Questões de Concursos IPSEM

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  • 1 - Questão 46907 - Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  • Acerca dos Poderes da Administração Pública, assinale a alternativa que corresponde à prerrogativa de que dispõe o Estado, através de um conjunto de atribuições concedidas à Administração, para condicionar ou restringir, em favor do interesse público adequado, direitos e liberdades individuais.
  • 2 - Questão 46917 - Direito Tributário - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  • Segundo a Constituição Federal compete à lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre definição de tributos e de suas espécies, bem como em relação aos impostos discriminados nesta Constituição e à definição de certos critérios tributários, EXCETO
  • 3 - Questão 46914 - Direito Tributário - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  • A Constituição não cria tributos, mas confere competência às pessoas políticas para que estas os instituam por meio de lei, regra geral, lei ordinária. Nesse sentido, qual dos tributos a seguir preconiza competência privativa?
  • 4 - Questão 46887 - Português - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  •                                         Medidas preventivas

           As vítimas de ciberbullying têm o direito de prestar queixa e de pedir sanções penais. Caso o autor das ofensas tenha menos de 16 anos, os pais serão processados por injúria, calúnia e difamação. Se tiver entre 16 e 18 anos, responderá com os pais. E se tiver mais de 18 anos, assumirá a responsabilidade pelos crimes.
           Para garantias legais, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação ou ofensa sofrida e procure testemunhas. Não hesite em prestar queixa em delegacia comum ou naquela especializada em crimes virtuais, se houver uma em sua cidade.
           Outras dicas pedagógicas são fundamentais e podem ajudar na conscientização dos alunos: dialogue com eles sobre o ciberbullying, para que não vejam esse ato como brincadeira. 
          Mostre a repercussão e a responsabilidade jurídica que esses atos podem levar. Converse também com os pais, realize palestras com toda a comunidade escolar. Verifique se o regimento interno da escola prevê sanções a quem pratica atos agressivos. Em caso negativo, discuta com colegas gestores a possibilidade de incluir o tema.
           Participe mais das redes sociais na internet, expresse suas opiniões, combata as agressões com diálogo; é preciso assumir os espaços das redes sociais como espaço de aprendizagens, cooperação e formação. Conheça as representações que os alunos possuem sobre sua prática pedagógica e reflita sobre elas. Assim, poderemos começar a trilhar um caminho mais eficaz em relação ao combate ao ciberbullying.

    ROCHA, Telma B. Na mira dos alunos. 
    Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/na-mira-dos-alunos.htm
    Acesso em: 11 out. 2010
  • Quanto à organização sintático-semântica do texto, julgue como certas (C) ou erradas (E) as assertivas abaixo: 

    I. A construção “em caso negativo”(4º§) pode ser substituída por “caso contrário”, sem alterar o registro formal escrito. 
    II. A preposição “a”(4º§) pode ser retirada sem causar prejuízo à regência formal, nem ao sentido. 
    III. O pronome relativo “onde”(2º§) pode ser trocado por “aonde” sem prejuízos à regência formal, nem ao sentido. 
    IV. A preposição “em” (2º§, 2ª ocorrência) poder ser substituída por “na” mantendo correção na regência e correspondência semântica. 

    A sequência correta é:
  • 5 - Questão 46915 - Direito Tributário - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  • Assinale a alternativa INCORRETA
  • 6 - Questão 46910 - Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  • No direito administrativo, em relação aos servidores, há um conjunto de normas referentes aos deveres, direitos e demais aspectos da vida funcional. No que toca a esse regime jurídico, assinale a alternativa INCORRETA.
  • 8 - Questão 46883 - Português - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  •                                         Medidas preventivas

           As vítimas de ciberbullying têm o direito de prestar queixa e de pedir sanções penais. Caso o autor das ofensas tenha menos de 16 anos, os pais serão processados por injúria, calúnia e difamação. Se tiver entre 16 e 18 anos, responderá com os pais. E se tiver mais de 18 anos, assumirá a responsabilidade pelos crimes.
           Para garantias legais, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação ou ofensa sofrida e procure testemunhas. Não hesite em prestar queixa em delegacia comum ou naquela especializada em crimes virtuais, se houver uma em sua cidade.
           Outras dicas pedagógicas são fundamentais e podem ajudar na conscientização dos alunos: dialogue com eles sobre o ciberbullying, para que não vejam esse ato como brincadeira. 
          Mostre a repercussão e a responsabilidade jurídica que esses atos podem levar. Converse também com os pais, realize palestras com toda a comunidade escolar. Verifique se o regimento interno da escola prevê sanções a quem pratica atos agressivos. Em caso negativo, discuta com colegas gestores a possibilidade de incluir o tema.
           Participe mais das redes sociais na internet, expresse suas opiniões, combata as agressões com diálogo; é preciso assumir os espaços das redes sociais como espaço de aprendizagens, cooperação e formação. Conheça as representações que os alunos possuem sobre sua prática pedagógica e reflita sobre elas. Assim, poderemos começar a trilhar um caminho mais eficaz em relação ao combate ao ciberbullying.

    ROCHA, Telma B. Na mira dos alunos. 
    Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/na-mira-dos-alunos.htm
    Acesso em: 11 out. 2010
  • Considerando aspectos semântico-sintáticos da expressão “em crimes virtuais” (2º§), é correto afirmar que a expressão indica .
  • 9 - Questão 46893 - Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  • Compete aos secretários municipais
  • 10 - Questão 46886 - Português - Nível Médio - Assistente Jurídico - IPSEM - PaqTcPB - 2010
  •                                         Medidas preventivas

           As vítimas de ciberbullying têm o direito de prestar queixa e de pedir sanções penais. Caso o autor das ofensas tenha menos de 16 anos, os pais serão processados por injúria, calúnia e difamação. Se tiver entre 16 e 18 anos, responderá com os pais. E se tiver mais de 18 anos, assumirá a responsabilidade pelos crimes.
           Para garantias legais, salve e imprima as páginas da internet onde foram divulgadas as mensagens de difamação ou ofensa sofrida e procure testemunhas. Não hesite em prestar queixa em delegacia comum ou naquela especializada em crimes virtuais, se houver uma em sua cidade.
           Outras dicas pedagógicas são fundamentais e podem ajudar na conscientização dos alunos: dialogue com eles sobre o ciberbullying, para que não vejam esse ato como brincadeira. 
          Mostre a repercussão e a responsabilidade jurídica que esses atos podem levar. Converse também com os pais, realize palestras com toda a comunidade escolar. Verifique se o regimento interno da escola prevê sanções a quem pratica atos agressivos. Em caso negativo, discuta com colegas gestores a possibilidade de incluir o tema.
           Participe mais das redes sociais na internet, expresse suas opiniões, combata as agressões com diálogo; é preciso assumir os espaços das redes sociais como espaço de aprendizagens, cooperação e formação. Conheça as representações que os alunos possuem sobre sua prática pedagógica e reflita sobre elas. Assim, poderemos começar a trilhar um caminho mais eficaz em relação ao combate ao ciberbullying.

    ROCHA, Telma B. Na mira dos alunos. 
    Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/na-mira-dos-alunos.htm
    Acesso em: 11 out. 2010
  • Em “é preciso assumir os espaços das redes sociais como espaços de aprendizagens” (4º§), a marca de modalização sublinhada indica: 

    I – Convicção pessoal do enunciador. 
    II – Necessidade na realização da ação indicada.
    III – Obrigatoriedade na realização da ação indicada. 

    Está(ão) correta(s):