Questões de Concursos Instituto Rio Branco

Resolva Questões de Concursos Instituto Rio Branco Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 45208.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.
     
    A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX levou à crença de que fenômenos, como, por exemplo, dos movimentos migratórios à dinâmica da natureza, podem ser entendidos utilizando-se o cálculo de probabilidades, que permite prever ou antecipar fatos.
  • 2 - Questão 45205.   Conhecimentos Específicos - Agricultura Brasileira - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  •       O Brasil é, na América Latina, um dos países que mais reorganizou sua atividade agropecuária desde meados do século XX. Desde então, a reestruturação produtiva da agricultura brasileira tem-se norteado pela racionalidade com funcionamento regulado pelas relações de produção e distribuição globalizadas, direcionando-se, cada vez mais, ao atendimento da crescente demanda do mercado urbano interno e à produção de commodities para a exportação, in natura ou após passarem por algum tipo de transformação industrial, o que aumenta seu valor agregado.

    Denise Elias. Globalização, agricultura e urbanização no Brasil. Internet: (com adaptações).

    Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.
  • Para atender, principalmente, ao mercado internacional, adotam-se, nas áreas do bioma Cerrado, os modelos de ocupação do território e de produção desenvolvidos pelo agribusiness nos países centrais do capitalismo global, que favorecem a produção em larga escala, intensiva em tecnologia, a partir dos latossolos de média e alta fertilidade.
  • 3 - Questão 45214.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
     
    As cidades médias têm apresentado, na atualidade, retração dos índices econômico e tecnológico em decorrência do poder de atração e concentração exercido pelas metrópoles nacionais e regionais.
  • 4 - Questão 45213.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Julgue (C ou E) o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
     
    A construção de Brasília como nova capital brasileira, a partir de 1956, foi motivada, entre outros aspectos, pelo crescimento da indústria automobilística, pelo protagonismo do capital financeiro na economia e pela emergência das cidades do campo na região Centro-Oeste.
  • 5 - Questão 45228.   Direito Constitucional - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Acerca das características do Estado, do sistema de governo e da organização dos poderes na ordem jurídico-constitucional brasileira, julgue (C ou E) o item subsequente.
     
    Ausentando-se do Brasil por período superior a quinze dias sem autorização do Congresso Nacional, o presidente da República poderá sofrer, como reprimenda mais gravosa, censura pelo Poder Legislativo.
  • 6 - Questão 45231.   Direito Constitucional - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Com relação à classificação da Constituição Federal de 1988, ao controle de constitucionalidade e à atividade administrativa do Estado brasileiro, julgue (C ou E) o item que se segue.
     
    O princípio da impessoalidade, que consagra a ideia de que o poder público deve dispensar tratamento isonômico e impessoal aos particulares, deve ser entendido de forma absoluta, já que não comporta exceções ou tratamentos diferenciados pela administração.
  • 7 - Questão 45215.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.
     
    No Brasil, as periferias metropolitanas podem ser caracterizadas por trazerem elementos de reprodução da vida rural pregressa do país, como são, por exemplo, os casos de Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte.
  • 8 - Questão 45244.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Desde 2011, a crise na Síria tem gerado sérias dissensões entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, colocando em xeque a capacidade do órgão de oferecer solução para um dos mais graves conflitos do mundo. No que concerne à atuação da ONU e à posição do Brasil a respeito do conflito sírio, julgue (C ou E) o item subsequente. 
     
    Sob a coordenação de Staffan de Mistura, enviado especial da ONU, têm sido realizadas, em Genebra, negociações para a resolução do conflito sírio, das quais a oposição síria participa, representada pelo chamado Alto Comitê de Negociações (HNC — High Negotiations Committee). 
  • 9 - Questão 45210.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.
     
    Carl Ritter e Alexander Humboldt ofereceram, em suas obras, um discurso que criou a nova ciência geográfica, simultaneamente cosmológica e regional, o que fez do geógrafo um observador da natureza capaz de somar prazer estético e prazer intelectual para compreender as leis naturais; tais princípios estavam presentes no pensamento e na prática nacionalista europeia do final do século XIX, dependentes de análises sistemáticas e particulares sobre o território.
  • 10 - Questão 45216.   Geografia - Nível Superior - Diplomata - Instituto Rio Branco - CESPE - 2017
  • Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.
     
    As periferias enquanto espaço social são lugares de construção cultural cotidiana influenciadas pela cultura de massas, que é parte da indústria cultural, e retroalimentam esse setor da economia quando suas manifestações culturais são apropriadas e transformadas em produtos consumidos em escala local, regional e global.