Questões de Concursos - INMETRO - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - INMETRO - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Considerando que a saúde do trabalhador está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens abaixo.

I A saúde do trabalhador utiliza ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos.

II Cabe ao SUS prestar assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho e avaliar o impacto que as tecnologias provocam à saúde.

III Informar o trabalhador sobre os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho em seu ambiente laboral é atribuição do SUS.

IV O SUS deve participar da normatização, da fiscalização e do controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas tanto públicas quanto privadas.

V Elaborar normas técnicas e estabelecer padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador são atribuições comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

I A saúde do trabalhador utiliza ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária para alcançar seus objetivos. II Cabe ao SUS prestar assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho e avaliar o impacto que as tecnologias provocam à saúde. III Informar o trabalhador sobre os riscos de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho em seu ambiente laboral é atribuição do SUS. IV O SUS deve participar da normatização, da fiscalização e do controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas tanto públicas quanto privadas. V Elaborar normas técnicas e estabelecer padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador são atribuições comuns da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Assinale a opção correta.

Julgue os itens subsequentes, referentes à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).

I A Rede Sentinela é composta por unidades sentinela de saúde que identificam e investigam os casos suspeitos de doenças, agravos e(ou) acidentes relacionados ao trabalho.

II A RENAST é responsável pelo registro dos acidentes do trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET).

III Os centros de referência em saúde do trabalhador (CEREST) são unidades municipais de saúde responsáveis pela prestação de assistência multiprofissional ao trabalhador acidentado.

IV Cabe aos centros de referência estaduais a elaboração da política estadual de saúde do trabalhador.

V Existe determinação legal para que os CEREST sejam compostos por profissionais de nível básico, médio e superior.

Estão certos apenas os itens

Assinale a opção correta acerca do estabelecimento da relação entre uma doença e a atividade de trabalho.

Tendo em vista que as normas para proteção da saúde do trabalhador têm por finalidade precípua a redução dos riscos inerentes ao trabalho, assinale a opção correta em relação ao trabalho no ramo da mineração.

Com referência à avaliação quantitativa da exposição ocupacional a um contaminante ambiental, julgue os seguintes itens.

I A avaliação da dose de um agente químico presente na situação de trabalho realmente recebida pelo trabalhador depende de sua intensidade e do tempo de exposição.

II Nas atividades que implicam uso de jato de areia e solda elétrica em locais confinados, se houver condição de risco evidente e se seu potencial de causar dano para a saúde for grave, devem ser tomadas medidas preventivas imediatas, independentemente de se realizar avaliação quantitativa da exposição.

III No caso de manipulação de agentes químicos com potencial carcinogênico, deverá ser realizada avaliação quantitativa da exposição independentemente de haver evidências de presença ou não de risco de exposição ocupacional.

IV Nos casos em que a exposição ocupacional a agentes nocivos não seja clara, será necessária uma avaliação quantitativa para confirmar a presença ou não de risco e, em caso positivo, determinar a magnitude das condições de risco.

V Define-se como banding approach a tecnologia que permite tomada abalizada de decisões quanto à necessidade de adoção de medidas de controle para contaminantes atmosféricos após a execução de avaliações quantitativas seriadas e a comparação dos resultados com tabelas específicas de limites de exposição ocupacional.

Estão certos apenas os itens

A Convenção n.º 148 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata do meio ambiente de trabalho, abordando temas como contaminação do ar, ruídos e vibrações. Considerando os conceitos e as determinações desse documento, assinale a opção correta.

Acerca do trabalho sob condições de periculosidade, assinale a opção correta.

Lucas, que é servidor público civil federal, cometeu ilícito dentro da repartição. Jorge, chefe imediato de Lucas, tomou ciência do citado ilícito por meio de carta anônima e, sabedor de que a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a apurá-la imediatamente, instaurou sindicância na qual se assegurou a Lucas ampla defesa.

Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Um operário com 38 anos de idade e que trabalha há doze anos em uma indústria de galvanoplastia, vinculado ao regime geral de previdência social, há três anos, vem apresentando dermatite de contato crônica e, mais recentemente, ulceração da mucosa nasal.

Com relação ao estabelecimento do nexo causal entre a doença apresentada pelo operário descrito e sua atividade de trabalho, assinale a opção que apresenta associação correta entre a patologia apresentada pelo trabalhador e o grupo em que ela se enquadra, de acordo com a classificação de Schilling.

Antônio, que é servidor do INMETRO, tem 27 anos de idade e está em estágio probatório, apresentou distúrbio de comportamento em seu local de trabalho, com agitação psicomotora e confusão mental. Seu supervisor avaliava a fidedignidade de um etilômetro e, diante do quadro observado, aplicou-lhe o teste, constatando alcoolemia superior a 1,7 g/L. O servidor foi levado ao serviço de saúde e encaminhado à avaliação especializada.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito do procedimento médico-pericial.