Questões de INMETRO - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de INMETRO com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 268163 | Contabilidade Pública, Conceituação, Analista Ciências Contábeis, INMETRO, CESPE, 2010

Assinale a opção correta, referente a conceitos de contabilidade pública.

2 Questão 655251 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, 2007

A medida do pH de um suco de limão foi efetuada com um pH-metro. O mostrador acusou pH = 3. Acerca desse instrumento de medida e do referido resultado obtido, julgue os próximos itens.

Para que seja feita uma leitura correta do pH, o aparelho deve ser calibrado com soluções-tampão à mesma temperatura em que será realizada a medida — de preferência, próxima de 25 ºC. A não-observância da temperatura pode ocasionar erro instrumental na medida.

3 Questão 381494 | Biologia, Práticas Laborais, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

O primeiro microscópio eletrônico desenvolvido por Ruska e Knoll, em 1931, apesar de permitir um aumento de apenas 400 vezes, abriu as portas para um novo modelo de análise estrutural. Tanto a microscopia eletrônica de transmissão (MET) quanto a microscopia eletrônica de varredura (MEV) tiveram origem na mesma década. Modelos mais recentes, que ampliam a imagem até 2 milhões de vezes, ainda utilizam princípios baseados no protótipo de Ruska e Knoll. As diversas aplicações da técnica, como a análise de microrganismos, arranjos macromoleculares, biópsias médicas, metais, estruturas cristalinas etc., levaram ao desenvolvimento de vários métodos de preparo de amostras, adequados a cada aplicação. Considerando as características dos diversos tipos de microscopia eletrônica e o preparo de amostras, julgue os itens que se seguem.

Para a análise de células por MET, a fixação química da amostra deve ocorrer após o seu revestimento com ouro.

4 Questão 542070 | Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE, 2007

Tipicamente, um gráfico (ou carta) de controle apresenta determinada medida de qualidade ao longo do tempo. Ele contém uma linha horizontal central (:) que representa o valor médio dessa medida de qualidade quando o processo está sob controle. Duas outras linhas horizontais, chamadas de limite superior de controle (LSC) e limite inferior de controle (LIC), também são características marcantes desse gráfico. Determinada empresa estabelece que um alarme deve ser acionado quando uma medição produzir um valor fora desses limites. Um alarme é considerado como falso quando a ocorrência da medição além dos limites de controle é decorrente de um erro estatístico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

A capacidade, ou capabilidade, do processo (C p ) é a razão entre a diferença LSC – LIC e o desvio padrão F do processo

5 Questão 626846 | Ciência da Computação, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, INMETRO, IDECAN, Ensino Superior, 2015

Roteamento é o caminho que os pacotes percorrem da origem até o destino, e o responsável são os algoritmos de roteamento, que determinam o melhor, o de menor custo e o menor caminho entre dois pontos. O BGP (Border Gateway Protocol – protocolo de roteador de borda) é um protocolo de altíssima complexidade, em que pares de roteadores trocam informações de roteamento por conexões TCP semipermanentes, utilizando uma porta padrão. Assinale?a.

6 Questão 654483 | Química, Assistente de Saneamento, INMETRO, CESPE, 2009

A indústria de processamento de dados utiliza equipamentos que podem conter quantidade significativa de placas de circuito impresso. Essas placas são formadas por unidades isoladas e integradas e em sua sucata há materiais como cobre, chumbo, cádmio, zinco, estanho, bem como alguns metais preciosos, como ouro, prata e platina. Além de metais e ligas metálicas, as placas de circuito impresso contêm vários compostos orgânicos e inorgânicos que podem causar impacto ao ambiente se descartados de forma inadequada. A respeito dos impactos ambientais relacionados ao inadequado gerenciamento dos resíduos provenientes de placas de circuito, julgue os próximos itens.

Os metais pesados, como os contidos em placas de circuito impresso, possuem característica bioacumulativa, ou seja, são resíduos que se acumulam nos tecidos vivos, não sendo os seres vivos capazes de excretá-los de forma eficaz.

7 Questão 655031 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, 2007

Julgue os próximos itens, relativos a superfícies.

A identificação dos átomos presentes na superfície de um material pode ser efetuada a partir da análise das energias de fotoelétrons.

8 Questão 546525 | Física, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.

Um mecanismo de contraste possível na imagem formada por elétrons retroespalhados em um MEV é o contraste de composição.

9 Questão 593598 | Química, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE, Ensino Superior, 2007

A inovação tecnológica mais importante do século XX talvez tenha sido o desenvolvimento de dispositivos semicondutores, o que propiciou a chamada revolução da informática. O desenvolvimento desses dispositivos, por sua vez, não teria ocorrido sem uma compreensão detalhada das propriedades dos materiais semicondutores. Julgue os itens que se seguem, relacionados a esses materiais e suas propriedades.

A lei de ação das massas é válida para semicondutores intrínsecos e extrínsecos.

10 Questão 219794 | Engenharia Civil, Pesquisador Tecnologista em Metrologia e Qualidade Engenharia Civil, INMETRO, CESPE, 2009

Texto associado.

A captação e a drenagem apropriadas de águas pluviais aumentam a durabilidade e as condições de salubridade das construções civis. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.

A rugosidade do material da calha é desprezada no dimensionamento de calhas para drenagem de águas pluviais.