Questões de MDS - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de MDS com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 377395 | Administração Pública, Patrimonialista, Administrador, MDS, CESPE, 2006

Sobre os modelos de administração pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

Prebendas e sinecuras, formas patrimonialistas de ocupação de espaços no aparelho do Estado, são substituídas por critérios meritocráticos no modelo burocrático.

2 Questão 376976 | Administração Pública, Gerencial, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MDS, CESPE, 2008

A sugestão de um novo paradigma para pensar a reforma do Estado impõe a ruptura com os enfoques tecnocrático e neoliberal. O primeiro, ao priorizar o insulamento das elites estatais, a primazia do conhecimento técnico e o alijamento da política, tende a reforçar visões e práticas irrealistas porque calcadas na despolitização artificial dos processos de formulação e execução de políticas. O segundo, influenciado pela ótica minimalista, enfatiza unilateralmente a redução do Estado, subestimando o papel do reforço e a revitalização do aparelho estatal para o êxito de suas políticas, bem como a relevância da intervenção governamental para preencher as lacunas existentes e levar o mercado a funcionar de forma eficiente, em consonância com um projeto coletivo. Finalmente, a proposta desse novo paradigma implica não só a redefinição do conceito dominante de autonomia estatal, como também o reforço dos mecanismos e procedimentos formais de prestação de contas ao público e a institucionalização das práticas de cobrança por parte dos usuários dos serviços públicos e dos organismos de supervisão e controle.

Eli Diniz. Em busca de um novo paradigma: a reforma do estado no Brasil dos anos 90. In: São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 10, n. o 4, p. 13-26, 1996 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando os conceitos da administração pública, julgue os itens de 46 a 50.

O modelo gerencial de gestão pública destaca-se pelo uso do balance scorecard na avaliação e no gerenciamento de projetos. O mapa estratégico dessa tecnologia gerencial permite avaliar a participação das partes interessadas na administração pública, assegurando que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores.

3 Questão 854 | Conhecimentos Gerais, Agente Administrativo, MDS, CESPE, Ensino Médio

Texto associado.
A SA Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE mostra que,
em 2008, 1,2 milhão de jovens de 18 a 24 anos de idade não
exercia atividade produtiva - não trabalhava, não estudava e não
ajudava em afazeres domésticos. O número representava 5,37%
do total da população nessa faixa etária. O fenômeno deve-se em
boa parte ao desemprego, mas outros fatores, como deficiências,
doenças ou simplesmente falta de ocupação, também pesaram,
segundo os pesquisadores. Na mesma faixa etária, passou para
13,9% a proporção dos jovens que cursam uma universidade.
Uma década antes, o porcentual era de 6,9%. O índice de
brasileiros que frequentam instituição de ensino superior,
independentemente da idade, chegou a 30%.

O Estado de S.Paulo, 10/10/2009, "Capa" (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos da realidade social brasileira na atualidade, julgue os itens seguintes.
Infere-se do texto que, nos dias de hoje, o índice de brasileiros matriculados em cursos superiores é idêntico ao apresentado pelos países mais ricos da Europa, Ásia e América do Norte.

6 Questão 350536 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Arquivista, MDS, CESPE, 2006

O arquivista deve conhecer os princípios fundamentais que regem a disciplina, além das características dos documentos de arquivo que lhes atribuem seu valor probatório. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A autenticidade, uma das qualidades do documento de arquivo que garante seu valor probatório, deriva do fato de que os documentos, quando criados com base em procedimentos estabelecidos pelo direito administrativo, são eminentemente verídicos; do contrário, não seriam capazes de cumprir as funções para as quais foram gerados.

8 Questão 186413 | Legislação Federal, Decreto n5.550, Agente Administrativo, MDS, CESPE, 2009

Texto associado.

A respeito do Decreto n.º 5.550/2005, que aprova a estrutura
regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e
das funções gratificadas do MDS, e dá outras providências,
julgue os itens que se seguem.

A aprovação dos orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Social do Transporte (SEST) é da competência do MDS.

9 Questão 818 | Informática, Agente Administrativo, MDS, CESPE, Ensino Médio

Texto associado.
A respeito do sistema operacional Windows, e de aplicativos do Microsoft Office (MS) e do BROffice, julgue os itens seguintes.
O menu principal de acesso no Windows, ativado pelo botão Iniciar, pode oferecer um conjunto de ícones que permitem acesso direto a pastas específicas do usuário como Documentos recentes, Meus locais de rede, Meus documentos e Meu computador.