← Início

Questões de Provas - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


Julgue os próximos itens, relativos à abordagem antropológica sobre memória. A memória coletiva é um tipo de construção simbólica que empreende uma seleção e uma ressignificação de elementos da história de uma comunidade, sociedade ou segmento social.
Julgue os itens subsequentes, referentes a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico. O sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas é constituído basicamente por rede captora de descargas, sistema de descida e aterramento. O número de para-raios da rede captora é definido pelo número de águas da coberta da edificação.
Em relação aos elementos escada e cobertura, julgue os itens que se seguem. Em coberturas planas com telhado duas águas, as duas superfícies inclinadas podem ser unidas por uma linha central chamada de cumeeira ou distanciadas por uma elevação. No telhado três águas, as três tacaniças são unidas por linhas de espigões.

Paulo participou de processo seletivo para ingresso em carreira pública federal. O edital do concurso apresentava o quantitativo de dezoito vagas, e Paulo foi aprovado na décima terceira posição. O prazo de validade da seleção foi prorrogado uma vez e ele ainda não foi empossado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se Paulo não tiver nascido no Brasil, o órgão contratante não poderá dar-lhe posse, em virtude de impedimento de investidura a estrangeiros.
Julgue os itens seguintes, a respeito das fichas de composição de custos unitários. A produção representa a quantidade de unidades feita em determinado período de tempo.
Com relação ao processo administrativo federal, julgue os itens que se seguem. É permitido que titular de órgão administrativo delegue parte de sua competência para titular de outro órgão administrativo, ainda que este não seja hierarquicamente subordinado àquele.
Acerca da organização dos poderes do Estado, julgue os itens subsequentes. O Ministério Público é órgão do Poder Judiciário.
Com relação à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, julgue os itens subsecutivos. Para que um estado seja incorporado a outro, é necessária consulta prévia à população dos dois estados, por meio de plebiscito.
Com relação à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, julgue os itens subsecutivos. O Distrito Federal é a capital da República Federativa do Brasil.
No que se refere à engenharia de requisitos, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Como forma de obter os requisitos de apoio para desenvolver um sistema a ser implementado em determinado setor de uma organização, um analista propôs que se observasse o trabalho do dia a dia, anotando-se as tarefas realizadas no referido setor. Assertiva: Para o cenário proposto, é ideal a utilização da técnica de caso de uso alinhada à entrevista.