível obter direta ou indiretamente variáveis que descrevem a dinâmica da atmosfera. Analise as expressões descritas a seguir:

    A - A divergência horizontal é útil para diagnosticar as áreas com movimento vertical ascendente ou descendente mais significativo. Se o escoamento em uma determinada região apresenta forte convergência em baixos níveis, deduz-se por continuidade de massa que essa região deve ter movimento vertical ascendente na média troposfera e uma divergência associada na alta troposfera. 
    B - O campo de vorticidade relativa é útil na localização de cristas e cavados ou circulações fechadas (ciclônicas e anticiclônicas). A vorticidade relativa negativa (?<0) representa um escoamento ciclônico (baixa pressão) para o Hemisfério Sul e a positiva (?>0) um escoamento anticiclônico (alta pressão). 
    C - A convergência do fluxo de umidade nos baixos níveis é essencial no desenvolvimento de sistemas meteorológicos por meio do abastecimento de água. Apenas os níveis mais baixos terão efeito significativo nesse processo, pois a quantidade de água acima de 500hPa é desprezível em relação à baixa troposfera. Isso ocorre porque a quantidade de vapor d’água que uma parcela pode manter é função de sua temperatura

    Com base no exposto acima, é correto afirmar que: