← Início

Questões de Concursos - ITAIPU Binacional - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - ITAIPU Binacional - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O planejamento agrícola depende de estudos sobre o zoneamento agroclimático. O cultivo de arroz vem se expandindo graças aos novos cultivares, com boa qualidade de grãos. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O plantio de arroz irrigado é realizado a partir de novembro, em função da baixa temperatura do Rio Grande do Sul. ( ) O plantio de arroz em terras altas se concentra no Sul do Brasil. ( ) O período de maior risco climático para o arroz de terras altas é a fase fenológica reprodutiva. ( ) O período limite para a semeadura de arroz sequeiro em Tocantins é 20 de fevereiro para ciclo de 110 dias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A corrosão eletroquímica é o fenômeno que ocorre nas armaduras de aço das estruturas de concreto armado quando existem, simultaneamente, diferença de potencial elétrico, eletrólito disponível e conexão elétrica entre as áreas anódica e catódica. Contudo, mesmo existindo esses três elementos, a corrosão eletroquímica só ocorre se a armadura estiver despassivada. ( ) Corrosão eletroquímica é um sinônimo de corrosão galvânica. ( ) Quanto existe uma conexão elétrica entre dois metais diferentes e existe um mesmo eletrólito em contato com ambos, o metal mais nobre tende a se tornar cátodo e o menos nobre a se tornar ânodo. O resultado disso é que o material que se torna cátodo sofre corrosão. ( ) A carbonatação e o ataque por cloretos provenientes do mar são exemplos de agentes causadores da despassivação das armaduras de aço no concreto armado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A climatologia regional é um ramo da climatologia que se preocupa com a identificação, mapeamento e descrição de regiões climáticas sobre a superfície da terra. Vários modelos foram propostos, tais como Strahler e Köppen. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O clima subtropical úmido é controlado pelas massas de ar tropicais e pelas massas de ar polares. ( ) As temperaturas do ar nas baixas latitudes são mais elevadas do que nas altas latitudes. ( ) A quantidade de insolação recebida nos trópicos é muito mais baixa do que a recebida em regiões temperadas. ( ) A intensidade da estação de crescimento é representada pelo acúmulo de unidades térmicas (grau-dia) acima do limiar do crescimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Segundo a IBM, autoloaders são:
Com relação à segurança de uma construção civil, é correto afirmar:

Sobre o Adobe InDesign, considere as seguintes afirmativas:

1. Ao estabelecer, no menu Preferências, as unidades de medidas que serão utilizadas, se o documento estiver aberto, as configurações efetuadas valem apenas para aquele documento.

2. Ao estabelecer, no menu Preferências, as unidades de medidas que serão utilizadas, se nenhum documento estiver aberto, as configurações efetuadas valerão apenas para o próximo documento a ser editado.

3. O comando TYPE--> Fill with PlaceHolder Text preenche uma caixa com um texto fictício.

4. Para a formatação de texto, dois duplos cliques selecionam um parágrafo inteiro.

Assinale a alternativa correta.

Dados do crescimento e da produção florestal são informações úteis para se definir a rotação biológica, silvicultural, técnica, física ou do máximo incremento médio anual, assim como o momento ideal de efetuar desbastes, do ponto de vista biológico. Com relação aos desbastes em povoamentos florestais, considere as seguintes afirmativas:

1. Os desbastes diminuem a produção total de madeira para serraria, pois a área ocupada pelas copas é reduzida, diminuindo o crescimento por unidade de área florestal.

2. A produção de madeira grossa é aumentada, pois as árvores remanescentes crescem com maior vigor após o desbaste.

3. Desbastes podem ser de três tipos principais: seletivo, em que são cortadas árvores de algumas classes de dominância; sistemático, em que são cortadas linhas inteiras de árvores para facilitar o trabalho de colheita e aumentar o rendimento da operação; e misto, que é uma combinação de sistemático e seletivo.

4. O objetivo principal dos desbastes é eliminar galhos das árvores, para a obtenção de toras com alto índice de “sem nós” e de alto valor agregado.

5. A melhor época para se realizar um desbaste é quando ocorre a culminação do ICA (incremento corrente anual) e do IMA (incremento médio anual) em altura das árvores dominantes do povoamento.

Assinale a alternativa correta.

As chamadas “práticas de conservação” são muito importantes no manejo do solo. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. A escarificação é utilizada para eliminar camadas de solo compactadas e consiste em romper mecanicamente esse solo por meio de um equipamento dotado de hastes estreitas (escarificador). 2. Uma forma de reduzir a compactação do solo por máquinas e implementos é a realização das operações agrícolas quando o teor de água no solo se encontra dentro do intervalo correspondente à consistência “friável”. 3. A poluição da água por nutrientes envolve a concentração de fosfatos. Esse elemento, em alta concentração, causa uma doença conhecida como meta-hemoglobinemia. 4. A matéria orgânica pode ser utilizada para evitar ou reduzir a compactação do solo. Nesse sentido, solos argilosos demandam menos matéria orgânica para preveni-los contra a compactação do que solos arenosos. 5. A concentração excessiva de nutrientes na água, causando o crescimento acelerado de algas e plantas aquáticas, as quais, durante o processo de decomposição, reduzirão o nível de oxigênio na água, é chamada de eutrofização. Assinale a alternativa correta.
A respeito de tabelas internas no ABAP, analise as seguintes afirmativas: 1. Para Sorted Tables, é necessário usar APPEND para a inclusão de linhas. 2. Em uma Hashed Tables, não é possível um acesso indexado. 3. Em uma Standart Table, o acesso indexado é a forma mais rápida de se acessar uma entrada na tabela. 4. O tempo de resposta de uma Hashed Table é dependente do número de entradas. Assinale a alternativa correta.

A respeito do Macromedia Flash 5, considere as afirmativas abaixo:

1. Todo o quadro que contém alguma alteração é chamado de keyframe ou quadro-chave.

2. Ao criarem-se animações com tweening, cada quadro da animação deve ser criado manualmente, percorrendo toda a seqüência necessária.

3. Em uma animação quadro a quadro, todo o quadro é um keyframe.

 4. A opção create motion tween é utilizada para a criação de animações quadro a quadro.

Assinale a alternativa correta.